cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 

Rejeição por problema de cadastro

Former Member
0 Kudos

Boa Tarde,

Temos a seguinte dúvida: quando uma nota é rejeitada por algum erro de cadastro do cliente, é necessário solicitar o estorno da nota para poder alterar o cadastro e gerar uma nova nota fiscal ou eu posso somente alterar o cadastro (sem estornar a nota emitida) e enviar novamente a mesma nota ?

Obrigada,

Lucia Albuquerque

Accepted Solutions (1)

Accepted Solutions (1)

former_member182114
Active Contributor
0 Kudos

Bom dia Lucia,

Ao receber uma rejeição do validador do GRC ou mesmo da Sefaz, você pode para alguns casos realizar:

. na J1BNFE realizar o RESET

. corrigir a informação na origem do dado mestre ou na J1B2N para alguns casos

. voltar à J1BNFE e enviar a NF-e

Entretanto, existem casos onde a informação não pode ser corrigida sem refazer o processo. Exm: Natureza de operação, alguns impostos... Em casos assim deve-se pedir o cancelamento para poder inutilizar o número na Sefaz. Após este cancelamento autorizado você deve fazer o novo processo.

Atenciosamente, Fernando Da Rós

P.S.: Me lembrei de um desenvolvimento (não sei seu estágio) que fará com que na nota fiscal tenha os dados do parceiro no momento da geração, neste caso só seria possível a inutilização. Faça um teste RESET + corrigir + SEND

Former Member
0 Kudos

Bom dia Fernando,

Obrigada pela resposta, porém ontem mesmo eu fiz um teste alterando o dado mestre do cliente e enviando a nota novamente no entanto a alteração não refletiu na nota. Quando você fala em RESET, o que seria ? Alguma opção do menu na J1BNFE que deveria aparecer ? Pergunto isto porque no início do desenvolvimento tive problemas de perfil e não sei se estou com todos os acessos que deveria ter. Qual é o desenvolvimento que você citou na sua resposta ?

No aguardo.

Obrigada,

Lucia Albuquerque

former_member182114
Active Contributor
0 Kudos

Bom dia Lucia,

Não entendi, como você conseguiu reenviar se não tem acesso ao RESET ?

O RESET é uma opção na J1BNFE, funciona: ao receber uma rejeição da Sefaz ou do validador do GRC o usuário R/3 pode ir por este caminho.

Em o usuário não tendo acesso a única opção seria sim a inutilização.

O desenvolvimento procurei aqui e foi liberado pela SAP Note 1417667, existiam problemas de inconsistência entre o enviado à Sefaz e o existente nos registros, então as informações do cliente estão persistidas na própria J1BNFDOC.

Dica: Com a ajuda de um ABAP, debugue a função J_1B_NF_MAP_TO_XML no momento do envio da NF-e para o GRC, e verifique de onde é obtida a informação que você está tendo problemas.

Como disse nem sempre é possível realizar um RESET + corrigir + SEND, dependendo da informação a corrigir somente cancelando a NF-e e criando nova.

Atenciosamente, Fernando Da Ró

Former Member
0 Kudos

Fernando,

Será que fiz o processo errado ? Nós simplesmente alteramos o cadastro do cliente e depois fomos na J1BNFE, selecionamos a nota rejeitada e demos um "enviar de novo". Está errado ? Você sabe me dizer se todos os dados cadastrais do cliente podem ser alterados sem que precise inutilizar a nota gerada ?

Obrigada,

Lucia Albuquerque

former_member182114
Active Contributor
0 Kudos

Bom dia Lucia,

A opção Re-Send (Reenviar) serve apenas para os momentos em que o GRC não recebeu, porém o ERP está com status que entregou, então este ReSend serve para fazer a nova entrega.

Quando você tem uma rejeição, não é possível utilizar o ReSend deve-se:

- RESET + Corrigir + SEND

- Requerer o cancelamento

Atencisoamente, Fernando Da Ró

Former Member
0 Kudos

Fernando,

Me desculpe mas acho que não tenho este botão de RESET. Mesmo com SAPALL não aparece nenhum opção para isto.

Você poderia me enviar seu e-mail para que eu possa te enviar a tela da J1BNFE que aparece para nós ? Verificamos até no manual de treinamento da SAP e não encontramos nada citando o RESET.

Obrigada.

Lucia Albuquerque

former_member182114
Active Contributor
0 Kudos

Bom dia Lucia,

Verifique se os procedimentos do anexo NF-e_resend_rejected.zip da SAP Note 1252567, bem como outros passos manuais foram seguidos.

Atenciosamente, Fernando Da Ró

Former Member
0 Kudos

Fernando,

Aplicamos a nota e agora o botão de RESET está aparecendo no Monitor ! Fizemos alguns testes e verificamos que apenas dados de endereço podem ser alterados sem se cancelar a nota, porém se alteramos o CNPJ o mesmo não é alterado no XML. De qualquer maneira a aplicação da nota está ok e o processo está funcionando.

Obrigada,

Lucia Albuquerque

Edited by: Lucia Albuquerque on Dec 30, 2009 6:45 PM

henrique_pinto
Active Contributor
0 Kudos

Oi Lucia,

é pq o CNPJ é campo chave (faz parte da chave de acesso da NFe) e portanto ele fica salvo na J_1BNFE_ACTIVE e nao é lido do cadastro toda vez que a nota é enviada, só da 1a vez que ela é criada.

Att,

Henrique.

Answers (0)