cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 

Momento de disparo comunicação com GRC NF-e (Processo SD)?

daniel_carvalho
Active Contributor
0 Kudos

Boa tarde a todos!

Uma dúvida interessante:

Qual seria o real momento de disparo de comunicação entre o ERP e o servidor GRC NF-e em um processo SD?

Imagine um cenário no qual a liberação contábil é feita após o salvamento do faturamento.

a. Seria no momento de se salvar o documento de faturamento;

b. Ou seria no momento de se liberar o documento para o lançamento contábil?

Acredito que seja a primeira opção, mas tenho dúvida.

Outra dúvida:

Seria possível, no caso de o disparo ser no momento de se salvar o documento de faturamento, realizar alguma configuração no SAP para que, ao invés disso, o mesmo realizasse o disparo no momento de se liberar o documento para o lançamento contábil?

Obrigado pela atenção,

Daniel.

Accepted Solutions (1)

Accepted Solutions (1)

former_member193386
Active Contributor
0 Kudos

daniel, não pode ser no momento do lancamento contabil pelo simples fato que essa nota pode ser rejeitada pelo SEFAZ, e caso isso aconteca, teoricamente essa nota nem deveria existir enquanto ela nao for corrigida, o lancamento contabil deve ser feito com o retorno positivo do SEFAZ liberando a emissão da NFe

former_member182114
Active Contributor
0 Kudos

Bom dia Carlos,

A nota e o documento contábil são criados juntos isso independe da Sefaz, caso ela seja CANCELADA então são gerados documentos contábeis de estorno.

O que não pude enfatizar é a ordem, quem vem primeiro. Sugestão: se você tem um ambiente DEV que possa desativar por 1 minuto a atualização (SM14), então faça o processo de gravação VF01 e verifique o que está na lista a ser executada da SM14, aí você vai ter sua resposta de acordo com a ordem das funções. A criação de NF/NF-e são as funções J*

Observação: A numeração da NF-e é atualizada nos documentos de contabilização no momento da impressão (não me pergunte pq isso não foi movido para o momento da numeração)... Rsss

Atenciosamente, Fernando Da Ró

former_member193386
Active Contributor
0 Kudos

realmente verifiquei que o doc contabil é criado, só não encontra-se liberado, a liberação ocorre sómente depois da liberacao da NFe por parte do SEFAZ e processada essa liberacao pelo GRC e o ECC

Former Member
0 Kudos

Olá Carlos,

tudo bem?

Estou com um gap aberto justamente sobre este assunto aqui no projeto.

Como vi este tópico com um assunto parecido resolvi aproveita-lo.

Quando eu faço a VF01 é gerado o documento contábil mas ele não é liberado? Como funciona isso? Se puder me dar as dicas para saber como chegou a esta conclusão posso tentar gerar o cenário aqui no projeto

Desde já muito obrigada

Cristina

former_member193386
Active Contributor
0 Kudos

ola Cristina, vc já esta usando NFe???

Geralmente a liberacao do documento contabil no processo de nfe acontece com o retorno positivo do sefaz para a NFe a qual esse documento está vinculado. em muitos lugares ( todos os projetos que trabalhei eram assim), vc vai ter que fazer a liberacao desse documento pela VFX3, mas isso vai de configuracao p/ configuracao ou seja, se estiver configurada para ser automatica nao precisa se preocupar caso contrario tem que liberar manualmente

Former Member
0 Kudos

Olá Carlos,

nos estamos em uma implementação de SAP com implementação de NFe.

Ainda não estabelecemos a comunicação com a Sefaz.

Mas de qualquer forma automatica ou não a contabilização só é feita depois do Ok da Sefaz, certo?

Muito obrigada pela ajuda

Abraços

henrique_pinto
Active Contributor
0 Kudos

Para simular, vc pode chamar a J_1B_NFE_XML_IN_TAB via SE37 passando os parametros de aprovacao (message type = 1 e authorization protocol de 15 digitos).

Isso deve desbloquear seu documento contabil.

Abs,

Henrique.

Former Member
0 Kudos

Olá Henrique,

obrigada pela dica.

Vou rodar aqui no projeto.

O cliente em que estou quer que a contabilização seja feita somente após a aprovação da Sefaz por isso quero fazer estas simulações para ver como o sistema está se comportando.

Atenciosamente

Cristina

Former Member
0 Kudos

Olá Henrique,

tudo bem?

Acho que estou dormindo hoje,rs, rodei a J_1B_NFE_XML_IN_TAB mas o resultado foi a impressão do DANFE, qual era o resultado esperado?

Muito Obrigada

Abraços

Cristina

former_member193386
Active Contributor
0 Kudos

o esperado era que fosse forcado uma autorizacao para a sua nfe simulando a autorizacao do sefaz ( chave com 15 digitos ) consequentemente a impressao do danfe e possibilidade que seu doc fiscal seja liberado.

henrique_pinto
Active Contributor
0 Kudos

Isso aí.

A idéia era soh simular uma autorizacao sem ter q esperar o pessoal de PI conseguir configurar toda a comunicacao com a SEFAZ.

Abs,

Henrique.

daniel_carvalho
Active Contributor
0 Kudos

Cristina,

Eu fiz um teste aqui em nossa empresa e através da transação VFX3, você pode liberar a contabilização da fatura.

Mas o tipo de doc. fatura precisa estar com a configuração necessária para que isto seja possível.

Conversarei novamente com a área fiscal para ver se eles necessitam disso, uma vez que eles decidiram que a geração da NF-e para envio ao PI será feito diretamente da transação J1BNFE e não através de transações como VF01, J1B1N ou outras transações que geram notas fiscais de saída.

Abraço,

Daniel.

henrique_pinto
Active Contributor
0 Kudos

A J1BNFE nao gera nota. O que pode acontecer é de vc configurar o rfccall != vazio, e entao a nota ser criada mas nao numerada/enviada. Daí vc vai na J1BNFE pra numerar/enviar. Mas ela continua sendo criada via VF01, J1B1N etc.

Abs,

Henrique.

daniel_carvalho
Active Contributor
0 Kudos

Correto Henrique, me expressei de forma errada.

Aproveitando, o pessoal da Área Fiscal questionou sobre a seguinte possibilidade:

Hoje a NF-e é escriturada a partir do momento em que o número NF-e é gerado, seja pelas transações J1B1N, VF01, MB1B, seja pela transação J1BNFE.

Você saberia nos dizer se há como configurar o SAP para que o mesmo efetue a escrituração fiscal somente quando o código do status de retorno do SEFAZ for igual a 100 (Autorizado o uso da NF-e)?

Abraço,

Daniel.

henrique_pinto
Active Contributor
0 Kudos

A data de escrituracao = posting date da J_1BNFDOC.

O problema é para notas emitidas perto da meia noite, em que a autorizacao pode vir só no outro dia, é isso?

Pq nao tem hora pra escrituracao, só data, entao só vejo problema em querer alterar a data, a nao ser nesse caso.

Mas note que a NF-e nao aparece no livro (ou nao deveria aparecer) enqto ela nao estiver autorizada (docstat = 1, statcode = 100), ou aparece como cancelada (se ela tiver sido cancelada ou inutilizada, flag de cancelled = X).

De qq maneira, se vc quiser, pode analisar a possibilidade de alterar o valor do posting date no metodo call_rsnast00 da badi cl_nfe_print (que eh chamada no retorno do grc pro erp), e alterar qdo a nfe for autorizada (status atual = aguardando resposta e status da sefaz = 100 (autorizada)). Nao sei se dá, tem q ver os parametros q sao passados.

Abs,

Henrique.

daniel_carvalho
Active Contributor
0 Kudos

Perfeito Henrique!

Como você disse, a nota não aparece no livro enquanto estiver:

- Sem numeração

- Não autorizada

- Inutilizada

E aparece no livro como Cancelada, quando o status for 101.

Obrigado pela informação.

Att.

Daniel

Edited by: Daniel Carvalho on Jun 11, 2010 10:51 AM

Answers (1)

Answers (1)

former_member182114
Active Contributor
0 Kudos

Bom dia Daniel,

A transmissão acontece no momento da preparação para gravação e não gravação de fato. Não sei responder à exatidão da sua pergunta quanto ao de faturamento e contabilização.

De qualquer forma. Você já verificou as notas e o funcionamento do decouple?

Ele deixa pra trás toda esta discussão, pois só transmite a NF-e após 100% gravada no ERP através do programa J_BNFECALLRFC escalonado via job.

Atenciosamente, Fernando Da Ró