cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 

Cancelamento de NF em contingência após 7 dias

eduardohartmann
Contributor
0 Kudos

Bom dia Pessoal,

Estamos com uma situação um pouco complicada, e antes de tomarmos alguma ação queria a opinião de como seria melhor proceder.

No dia 19 foi emitida uma NF-e (emitida no PR), deu algum problema na comunicação e o lote desta NF ficou parado. Ao consultar a NF-e no monitor web ela constava como "added to batch", status amarelo.

O usuário me passou esta informação, mas eu não lembrava que tinha o comando para "resetar" o lote (não sei se é o nome correto, mas é o comando para reenviar o lote). No fim das contas, fomos retomar esse assunto hoje, pois novamente ocorreu de ficarem alguns lotes parados.

Estes lotes de hoje foram "restarted" normalmente. E antes de fazer este procedimento com a NF do dia 19, quero analisar as possíveis consequencias:

1 - considerando que a NF foi emitida, como não ia para a SEFAZ, foi chaveada para contingência, em seguida cancelada e emitida a outra em contingência -> NF/DANFE impressos, mercadoria transportada ok;

2 - o processo no monitor para este caso seria:

a) ao voltar da contingência, enviar a NF que foi chaveada e a nova, informando-as para a SEFAZ;

b) depois de enviada a NF chaveada e recebido o retorno da SEFAZ, acho que é dado um novo send para enviar o cancelamento dela, certo?

Considerando que seja este o procedimento, ao enviar a NF de cancelamento da NF chaveada para conting, ela será recusada por ter passado mais de 7 dias?

Complementando: no monitor a NF consta com os seguintes status:

Doc Status = branco

Sys.Comm. Status=0

Message System Status=G

Switched to contingency=X

Canceled=X

Obrigado!

Eduardo Hartmann

Edited by: Eduardo Hartmann on May 27, 2010 11:29 AM

Accepted Solutions (1)

Accepted Solutions (1)

former_member182114
Active Contributor
0 Kudos

Bom dia Eduardo,

Vamos por partes, ainda não está claro se você está realmente em apuros.

- Os status do ERP que você mandou são de uma nova resetada, não enviada, porém com o G (provavelmente algumas tentativas)

- Qual o status de Sefaz, status de processo que está no GRC?

- No site da Sefaz esta NF-e está autorizada? Veja a data da autorização e poste aqui.

O cancelamento deve ser feito após 7 dias da autorização, então dependendo de qual step você restartou ainda tem "cura".

Atenciosamente, Fernando Da Ró

eduardohartmann
Contributor
0 Kudos

Fernando,

Seguem as respostas. Só enfatizando, a NF foi para o GRC e o lote ficou parado (a NF-e está com status added to bacth), portanto, não chegou à SEFAZ.

- Os status do ERP que você mandou são de uma nova resetada, não enviada, porém com o G (provavelmente algumas tentativas)

G = Ms Received - Other Ms Error

Tentamos fazer um resend no SAP, mas retornou que o docnum está duplicado (Document 0000145792 already exists) - entendo que o GRC retornou erro pois essa NF já consta lá em algum lote, portanto não pode criar um novo - salvo se o anterior seja eliminado ou processado.

- Qual o status de Sefaz, status de processo que está no GRC?

Comunicação com a SEFAZ está ok.

O que é o status de processo? O tal "Added to batch"?

- No site da Sefaz esta NF-e está autorizada? Veja a data da autorização e poste aqui.

Ela não existe lá, nem como NF recebida nem como inutilizada.

O cancelamento deve ser feito após 7 dias da autorização, então dependendo de qual step você restartou ainda tem "cura".

Considerando isso, acho que realmente não teremos problema com o cancelamento.

Mas, como essa NF tem data de 19/05, acho que vai ser recusada ou rejeitada pela SEFAZ. Daí, o procedimento seria confirmar a recusa/rejeição, e em seguida cancelar?

Como o cancelamento já ocorreu, deve só ser feito um novo send para informar a SEFAZ, sendo que vai ser feito um skip. É isso?

Lendo a documentação da NF-e (NFe_Library_V02.pdf), vi que quando ocorre a recusa (denied), eu não preciso solicitar o cancelamento, simplesmente cancelar na origem (SD/MM ou writer). Isto está funcionando assim mesmo? Nunca peguei uma recusa...

E em caso de contingência (switched), como proceder se houver recusa quando enviar a NF e eu já tiver feito o cancelamento e emitido a nova NF?

Se necessário abrir outra thread para algum destes tópicos, please let me know.

Obrigado!

Eduardo

henrique_pinto
Active Contributor
0 Kudos

Eduardo,

o process status que o Fernando perguntou foi do lote.

Verifique clicando no numero do lote dessa NFe no Monitor de NFe, ou indo no Monitor de Lote e verificando por lá.

Quanto ao seu problema, eu fiz um teste aqui.

Emiti agora uma nota com data de 19/05 para a SEFAZ e ela foi aprovada.

Depois solicitei cancelamento e foi aprovado tb.

Ou seja, o cancelamento tem q ser feito em 7 dias da data de autorizacao, e nao da data de emissão.

No seu caso, se o lote estiver parado com process status 01 ou 02, vc provavelmente nao vai ter problemas.

É só restartar e depois solicitar o cancelamento.

Agora, se tiver 03 ou 04... :PPP

Abs,

Henrique.

PS: isso é o procedimento da SEFAZ RS. Pode ser que a SEFAZ PR se comporte diferente (nao seria algo "novo", rs).

former_member182114
Active Contributor
0 Kudos

Bom dia Eduardo,

Sim, não terá problemas de cancelamento.

Tente o envio desta NF-e, após autorizada peça o cancelamento.

Se na pior das hipóteses você receber uma rejeição de envio (emissão muito antiga), peça o cancelamento que sairá como inutilização e também resolve o problema.

Lendo a documentação da NF-e (NFe_Library_V02.pdf), vi que quando ocorre a recusa (denied)

Cuidado com a tradução recusa e denied podem não ser a mesma coisa.

Denied = Denegado

E sim, não precisa solicitar cancelamento pq fica na base da Sefaz e o R/3 cancela automaticamente quando recebe este status de denegação.

E em caso de contingência (switched), como proceder se houver recusa quando enviar a NF e eu já tiver feito o cancelamento e emitido a nova NF?

- Se acontecer uma DENEGAÇÃO tudo certo, vc já está com ela cancelada. Porém acredito que a nova nota também deverá ser DENEGADA neste caso contactar a Área Fiscal para saber detalhes, pois esta não deveria existir.

- Se acontecer uma REJEIÇÃO você pede o cancelamento e fica tudo certo.

Sim Eduardo, abre uma thread por assunto isso ajuda muito quando estamos procurando por problemas... Veja o subject de 7 dias, já estamos em contingência, passando por denegação, agora.. Rss

Atenciosamente, Fernando Da Ró

eduardohartmann
Contributor
0 Kudos

Henrique,

Os status que temos da NF e lote são:

NF-e Status

Process Status: 04 - Added to batch

Error Status / Status Code / ERP Error: em branco

Batch Status

Batch Status: 02 - Sent to PI

Error Status: 36 - Batch: PI system error

Status Code: em branco

Portanto, entendo que o Process Status que vcs mencionam é o "Batch Status", que está com 02, e eu posso resetar o lote e solicitar o cancelamento em seguida. Certo?

Obrigado,

Eduardo

henrique_pinto
Active Contributor
0 Kudos

Olá Eduardo,

tudo indica que sim!

Erro no Batch Status = 02 quer dizer que houve erro no envio do lote, ou seja, provavelmente a SEFAZ nunca nem chegou a receber esse lote.

Há uma possibilidade, remota mas há, de que a SEFAZ tenha recebido o lote mas gerado uma msg de erro na camada de comunicação (ocorre especialmente com algumas UFs mais instaveis, qdo a SEFAZ está com problemas), e nesse caso vc teria o erro 02/36 mas ainda assim a NF-e poderia ter sido processada pela SEFAZ. Nunca mais vi acontecendo, mas queria te falar da possibilidade.

De qq maneira, note que o processo tem q ser restart do lote de qq maneira, só assim vc teria visibilidade no sistema do que aconteceu com as NF-es. Se quiser, vc pode pegar as chaves de acesso das NF-es e manualmente verificar o status delas no site da SEFAZ. Se disser q nao existem, é pq elas nunca foram enviadas, mesmo.

Abs,

Henrique.

eduardohartmann
Contributor
0 Kudos

Fernando,

Cfe. resposta ao Henrique, vou proceder com o reset do lote e solicitação de cancelamento.

Assim que concluído aviso do resultado.

Sobre Recusa, Denegação, Rejeição, etc.. abri o thread

[; para acompanhamento.

Mais uma vez, gracias!

Eduardo

eduardohartmann
Contributor
0 Kudos

Henrique,

Realmente a NF-e não consta na base da SEFAZ, nem como inutilizada.

Vou orientar o usuário a fazer o reset e já retorno o resultado.

Abraço,

Eduardo

eduardohartmann
Contributor
0 Kudos

Senhores,

Foi feito o reset do lote. O mesmo foi rejeitado, com o motivo 228 - Rejeição: Data de Emissão muito atrasada.

Em seguida, foi feita a solicitação de cancelamento, resultando na inutilização da NF-e.

Consultando na SEFAZ, o número da NF-e consta como inutilizado, e no SAP está com a bandeira quadriculada.

Assunto resolvido

Muito obrigado Fernando e Henrique pela força!

Abraço,

Eduardo

Answers (0)