cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 

Utilização de dois servidores PI

Former Member
0 Kudos

Boa Tarde a todos,

Na empresa que estou trabalhando, já existia um servidor PI 7.0 para sistemas legados e no projeto de implementação do GRC NFe, a consultoria optou por efetuar a instalação em um outro servidor PI dedicado para o GRC.

Por política da empresa, os servidores serão migrados de datacenter, e surgiu uma dúvida na preparação dessa migração. Já verifiquei em outros posts, ser possível a instalação em somente 1 servidor, mas a pergunta é:

Existe uma "recomendação" formal da SAP para que sejam utilizados 2 servidores?

Abraços

Migdon

Accepted Solutions (1)

Accepted Solutions (1)

henrique_pinto
Active Contributor
0 Kudos

Sao duas discussoes:

1. usar o PI corporativo ou um PI exclusivo pra NFE:

O ponto aqui é o impacto de negocio. Interfaces de NFE, caso falhem, impedem a empresa de faturar. Em muitas empresas, o PI é um sistema nao estabilizado ainda com diversos erros de interface ao longo do tempo, e devido às filas das msgs assincronas, se parar uma interface, para "tudo". Tendo PIs separados, vc evita q problemas de interfaces menos prioritarias impactem em processos mais criticos como NFE; provavelmente foi essa a visao da sua consultoria. Claro que isso tem um lado negativo, que é aumentar a complexidade do seu landscape, aumentando o custo de manutencao.

2. Instalar os 3 componentes (SLL-NFE, SLL-NFE-JWS e XI Content) em uma unica instancia ou usar instancias separadas.

Existe uma recomendacao formal de nao se instalar outro aplicativo junto com o PI (verifique isso no master guide do Netweaver). Mas isso nao tem nada a ver com NFE, eh uma recomendacao padrao devido ao alto consumo de recursos pelo PI.

Claro que se a empresa faz um sizing capaz de suportar a demanda de recursos, nada impede tecnicamente de instalar tudo junto.

Note que sao 2 pontos distintos.

Mesmo usando 1 PI pra NFE separado do PI corporativo, vc pode ainda ter tudo nessa mesma instancia de PI NFE ou instalar os componentes ABAP e Java em outras instancias, assim como se vc usa o PI corporativo tb pra NFE, vc poderia tb instalar os componentes ABAP e Java juntos ou em outra instancia.

Abs,

Henrique.

Former Member
0 Kudos

Henrique,

Estou tendo problemas rotineiros por excesso de mensagens no PI que costumeiramente causa lentidão na emissão de notas.

Estamos com volumes de dezenas de milhões de mensagens por dia e em algumas situações tem impactado o ambiente mesmo tendo a configuração de prioridade de mensagens, 4 nós no cluster, housekeeping e todo o controle dos BASIS para não termos sobrecargas de processador, memória, tablespace.

Existe alguma orientação formal ou alguma nota para nestes cenários utilizar um PI separado para NFe e/ou talvez interfaces criticas?

henrique_pinto
Active Contributor
0 Kudos

Oi Mariano,

nao há uma recomendação formal, é sempre uma opção que vocês podem explorar.

Mas sendo sincero, acredito que dá pra manter um PI só, se forem utilizadas todas as configurações necessárias.


Confesso que faz tempo que nao mexo com PI, mas lembro que existe uma configuração na hora de você registrar uma fila na SMQR em que você consegue mandar uma ou mais filas de mensagens para um determinado application server (configurando uma rfc destination). Se o Basis tirar um dos nós do load balance e você fizer uma configuração especial de filas (outobund, inbound e BPM/workflow) específicas para o namespace de NFE, é possível você deixar um dos app servers dedicados só pra mensagem do NFE, evitando assim ter q instalar um PI separado.

Mas no fim do dia, é uma decisao que vocês tem q fazer, preferem manter essa config ou manter um PI separado mesmo? Up to you.

Abs,

Henrique.

Answers (1)

Answers (1)

former_member193386
Active Contributor
0 Kudos

Pelo que eu saiba a SAP nao exige que o GRC NFe funcione em um servidor PI dedicado, vc poderia ter todas as interfaces no mesmo servidor PI.