cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 

Emissor na NF-e de importação

0 Kudos

Oi pessoal.

Preciso de uma ajuda de vocês:

Estou num cliente que faz importação e a NF-e será emitida por um sistema externo e validada no GRC. Fiscalmente a nota é emitidada pela empresa e esta informação vai para o GRC, tanto que a chave de acesso da NF-e no GRC começa com os dados da empresa (3510020570199900099955 .....).

Ainda no GRC a empresa aparece como Emissor NF-e e os dados do fornecedor aparecem no Destinatário NF-e.

Entretanto quando lanço esta nota no SAP (J1B1N), como entrada, não consigo indicar que o emitente é a empresa e que o fornecedor do material é uma empresa estrangeira.

Se tento usar como NF Parceiro Fornecedor, na J1B1N, o SAP monta na tela de dados da NF-e a chave com os dados do fornecedor (6110020000000000000055).

Se uso como NF Parceiro a Filial, a chave de acesso fica OK, mas é fiscalmente errado pois fica uma NF da empresa para ela mesma, alem de não permitir o CFOP de importação.

Alguem tem alguma ideia de como resolver este problema?

Agradeço a ajuda.

Accepted Solutions (1)

Accepted Solutions (1)

Former Member
0 Kudos

Olá Silvio.

Aqui na empresa criamos uma função com copia da função J_1B_NF_VENDOR_READ e nesta alteramos para verificar se é uma nf de importação e então passamos como vendor o centro.

A função foi atribuida então na view J_1BACV.

Desta forma então quando é feito a entrada na J1B1N o sistema atribui os dados do centro na chave ficando assim igual a chave gerada pelo sistema externo.

abraço

Eduardo Chagas

0 Kudos

Oi Eduardo.

O pessoal daqui não tem autorização para alterar o standard (empresa multinacional), mas em ultimo caso......

A sua dica vai ser muito util.

Obrigado pela ajuda.

Former Member
0 Kudos

Bom dia

Ja passeim por este problema com as notas de faturamento da empresa que eram geradas e aprovadas em um sistema externo ao SAP e depois vinham para o SAP por interface

O SAP nao deixa criar nota de saida com numeracao externa e sem FORM (porque nao vou mais imprimir a nota nem mandar para Sefaz) , Na época abrimos chamado na SAP e eles disseram que nao permitem mesmo numeracao eterna em nota de saida Tivemos que fazer alteracao no standard mesmo.

Criamos uma categoria de nota sem FORM (como é sua necessidade ) para poder atribuir numeracao externa

Ai na funcao standard onde o SAP vai buscar o parceiro para montar a chave de acesso J_1B_NFE_FILL_MONITOR_TABLE alteramos para que ele busque os dados da filial quando for esta categoria de nota especifica

Renata Hopp

******************************************************************

Segue documento feito na época

Alterações feitas nos função standard J_1B_NFE_FILL_MONITOR_TABLE para reconhecer o CNPJ do local de negócio nas notas fiscais que vem por interface

A nota que vem por interface é uma nota de saída, mas não vai ser impressa porque já foi impressa no outro sistema .

Para o SAP uma nota sem formulário é uma nota de um parceiro, então o SAP coloca no CNPJ da NF-e o CNPJ do parceiro e não o CNPJ do local de negócio

Para o SAP uma nota com formulário é uma nota da empresa que deve ser impressa. Tem o CNPJ da NF-e do local de negócio, mas o SAP não admite numeração externa.

Para solucionar este impasse, alteramos a função acima para que o SAP reconheça o CNPJ do local de negócio nas notas que vem por interface ( pela categoria de nota )

NA LINHA 210

  • Get branch info for all NF-e which must be printed

  • Incluir as categorias de nota W5 , W6 , W7 , W8 , W9 nesta seleção

IF i_doc-form IS NOT INITIAL. OR NFTYPE = W5 ou W6 ou W7 ou W8 ou W9

CALL FUNCTION 'J_1B_BRANCH_READ'

EXPORTING

branch = i_doc-branch

company = i_doc-bukrs

IMPORTING

address = ls_sadr

cgc_number = lv_cgc

EXCEPTIONS

branch_not_found = 1

address_not_found = 2

company_not_found = 3

OTHERS = 4.

IF sy-subrc <> 0.

MESSAGE ID sy-msgid TYPE sy-msgty NUMBER sy-msgno

WITH sy-msgv1 sy-msgv2 sy-msgv3 sy-msgv4.

ENDIF.

Answers (1)

Answers (1)

henrique_pinto
Active Contributor

Na J1B1N, na hora de criar a nota, vc marca o flag de Entrada e escolhe a direcao Incoming?

Abs,

Henrique.

0 Kudos

Oi Henrique.

Estou usando uma categoria nova criada com base na E1. Ela é de incoming, mas o flag de entrada não esta marcado porque a NFe foi gerado num sistema externo e por isso já tem numero.

Obrigado.

Silvio

henrique_pinto
Active Contributor
0 Kudos

É, dai fica complicado, pq se jah tem numero, o ERP entende que essa nao nao eh pra ser processada por ele, portanto ele nao precisa mandar pro GRC.

Creio que nesse caso vc precise criar uma interface entre essa solucao externa e o GRC para aprovacao na SEFAZ, e soh depois gerar no ERP.

Abs,

Henrique.

0 Kudos

Na verdade esta NF-e já foi aprovada pela SEFAZ. Desenvolvemos um WebService no GRC e é através dele que este software externo, responsável por gerar a NF-e, se coneceta ao GRC para validar a NF-e. Depois do retorno da SEFAZ, eles imprimem a DANFE e só depois esta informção vem para o SAP na forma de batch-input na J1B1N.

Former Member
0 Kudos

Exatamente como fazemos. Você precisa dar entrada no ERP informando o fornecedor. Fazendo isso a sua chave não vai "bater" com a chave que você gerou no sistema externo.

abraço

Eduardo