cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 

CALLRFC="1" É possível numerar uma NF-e antes do envio à SEFAZ? (J1BNFE)

Former Member
0 Kudos

Bom dia a todos,

Na tabela J_1BB2 o campo CALLRFC encontra-se parametrizado com valor "1" (Numbering & RFC is triggered via the Monitor Report( J1BNFE), é possível parametrizar para que quando acionado o botão "Set NF-e number" no monitor do SAP (J1BNFE) a NF-e seja apenas numerada, permitindo ao usuário obter o número da NF-e antes do envio à SEFAZ?

Obrigado,

André

Accepted Solutions (0)

Answers (2)

Answers (2)

henrique_pinto
Active Contributor
0 Kudos

Nao há essa possibilidade.

O mais proximo eh o callrfc = 2, onde vc numera pelo monitor e ela é enviada pelo job, mas se vc nao for rapido o suficiente o job pode enviar antes de vc alterar. 😛

Abs,

Henrique.

Former Member
0 Kudos

Oi Henrique, entendi, mas seria necessário termos mais tempo, pois quando o usuário obter o número da NF-e, antes do envio à SEFAZ, ele irá utilizá-lo em outro sistema para gerar os "romaneios" conforme comentei com o Carlos, o problema neste cenário é que o usuário necessita informar na NF-e os números dos respectivos "romaneios" controlados que foram utilizados.

Um depende do outro, o sistema (não SAP) de emissão de "romaneios" necessita do número da NF-e e no SAP necessitamos informar (J1B2N) os números dos romaneios. Você já se deparou alguma vez com um cenário como este?

Grato,

André

former_member182114
Active Contributor
0 Kudos

Desculpa, não tinha lido sua resposta.

Por que você precisa de atualizar na J1B2N ?

Você faz isso para todos os processos ?

É manual ?

Tem que estar no XML ?

Atenciosamente, Fernando Da Ró

Former Member
0 Kudos

Oi Fernando, inicialmente obrigado pelo retorno!

Sobre a J1B2N, na verdade preciso mesmo incluir os números dos respectivos "romaneios" no texto do cabeçalho do documento de fatura. Esta informação é impressa no DANFE, logo abaixo do item (material) e também inclusa na TAG de Informações Adicionais do Produto.

Necessito executar este procedimento somente para os processos que emitem "romaneios", ou seja, somente para um cenário específico.

Sim, esta informação deve constar no XML, conforme comentei acima, na tag de dados adicionais do produto.

Sobre o processo, informo que é não é comum, o caminhão necessita circular com 2 documentos, o DANFE e os "romaneios". Talvez alguém não tenha passado por isso antes, só tenho conhecimento de 2 empresas aqui em SP que utilizam este processo, só que esta outra empresa possui o sistema de "romaneios" no próprio SAP, diferente do meu caso.

Abs,

André

former_member193386
Active Contributor
0 Kudos

vejo uma unica alternativa para o seu processo, o numero da nfe é gerado automaticamente para a nf antes de enviar a mesma ao sefaz, lembrando que isso nao quer dizer que a mesma encontra-se aprovada, portanto, vc pode configurar o SAP para que a nota seja enviada manualmente pela j1bnfe ( me corrija Henrique ou Fernando se eu estiver errado ), com o numero da nfe gerado mas nao enviado ao SEFAZ, vc deve gerear o seu romaneio.

gerado o romaneio, vc deve obter o numero do mesmo, na badi de envio ao GRC e passa-lo no campo de informacoes adicionais do item como vc descrever, e depois que o usurio intervir para enviar a nfe para o sefaz, esse dado sera passado para o xml, logo em seguida deve obter o numero do romaneio tbem para a impressao do danfe no respectivo campo que deseja.

O unico problema que vejo nesse processo é que, caso a nfe seja rejeita, o romaneio deve ser cancelado e criado um novo para uma nfe corrigida.

Former Member
0 Kudos

oi Carlos, como faço pra configurar que a NF-e seja enviada manualmente (J1BNFE) à SEFAZ?

Grato,

André

former_member182114
Active Contributor
0 Kudos

Bom dia André,

Enviar manualmente pela J1BNFE dá-se através do CALLRFC = 1 (numeração e envio ao apertar o botão Set Number), ou CALLRFC = 2 (numeração na J1BNFE, e transmissão pelo job do decouple), o que o Carlos sugeriu seria aderente ao CALLRFC=2 por ter mais tempo. Como já mencionado não há garantia que neste meio tempo (entre o click da numeração) e a execução do job (transmissão) tenha-se tempo hábil para que a interface no outro sistema gerado o romaneio e o DOC esteja atualizado no R/3 antes da transmissão.

Ainda tentando entender o seu cenário:

- Antes, em NF a numeração dava-se na impressão sendo assim como que vocês faziam para no programa de impressão ter a nota numerada com romaneio ?

- No processo atual, quando uma nota precisa ser cancelada ou substituída, como é o processo com o romaneio?

- Quantas notas entram no romaneio ?

- Como é a interface para geração dos romaneios ?

- Existe possibilidade de alterar o romaneio ? Digo, envio as informações do romaneio como sendo nota XPTO e recebo a numeração, daí preciso mudar o número da nota. Existe esta possibilidade ?

Outra pergunta:

- Romaneio não é coisa de outro mundo, é comum em qualquer empresa que faça as entregas, romaneio é a "lista de entrega" com rota, carregamento que o motorista deve seguir. Então, sendo romaneio a lista poderia o processo ser modificado para outro indicador diferente do NUMNFE, com o DOCNUM?

Na solução atual não existe uma forma garantida disto acontecer.

Pensando em alternativa construída imagino utilização de CALLRFC=3 (100% enviado pelo job), e um enhancement no programa do decouple (ou cópia Z) para somente enviar NF-e que tenha número (standard cuida disso) e romaneio atualizado para esta sua situação de exceção.

De qualquer forma, poderia criar um chamado no XX-CSC-BR-NFE explicando esta situação, acho importante que a equipe de desenvolvimento saiba que existem pontos não atendidos pelo standard.

Atenciosamente, Fernando Da Ró

Former Member
0 Kudos

Bom dia Fernando,

Sobre o nosso cenário:

Utilizam 2 alternativas: 1) Interromper a operação do faturamento para preservar o número da NF disponível e utilizar este na emissão do romaneio; 2) Emitir da NF sem informar o número do romaneio (Doc. Fatura - Textos do Item) e depois incluir os números dos romaneios na NF manualmente (a caneta).

Também é possível cancelar o romaneio e emití-lo novamente com referência a uma nova NF.

- Quantas notas entram no romaneio ?

Apenas uma (01), ou seja, poderão ser emitidos quantos romaneios forem necessários mas, referenciando-se a uma única NF emitida no SAP.

- Como é a interface para geração dos romaneios ?

Trata-se de um sistema legado com informações de lista técnica de materiais (com altíssimo nível de detalhamento) que não possui comunicação com o SAP.

- Existe possibilidade de alterar o romaneio ? Digo, envio as informações do romaneio como sendo nota XPTO e recebo a numeração, daí preciso mudar o número da nota. Existe esta possibilidade ?

Por não haver comunicação entre os sistemas SAP e do romaneio, não seria possível estabelecer esta mudança de número da nota.

Outra pergunta:

- Romaneio não é coisa de outro mundo, é comum em qualquer empresa que faça as entregas, romaneio é a "lista de entrega" com rota, carregamento que o motorista deve seguir. Então, sendo romaneio a lista poderia o processo ser modificado para outro indicador diferente do NUMNFE, com o DOCNUM?

Entendi Fernando, na verdade o nome "romaneio" utilizado pelo cliente, está mais para uma "Lista Técnica" que encontra-se atualizada e controlada fora do ambiente SAP.

Para você uma idéia melhor, cito como exemplo o cenário em que emite-se a NF refererente à venda de 01 (uma) Turbina (para utilização em uma Hidrelétrica). Na NF Normal emitida no SAP, constam apenas 40 caracteres referentes a descrição da Turbina. Já no romaneio, é impresso toda a lista técnica dos componentes elétricos, eletrônicos, hidráulicos, etc que foram utilizados para fabricação desta turbina. As vezes ocorre de se emitir uma simples NF com 1 (uma) unidade de turbina e 07 (sete) romaneios (formulários controlados) com a relação detalhada de todos os componentes foram utilizados para fabricação desta turbina (porcas, parafusos, etc.)

Também há um outro cenário importante que justifica a utilização do romaneio, as vezes ocorre, da Turbina ser transportada em "PARTES" ou seja, em mais de um caminhão, sendo uma parte acompanhado pela NF (caminhão 1) e a outra com os romaneios (caminhão 2) mas, ambos documentos se referenciando-se a como sendo partes de um único produto, a "Turbina".

Atenciosamente,

André

Edited by: BBKO Consulting on May 29, 2010 3:18 PM

Edited by: BBKO Consulting on May 29, 2010 3:19 PM

former_member182114
Active Contributor
0 Kudos

André,

O standard não tem um CALLRFC=X que numere e não mande.

O programa do decouple tem dois passos:

1) Numerar

2) Enviar

Uma sugestão para você testar é o seguinte:

- Usar CALLRFC=3 para que o job numere e envie automaticamente

- na BAdI FILL_HEADER que é chamada no momento 2 (Enviar), independente do CALLRFC usado, você verifica se é uma NF-e nesta situação de romaneio e se está com o romaneio preenchido

- se é romaneio e não está "liberado para enviar", provoque um falso erro de RFC com o código abaixo:

RAISE rfc_failure.

Acho que isso possa "segurar" a transmissão da NF-e e atender o seu requisito.

Antes de fazer desenvolver a solução por completo, faça o teste colocando o código na BAdI, mesmo sem os IF's, e confirmando se isto realmente represa a transmissão.

Atenciosamente, Fernando Da Rós

-

-


Observação: O RAISE na BAdI, se funcionar, poderia ser usado para qualquer CALLRFC (1,2 ou 3).

Edited by: Fernando Ros on May 30, 2010 7:34 AM

henrique_pinto
Active Contributor
0 Kudos

Se funcionar, esse raise + CALL RFC = 1 seria a melhor saída mesmo.

Outra opcao seria fazer um job Z e nao usar o report standard, que faria esse cheque (só envia se o romaneio estiver preenchido, para os cenarios especificos).

Abs,

Henrique.

eduardohartmann
Contributor
0 Kudos

Henrique,

Se entendi bem a ideia aqui, qualquer modificação que era feita na J1B2N pode ser feita ainda, contanto que esta não tenha sido numerada, é isso?

Obrigado,

Eduardo

henrique_pinto
Active Contributor
0 Kudos

A mudanca pode ser feito antes de ser enviada, estando a nota numerada ou nao.

Abs,

Henrique.

eduardohartmann
Contributor
0 Kudos

Beleza!!

Former Member
0 Kudos

Boa noite Fernando!

Devido a um problema ocorrido em nosso GRC (Dev) ainda não possível testar sua sugestão. No entanto, tão logo tenha resolvido, estarei lhe retornando o resultado deste teste aqui neste fórum.

Muito obrigado!

André

Former Member
0 Kudos

Boa noite senhores,

Estou com este mesmo problema, só que ao invés de romaneio o meu problema é com documento de arrecadação de imposto.

Gostaria de saber se vocês resolveram o problema e qual foi a solução adotada.

former_member182114
Active Contributor
0 Kudos

Bom dia André,

Por favor dê feedback nesta thread para podermos encerrá-la.

Atenciosamente, Fernando Da Ró

former_member193386
Active Contributor
0 Kudos

nao entendi qual seria a utilidade disso, poderia explicar qual a sua necessidade?

Former Member
0 Kudos

oi Carlos, necessitamos de obter o número da NF-e antes do envio à SEFAZ para que este seja utilizado em outro sistema não SAP onde são gerados "romaneios", impressos em formulários controlados.

Conclusão, para impressão do "romaneio" necessitamos do número da NF-e, e só é possível informar os números dos respectivos romaneios impressos referentes à NF-e na J1B2N, se a mesma ainda não foi enviada à SEFAZ.

former_member182114
Active Contributor
0 Kudos

André,

Pelo que entendi você quer imprimir na NF-e o número do romaneio e o número do romaneio na NF-e. É isto?

Mesmo que você tenha o número da NF-e para imprimir o romaneio, não significa que esta NF-e será aprovada, então pra que romaneio?

Desative a impressão automática e faça a impressão de tudo na mão.

Crie um monitor de impressão onde voce pode agrupar as notas autorizadas e criar um romaneio.

Atenciosamente, Fernando Da Rós

P.S.: Na verdade isso é uma mudança de paradigma. Antes uma nota criada era uma nota válida... Só faltava imprimir. Agora não.