cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 

Erro 109 (Servico paralisado sem previsao)

Former Member
0 Kudos

Boa noite

Tivemos um problema ontem com a Sefaz MT, recebemos um lote com 3 notas, ate ai tudo bem, porem as notas estavam com o codigo 109 no campo /xnfe/nfehd-statcod, e 2 no campo /xnfe/nfehd-docstat, ou seja a nota foi rejeitada com status 109 (Servico paralisado sem previsao), mas o semaforo estava verde, nao permitia o reenvio, tive que forcar o retorno para o ERP, e mesmo resetando o status da NFe e reenviando, nao acontecia nada no GRC, desta forma tive que limpar estes codigos da tabela, e limpar a amarracao do lote, alterando tambem o status da nfe para 03(assinado), com isto foi gerado um novo lote, e foi na sefaz e retornou ok, porem gostaria de saber se este procedimento eh normal, ou se tem alguma nota/procedimento que posso aplicar para que nao ocorra novamente. Nosso SP do SSL-NFE esta no release 100 Nivel 0013.

Obrigado

Josue

Accepted Solutions (1)

Accepted Solutions (1)

former_member182114
Active Contributor
0 Kudos

Bom dia Josue,

Este comportamento, apesar de previsto no manual, é novo em termos de eventos. A resposta deveria ser dada no envio BATCH e não no BATSR, porém pode acontecer.

Você verificou se o Status Query estava habilitado individualmente para estas NF-es?

O semáforo verde que você mencionou, estou entendendo que foi para o lote e deve estar assim pois foi respondido como 104 = Lote processado, e individualmente as notas ganharam o (109=sistema paralizado). Daí ficou verde e as notas rejeitadas.

Algo bem estranho é o "tive que forcar o retorno para o ERP", tá estranho ter que forçar retorno ao R/3 e também o fato de nada acontecer no reenvio ao GRC.

Quanto ao procedimento ser normal não é, concordo que foi necessário e talvez seja novamente para este comportamento, gostaria de analisar no seu ambiente para entender melhor o comportamento da Sefaz e do GRC. Com isso podemos propor um validar o workaround e/ou propor outro, e se necessário propor uma modificação no standard para cobrir esta necessidade.

Por favor, crie um chamado no SLL-NFE para que possamos analisar todas as respostas da Sefaz e o comportamento do GRC que não enviou dados ao R/3.

Muito obrigado por colaborar com o fórum e ser claro com o problema acontecido e solucionado.

Atenciosamente,

Fernando Da Rós

SAP NFE Support

Former Member
0 Kudos

Entao Fernando, o query status estava desabilitado, estava tudo como se a nota estivesse autorizada, porem nao era 100 o status e sim 109, e o GRC nao atualizou o ERP, no momento nao tenho como verificar o xml, pra ver se o 109 veio no batch ou no batsr (como sugeriu o Henrique), mais tarde poderei fazer isso, mais tarde tambem irei abrir o chamado.

Obrigado

Answers (1)

Answers (1)

henrique_pinto
Active Contributor
0 Kudos

Olá Josué,

o 109 voltou na resposta da BATCH ou da BATSR?

Se foi da BATSR, voltou a nivel de lote ou de nota (i.e. dentro da tag )?

Abs,

Henrique.