cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 

Cancelamento NFe após 7 dias

adrianafernanda_simes
Participant
0 Kudos

Bom dia!

Pessoal,

Tentei cancelar uma NFe emitida em 22/02 na data de hoje (08/03), porém já ultrapassou o prazo de 7 dias. Essa nota está parada no GRC com os seguintes status:

Status NFe = X (processo incorreto)

Status Processo = 06 Enviado ao processo da nota fiscal eletrônica

Status de Erro = 50 Cancelamento/Inutilização: erro de sistema PI

Código Status = 100 Autorizado o uso de NFe

Para liberar esta NFe, fui na aba "Erro de Cancelamento" marquei a linha e pedi para reinicializar. Mas depois, ela retorna novamente com os mesmos status.

A dúvida é: mesmo solicitando o cancelamento após o prazo permitido, eu não deveria receber um código de rejeição para esta solicitação?

Como devo proceder neste caso?

Obrigada.

Adriana

Accepted Solutions (1)

Accepted Solutions (1)

henrique_pinto
Active Contributor
0 Kudos

Adriana,

sim, o correto deveria ser receber rejeicao.

Apenas por desencargo de consciencia: o cancellation reason (justificativa de cancelamento) utilizado tinha algum caractere especial (e.g. cedilha ou vogal acentuada)?

Abs,

Henrique.

adrianafernanda_simes
Participant
0 Kudos

Olá Henrique, tudo bem?

Respondendo a sua pergunta: sim, tem acentuação, porém é a primeira vez que ocorre isto no cenário de cancelamento, pois fizemos outros testes tanto de cancelamento como de inutilização, e não tivemos problemas com as descrições dos motivos de estornos.

Obrigada.

Att.

Adriana

Former Member
0 Kudos

Teoricamente, os unicos caracteres especiais que não são permitidos são os abaixo (Item 5.3: "Tratamento de Caracteres Especiais no Texto de XML" do Manual de Integração - Contribuinte, página 82)::

(sinal de maior),

< (sinal de menor),

& (e-comercial),

u201C (aspas),

u201E (sinal de apóstrofe).

Porem ja tive SEFAZ reclamando que eu coloquei "." (ponto) e "-" (hífem) no motivo do cancelamento. Só depois de enviar o XML de cancelmento para SEFAZ e citar o manual de integração que eles deram "atenção" a minha reclamação.

Só por desencargo, qual a SEFAZ que você esta enviando?

At.,

Bernardo Braga

henrique_pinto
Active Contributor
0 Kudos

Adriana,

vc fez testes com a mesma SEFAZ que deu erro agora?

Sei que a SEFAZ MG se perde qdo tem caractere especial, pode ser esse o caso.

De qq maneira, tente forcar uma rejeicao no GRC/ERP (precisa debugar as tabelas), remover os caracteres especiais da justificativa e reenviar o pedido de cancelamento. Deve funcionar.

Abs,

Henrique.

adrianafernanda_simes
Participant
0 Kudos

Bom dia Henrique!

Fui informada de que a SEFAZ de MG está com problemas de comunicação, por isso tudo o que mando, pára, não autoriza, não cancela e nem inutiliza.

Vou aguardar o estabelecimento da comunicação e retomar os testes.

Quanto aos caracteres especiais, por segurança, removi todos, mas até então não eram motivos para não conseguir as autorizações junto a SEFAZ de MG.

Obrigada.

Adriana

henrique_pinto
Active Contributor
0 Kudos

Pode ser que tenham mudado recentemente; antigamente dava problema.

Abs,

Henrique.

Answers (1)

Answers (1)

Former Member
0 Kudos

Deveria. Caso só esteja ocorrendo para um caso específico, pode ser problema na SEFAZ. Envia o XML para SEFAZ em questão para análise.

obs.: Estou supondo que o processo de cancelamento ja esta funcionando (com esta SEFAZ) e que o problema esta ocorrendo apenas para esta nota.

At.,

Bernardo Braga

adrianafernanda_simes
Participant
0 Kudos

Olá Bernardo, tudo bem?

Obrigada pela informação. Fiz o que pediu e a SEFAZ validou o XML, então significa que o problema não está na construção do XML.

Aguardo novos comentários.

Att.

Adriana