cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 

Check-list Semanal/Mensal

Former Member
0 Kudos

Boa tarde Srs,

Preciso montar um relátorio semanal/mensal, sobre a quantidade de NFE's processadas (enviadas, canceladas, rejeitadas, etc).

Gostaria de exportar este relatório e montar um gráfico com estes dados obtidos.

Creio que com a tcode SXMB_MONI e Runtime Workbench (RWB)->Message Monitoring, posso obter estes dados.

Mas existe alguma outra maneira ou transação que poderia me dar mais estatisticas?

Alguém teria alguma documentação ou procedimento, sobre como exportar este dado?

Obrigado à todos e toda ajuda será bem vinda!

Ricardo

Accepted Solutions (1)

Accepted Solutions (1)

former_member182114
Active Contributor
0 Kudos

Bom dia Ricardo,

Nestas transações você só pode obter trafego de mensagens XI, até relativas ao negócio NF-e, porém não é base para montar um relatório de NF-es.

Utilize a tabela:

/XNFE/NFEHD (header de NF-es) você pode se basear, por exemplo no status (100 = autorizado, 101 = canc autorizado, 102 = skip autorizado).

Você pode refinar também colocando o status atual que fica na tabela /XNFE/NFE_HIST (último ERTIME é o status atual).

Atenciosamente, Fernando Da Ró

Former Member
0 Kudos

Muito bom Fernando,

Muito obrigado pela sua explicação. Acessei a tabela e é justamente isto que preciso amigão!

Você teria algo pra eu seguir como exemplo, um modelo talvez?

O pessoal me pediu a quantidade "X" de NFE's enviadas, e além disto preciso de um relatório somente dos XML's gerados. Alguma outra conhecida para eu efetuar este tipo de export?

Se tiver agradeceria muito se compartilha-se, porém já estou muito grato por sua ajuda.

Muito obrigado,

Ricardo

Edited by: Ricardo - Basis on Jan 22, 2010 3:20 PM

Former Member
0 Kudos

Bom dia Fernando,

Além das tabelas mencionadas, vc pode me dizer se existe alguma outra opção para eu visualizar somente os XML's mensais válidos?

Me desculpe, pois talvez a pergunta possa ser "idiota", mas para quem desconhece fica complicado...rs

O pessoal querem um check-lis de todas as NFE-es geradas separadas e de todos os XML's destas NF-es válidos.

Foi perfeita sua dica das tabelas, agradeço imensamente sua ajuda!

Obrigado,

Ricardo

former_member182114
Active Contributor
0 Kudos

Bom dia Ricardo,

Os XML's ficam armazenados no KPro, para chegar até eles você lê o DOCID na tabela /XNFE/XML e utiliza a função /XNFE/CORE_KPRO_XML_READ passando este DOCID e recebe o XML.

Um XML tido válido deve estar no KPRO, então você pode filtrar por DOCID preenchido.

Nesta tabela /XNFE/XML tem um campo TYPE que indica a função do XML:

1 - NF-e autorização (resposta 100 da Sefaz, ou denegação 110, 300-399)

2 - NF-e de autorização de cancelamento (resposta 101 da Sefaz)

3 - NF-e de autorização de inutilização (resposta 102 da Sefaz)

Quanto a questão "mensal" você deve filtrar período nas tabelas de header ou history que já tinha passado, e acessar esta tabela através da chave de acesso.

Observação: Não faz sentido um relatório de mostre todos os XML's, talvez o requerimento seja para mostrar o protocolo, que também fica na tabela /XNFE/XML-NPROT.

Espero que essas informações sejam uteis.

Atenciosamente, Fernando Da Ró

Former Member
0 Kudos

Fernando,

Muitissímo obrigado pelas informações. Sua ajuda, será de grande valia sim!

Estarei analisando todos steps.

Mais uma vez muito obrigado!

Ricardo

Answers (1)

Answers (1)

Former Member
0 Kudos

Exato.

Um exemplo:

SELECT COUNT( * ) AS QUANTIDADE CNPJ_EMIT C_XNOME C1_XMUN

INTO TABLE IT_DADOS

FROM /XNFE/NFEHD

WHERE CREATETIME IN rtab

AND CNPJ_EMIT IN p_cnpj

AND STATCOD = p_statco

GROUP BY CNPJ_EMIT C_XNOME C1_XMUN

ORDER BY C_XNOME.

Onde p_cnpj = CNPJ do Emitente

Onde p_statco = Status da Nota (100 = Notas Autorizadas, 101 = Notas Canceladas, 102 = Notas Inutilizadas)

Se quiser tudo, tira o filtro "AND STATCOD = p_statco"

Complementando:

SELECT-OPTIONS: p_cnpj FOR /XNFE/NFEHD-CNPJ_EMIT NO INTERVALS.

DATA: dtHrIni TYPE TIMESTAMPL,

dtHrFim TYPE TIMESTAMPL.

DATA: BEGIN OF rtab OCCURS 0,

sign TYPE c LENGTH 1,

option TYPE c LENGTH 2,

low TYPE TIMESTAMPL,

high TYPE TIMESTAMPL,

END OF rtab,

DATA: BEGIN OF IT_DADOS OCCURS 0,

QUANTIDADE TYPE INT4,

CNPJ_EMIT TYPE /XNFE/NFEHD-CNPJ_EMIT,

C_XNOME TYPE /XNFE/NFEHD-C_XNOME,

C1_XMUN TYPE /XNFE/NFEHD-C1_XMUN,

END OF IT_DADOS.

REFRESH rtab.

rtab-sign = 'I'.

rtab-option = 'BT'.

rtab-low = dtHrIni.

rtab-high = dtHrFim.

APPEND rtab.

At.,

BTB

Edited by: BERNARDO TAVARES BRAGA on Jan 22, 2010 6:29 PM

Edited by: BERNARDO TAVARES BRAGA on Jan 22, 2010 6:31 PM

Former Member
0 Kudos

Boa tarde Bernardo,

Criando esta "Z", vc acha que iria me ajudar com estes relatórios?

Muito obrigado por sua ajuda.

Ricardo

Former Member
0 Kudos

Com certeza. Um report Z (que pode ser exportado para excel) com filtros de dataInicio, dataFim, CNPJ ou qualquer outro dado que exista na NFEHD.

(Sugiro limitar a data pesquisada, por exemplo: permitir consultar no máximo 31 dias, para não impactar a performance).

Vc consegue obter várias informações somente utilizando a tabela NFEHD: numero de notas, notas autorizadas, canceladas e inutilizadas.

Para outras informações, talvez seja necessário utilizar a NFE_HIST.

O relacionamento das tabelas de NF-e são muito simples, qualquer ABAP com boa vontade consegue extrair vários dados.

Nunca trabalhei com graficos no SAP, mas com certeza existe.

At.,

Bernardo Tavares Braga

Edited by: BERNARDO TAVARES BRAGA on Jan 22, 2010 7:01 PM

Former Member
0 Kudos

Fernando e Bernardo,

Excelentes dicas, vou segui-las!

Muito obrigado pela ajuda, se houver alguma coisa que eu também possa ajudar, podem contar comigo!

Mais uma vez muito obrigado!

Ricardo

henrique_pinto
Active Contributor
0 Kudos

Ricardo,

o pessoal vai me matar, mas esquece o ABAP e faz logo um dashboard em XCelsius com diversos paineis de visualizacao, com drop-down pra limitar selecao, graficos de utilizacao e status, volume em $$ aprovado/rejeitado/cancelado etc.

Abs,

Henrique.

Former Member
0 Kudos

Henrique,

Muito obrigado pela indicação, mas desconheço esta ferramenta.

Dei uma pesquisada e vi que a SAP possui o Cristal Reports para esta função. Realmente seria uma excelente possibilidade de gerenciamento e monitoramento.

Me desculpe a ignorância, mas é perfeitamente possível efetuar o sincronismo desta informação com o GRC (PI)?

Poderia me dar mais detalhes referente esta ferramenta?

Eu teria que ter muitos argumentos para adquirirem, até mesmo em relação de custos. Se não for viável para eles, infelizmente terei que excutar todo este processo na "unha"...rs

Muito obrigado por sua ajudaa,

Ricardo

Edited by: Ricardo - Basis on Feb 1, 2010 12:51 PM

henrique_pinto
Active Contributor
0 Kudos

Ricardo,

nao posso te falar pelo lado comercial, mas sim do ponto de vista de solucao.

O XCelsius eh muito mais poderoso que o Crystal; o foco do Crystal eh geracao de relatorios, em especial aqueles q vc vai imprimir (para relatorios Web, o Web Intelligence jah eh mais recomendado). Já o XCelsius é uma ferramenta de construcao de painéis/dashboards interativos, onde o usuario pode "navegar" nos dados que ele está pesquisando.

Dah uma olhada nesse link, o 1o link dentro dele eh um demo de XCelsius:

http://www.sap.com/solutions/sapbusinessobjects/sme/reporting-dashboarding/demos/index.epx

Abs,

Henrique.