cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 

Integração SAP - Ordem de Produção

Former Member
0 Kudos

Bom dia à todos,

Sou novo aqui nos Fóruns, dei uma lida nas Regras e espero no infringir nehuma delas.

Achei bastante posts de Integração na área de NFe e SPED, porém nada conseguiu responder o que eu procuro.

Temos um cliente que necessita fazer a integração, dentre outras coisas, da Ordem de Produção de um determinado produto. Por se tratar de uma indústria temos que através da ordem de produção realizar tarefas em equipamentos (Ex: Ligar/Desligar). E para isso precisamos ler a ordem de produção. Após realizar a produção precisamos informar ao SAP o real consumido de cada Matéria Prima. Portando, precisamos ler e escrever informações do SAP.

Através de algumas pesquisas, verifiquei que existe o NetWeaver que faz essa integração por meio de Web Services utilizando protocolo SOA. Porém esse cliente não possui esse módulo/extensão.

Verifiquei também que essa integração pode ser feita via RFC, porém eu não sei se necessita de programação ABAP. Caso precise também não seria viável.

Aqui nós trabalhamos com ferramentas Microsoft, e sei que existe o .Net Conector, porém eu não tenho mto conecimento sobre ele.

Enfim, gostaria, se possivel, algumas dicas de como proceder com essa situação.

Agraceço desde já.

Att.

André Nunes

Accepted Solutions (1)

Accepted Solutions (1)

henrique_pinto
Active Contributor
0 Kudos

Se a versao do ERP é 6.0 EhP4+, vc pode muito bem utilizar os enterprise service disponibilizados pela própria SAP!

Verifique no ES Workplace se existem servicos pra tudo q vc precisa e seja feliz: http://esworkplace.sap.com/

Nao precisa de connector, RFC, nada.

Só implementar um proxy dentro do .NET a partir do WSDL e chamar diretamente o ES no ERP.

Abs,

Henrique.

Former Member
0 Kudos

Henrique,

Estou trabalhando ha pouco tempo com ABAP, porém alguns dias atrás precisei criar uma RFC para ser consumida por um sistema .NET ( controle estatístico de processo ) que roda via WEB.

Neste caso não criamos webservice. Foi bem tranquilo, mas mesmo assim você considera sempre usar o WSDL com proxy ?

Abs,

Paulo

henrique_pinto
Active Contributor
0 Kudos

Vc vai depender de usar o .NET connector para tal, que nada mais é que um interpretador de RFC em classes .NET. Para WebServices SOAP (baseados em WSDL), esse proxy é criado automaticamente pela plataforma de desenvolvimento, sem utilizar DLLs proprietarias.

Answers (3)

Answers (3)

former_member193386
Active Contributor
0 Kudos

Ola seja bem vindo

A melhor maneira de se integrar sistemas legados e nao SAP com o SAP hoje em dia é através do módulo Pi fornecido pela SAP, com ele vc pode realizar integracao com outros sistemas fazendo uso de protocolos já existentes no mercado: JDBC (ODBC), WebServices(SOAP), Arquivos, etc ...

Para o seu caso, imaginando eu que os dados dessa ordem de producao esteja em tabelas de banco de dados que possam ser acessadas ou que seja criada uma tabela intermediaria, você usaria uma interface JDBC que enviaria os dados para ser processado pelo SAP através de uma RFC ou um ABAP Proxy, ou ainda, o seu sistema de de ordem de producao poderia ainda consumir um WebService criado dentro do SAP PI que cuidaria de enviar esses dados que vc estaria disponibilizando vua SOAP para o SAP .

Qualquer duvida continue nos procurando

Former Member
0 Kudos

Também sou novo ,consegui de registar hoje.

Fiquei muito interessado no assunto do forum, pois que empresa onde trabalho vai fazer a integração do modulo PP,e estamos justamente na fase de decidir de como seria a configuração final desta ordem de produção que atende as nossas necessidade tendo conta da actividade da unidade.

Então este comentário do carlos despertou em mim algo interessante sobre o JDBC e a O

Former Member
0 Kudos

Também sou novo ,consegui de registar hoje.

Fiquei muito interessado no assunto do forum, pois que empresa onde trabalho vai fazer a integração do modulo PP,e estamos justamente na fase de decidir de como seria a configuração final desta ordem de produção que atende as nossas necessidade tendo conta da actividade da unidade.

Então este comentário do carlos despertou em mim algo interessante sobre o JDBC e A ordem de produção.

Conto convosco,

Abraços,

David Teka

Former Member
0 Kudos

David,

Aqui na empresa onde trabalho optamos por usar uma biblioteca chamada ERP Connector. Ela é uma biblioteca paga, da uma olhadinha no site http://www.theobald-software.com/en/products/erpconnect.htm.

A conexão com o SAP será feita através de RFCs.

Até agora a ferramenta se mostrou muito eficiente.

Qquer coisa da um tok!!

Abração!

Former Member
0 Kudos

Olá Nunes,

Obrigado pela dica.

neste momento estou a trabalhar e a pensar em como podemos ligar a parte produção e laboratório no SAP.

Trabalho na fabricação dos lubrificantes, queremos introduzir o fator: mandar a informação no laboratório e receber o feedback do laboratório.

Será que existe uma forma mais viável para que esta operação seja feita?

Abraços,

David Teka

gustavo_machado
Participant
0 Kudos

Olá André ,

Bem vindo ao forum SDN da SAP.

A opção de de integração via connector funciona, é meio complicado até acertar o uso, mas utilizei e conseguia fazer extração de dados e inserção diretamente no SAP.

Utilizei integrando com VB pelo dcom connector, onde você instala, ele te mostra as BAPIs disponíveis e você seleciona elas e cria uma dll com todas as classes necessárias para comunicar com o SAP, essa comunicação é feita via RFC.

Pode dar uma olhada neste link para ter mais informação: http://service.sap.com/connectors

Espero ter ajudado.

sds,

Gustavo Machado

henrique_pinto
Active Contributor
0 Kudos

Movendo para o forum correto.

Att,

Henrique.