cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 

J_1BNFECHECKNUMBERRANGES

Former Member
0 Kudos

Boa tarde,

Estou com algumas dúvidas referentes ao programa J_1BNFECHECKNUMBERRANGES que talvez vocês possam ajudar a esclarecer.

Estamos utilizando a emissão de NFes pelo SAP desde maio de 2009.

Recentemente descobrimos a existência deste programa de envio dos "pulos" de numeração.

Dei uma procurada aqui pelo fórum, mas as threads que encontrei não responderam minhas dúvidas, então estou postando uma nova.

Rodando esta transação em modo de teste em produção identificamos "pulos" antigos que foram declarados no livro de Ocorrências pelo departamento Fiscal. Pela legislação precisaríamos fazer uma denúncia espontânea de tais incidentes d numeração até o décimo dia do mês subsequente ao "pulo".

Dito isso, minhas dúvidas são as seguintes:

1) Este programa envia um XML de inutilização do número, certo? Esta inutilizção é o mesmo processo realizado quando cancelamos uma NF pelo monitor? Há uma diferenciação entre a inutilização e o cancelamento?

2) O programa não permite a seleção de quais números enviar, ou seja, para rodar o programa agora teríamos que enviar todos. Os números pulados antigos seriam "rejeitados" por serem de 2009?

Obrigado,

Rodrigo.

Accepted Solutions (0)

Answers (1)

Answers (1)

former_member182114
Active Contributor
0 Kudos

Bom dia Rodrigo,

Este programa envia um XML de inutilização do número, certo? Esta inutilizção é o mesmo processo realizado quando cancelamos uma NF pelo monitor? Há uma diferenciação entre a inutilização e o cancelamento?

- Sim envia uma inutilização de número

- Sim é a mesma quando o ERP pede uma inutilização (cancelamento pelo monitor de NF-e rejeitada)

- Sim, mas tem detalhes... Do ponto de vista do usuário do R/3 é o mesmo procedimetno (Request Cancellation)... Porém o R/3 irá utilizar-se ou de um pedido de Inutilização ou de um pedido de Cancelamento, baseando-se no status atual da NF-e no R/3 (se rejeitado, pede inutilização... se aprovado 100, pede cancelamento)

2) O programa não permite a seleção de quais números enviar, ou seja, para rodar o programa agora teríamos que enviar todos. Os números pulados antigos seriam "rejeitados" por serem de 2009?

- O programa não permite, porém se você já está quites com o governo em 2009, você pode ajustar o início da numeração para verificação na view J_1BNFENUMCHECKV, detalhes SAP Note 1374609 (e 1404301).

- Também procure por todas as notas que atualizam o programa J_1BNFECHECKNUMBERRANGES

Atenciosamente, Fernando Da Ró

Former Member
0 Kudos

Bom dia Fernando,

Obrigado pelo seu retorno!

Desculpe a demora na minha "contra-resposta"...

Referente a minha primeira pergunta, você respondeu a minha dúvida.

Porém, em relação a segunda questão:

>

2) O programa não permite a seleção de quais números enviar, ou seja, para rodar o programa agora teríamos que enviar todos. Os números pulados antigos seriam "rejeitados" por serem de 2009?

> - O programa não permite, porém se você já está quites com o governo em 2009, você pode ajustar o início da numeração para verificação na view J_1BNFENUMCHECKV, detalhes SAP Note 1374609 (e 1404301).

> - Também procure por todas as notas que atualizam o programa J_1BNFECHECKNUMBERRANGES

Todas as notas que atualizam J_1BNFECHECKNUMBERRANGES estão aplicadas.

No entanto ao rodar o programa, sempre acabo recebendo um dump de time out.

Tentei editar J_1BNFENUMCHECKV via sm30 partindo de um número de NF da semana passada para verificação mas mesmo assim o programa não apresenta nenhuma diferença ao rodar.

Talvez não tenha entendido direito a nota 140301 quanto ao preenchimento da J_1BNFENUMCHECKV. Existem 4 colunas de informação nesta view: Form ; Subobj Val; No ; TO number

Somente o To Number é editável ao inserir novas entradas. E aí que estou ifnormando uma NF da última semana.

Estou procedendo corretamente?

Obrigado,

Rodrigo.

former_member182114
Active Contributor
0 Kudos

Bom dia Rodrigo,

O programa de verificação de gap funciona lendo toda seus formulários (configuração de impressão), onde estão os objetos de numeração a serem utilizados, daí pegando a numeração atual das tabelas standard ou desta view.

Após o programa identificar o range de numeração. Ex.: de 1000 a 5000.

Ele irá disparar 3 selects por numeração na tabela J_1BNFDOC justamente para tentar encontrar alguma falha.

Então dependendo como está o seu sistema, pode ser inclusive necessárias intervenções de Basis.

Recomendo abrir um chamado com todos estes detalhes em XX-CSC-BR-NFE para investigação in loco.

A propósito, as informações já vem preenchidas no check pois são lidas das configurações de impressão existentes.

Atenciosamente, Fernando Da Ró