cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 

Processamento de Lote Parado

Former Member
0 Kudos

Bom Dia Senhores,

Estou com a seguinte situação, eventualmente quando ocorre um erro ao tentar verificar a aprovação do lote na SEFAZ - BATSR (exemplo 402 - TIME OUT), o lote não está ficando com erro e permitindo o reenvio o a re-consulta do status.

O lote está ficando com o seguinte status 04 - Solicitação Enviada e as NF-e estão ficando com o status 04 - Inclusa no Lote.

Quando o erro ocorre antes, ou seja durante o envio do lote - BATCH, o lote está ficando com o seguinte status 02 - Enviado ao PI e as NF-e estão ficando com o status 04 - Inclusa no Lote.

Não foi feita nenhuma alteração no ambiente que estava funcionando perfeitamente antes. Quando havia algum erro na tentativa de enviar o lote o consultar o status do mesmo, o lote ficava com erro no monitor do GRC permitindo um novo envio ou uma nova consulta de status.

Obrigado pelo apoio.

Guilherme Augusto

Accepted Solutions (1)

Accepted Solutions (1)

henrique_pinto
Active Contributor
0 Kudos

Soh pra nao deixar passar, verifique se nao há algum problema de banco (SM14/SM21).

Abs,

Henrique.

Former Member
0 Kudos

Fernando,

O ACK. Status está com um sinal de '?' verde tanto para o BATSR quanto para o BATCH. A Inbound Message ficou com a bandeira verde (scheduled) eu tento reiniciar a mensagem porém ocorre um erro dizendo: 'Message already scheduled'.

Eu verifiquei as filas no PI através da transação SXMB_ADMIN - Manage Queues, quando estou tentando ativar todas as filas ocorre um erro na fila XBTB* muito genérico: 'Error while activating queue XBTB*'.

Outra situação que verifiquei é que estão ocorrendo vários 'DUMPs' do tipo UNCAUGHT_EXCEPTION com o usuário WF-BATCH com a seguinte mensagem:

The exception 'CX_XMS_SYSERR_ENGINE' was raised, but it was not caught anywhere along the call hierarchy.

Since exceptions represent error situations and this error was not adequately responded to, the running ABAP program 'SAPLSXMS_MAIN' has to be terminated.

Na SM21 aparecem os mesmos erros referentes a estes DUMPs

Com as informações acima vocês conseguem me passar alguma orientação ou será necessário abrir um chamado na SAP?

Desde já grato!

Guilherme Augusto

former_member182114
Active Contributor
0 Kudos

Bom dia Guilherme,

Esta interrogação verde significa que ele está na fila (procure em SMQ2/SMQ1 em todos os clients, deve ter algo parado). Provavelmente é possível reiniciar manualmente.

Para evitar este tipo de necessidade manual deve-se schedular alguns jobs para auto processamento / reprocessamento de mensagens:

Aqui uma lista dos jobs períodos do PI e sugestões de tempo:

http://help.sap.com/saphelp_nw70/helpdata/en/cd/20bc3ff6beeb0ce10000000a114084/content.htm

Se não me engano a parte do lado PI é automática através da transação SWF_XI_CUSTOMIZING.

Veja também SAP Note 813029 Automatic processing of failed XI messages

Atenciosamente, Fernando Da Ró

Former Member
0 Kudos

Fernando e Henrique,

Muito obrigado pela pronta resposta de ambos.

Fernando, o problema era mesmo uma fila de entrada que estava com 01 (uma) mensagem com erro: SYSFAIL que ocorreu no início da semana.

Essa mensagem impedia que eu re-ativasse a fila, causando o DUMP quando eu executava a ação de ativação. Além disso as novas mensagens não estavam sendo processadas adequadamente, sendo que algumas ficavam paradas.

Ao eliminar a entrada com erro na fila XBTB1 e reativá-la as demais mensagens que estavam paradas foram processadas corretamente, liberando os lotes que a princípio estavam parados.

Agradeço mais uma vez pela solução do problema.

Abraços,

Guilherme Augusto

former_member182114
Active Contributor
0 Kudos

Bom dia Guilherme,

Obrigado pelo feedback !!

Dica: Implemente os jobs de manutenção do PI que comentei no último reply, eles não deixariam mensagens nesta situação por tanto tempo.

Atenciosamente, Fernando Da Ró

Answers (1)

Answers (1)

former_member182114
Active Contributor
0 Kudos

Bom dia Guilherme,

Este não é o comportamento esperado, talvez o ACK NEGATIVE não esteja sendo disparado ou o processo é passível de restart no PI, o que provoca a continuidade do processo.

Como está a informação de ACK relativa a um BATSR destes ?

Atenciosamente, Fernando Da Ró