cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 

Nota de Importação.

Former Member
0 Kudos

Pessoal, estou com um problema em relação a Nota de Importação

As notas fiscais de importação (DANFES) estão sendo emitidas de forma correta pelo SAP, como determina a legislação. As importações podem gerar crédito do ICMS, como é o caso de compras para industrialização, compras para revenda e etc. Porém, também existem importações que não geram direito ao crédito do ICMS, que é o caso de importações de material de consumo ou de amostras.

Os casos que geram crédito do ICMS, são registrados corretamente no livro fiscal, ou seja, o ICMS é creditado normalmente. Quanto às importações de material de consumo e de amostras, estas não dão direito ao crédito do ICMS, porém estão sendo registradas no livro fiscal com crédito do imposto, o que está errado.

O nosso livro fiscal oficial é gerado através do SATI que nos permite acessar os registros que estão errados e efetuar a alteração necessária, excluindo os valores lançados nos campos de Base de Cálculo do ICMS e ICMS e lançar no campo Outras(Other Base), que é o correto. Dessa forma ficamos com o livro fiscal correto, porém o SAP continua errado.

Para que a NF de importação seja emitida de forma correta, é necessário informar a base de cálculo de ICMS e o valor de ICMS, porém neste caso o Livro Fiscal entende que a operação tem crédito de ICMS(e neste caso nao tem).

A partir de julho estamos obrigados ao envio do SPED Fiscal para a Secretaria de Fazenda e as informações para esse fim são obtidas no SAP. Como as importações de material de consumo e de amostras estão registradas de forma, gerando crédito inexistente de ICMS, os dados enviados à Secretaria de Fazenda estarão totalmente errados e isso irá nos trazer problemas no futuro.

Alguém sabe me ajudar com isso? Será que será preciso criar um nova tax type para esse caso?

att.

Melissa

Accepted Solutions (0)

Answers (2)

Answers (2)

daniel_carvalho
Active Contributor
0 Kudos

Melissa, bom dia.

Você poderia me enviar um e-mail, para que possamos trocar idéias?

Meu e-mail é dsctce at hotmail ponto com.

Em relação às suas colocações, o que lhe posso dizer:

1. Nestes casos de gerar crédito no SAP e não no pw.SATI, o que você poderia fazer é criar um novo "Tax Type". Aqui temos, para o caso do ICMS, o Tax Type ICM1 (que gera crédito no Livro Fiscal - ICMS Dedutível) e o ICM2 (que não gera crédito - ICMS não-dedutível).

2. Também utilizamos o pw.SATI para a apuração de impostos.

Estamos também utilizando a solução SPED Fiscal da SAP, mesmo com o pw.SATI.

Atenciosamente,

Daniel.

Former Member
0 Kudos

Oi Melissa.

Você está emitindo a nota fiscal no SAP ou em outro sistema?

Grato

Eduardo