cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 

Pré-requisitos

Former Member
0 Kudos

Olá...

Estou trabalhando para estimular o uso de SOA aqui na empresa onde trabalho, mas gostaria de saber por onde começar... O conceito, os exemplos, o overview já foi passado... mas agora a parte prática... quais são os pré-requisitos... como podemos criar um cenário para testes, essas coisas...

Eu achei o seguinte PDF:

http://www.sdn.sap.com/irj/scn/index?rid=/library/uuid/700c97cd-1d78-2910-a28d-de49b1874d16

Nossa idéia é seguir essa "receita de bolo" e fazer algo semelhante, mas para isso, precisamos saber o que será necessário antes disso.

Obrigado, e um abraço...

Accepted Solutions (1)

Accepted Solutions (1)

henrique_pinto
Active Contributor
0 Kudos

Glauber,

antes de tudo, acho que o importante eh o conceitual. A ferramente dah pra se ver depois.

Uma dica: da proxima vez que houver uma demanda de uma nova funcionalidade e/ou integracao com funcionalidade existente, em vez de desenvolver um programa "Z" a ser chamado em uma badi, desenvolva a nova funcionalidade como servico e publique ela no ESR. Depois, consuma o servico do ponto que vc quer chamar (e.g. badi).

Sao coisas pequenas assim que vao levando à mudanca de paradigma da arquitetura.

Vc vai ver como o esforco de manutencao desse objeto vai ser bem menor, se vc mantiver a interface intacta.

Abs,

Henrique.

Former Member
0 Kudos

Então...

Essa é a idéia...

Só que para fazermos isso, é preciso o antes...

Por exemplo:

- à partir de qual versão do ECC podemos trabalhar com SOA?

- quais são os pré-requisitos para "começar a brincar"?

- onde encontro material com exemplos/help's sobre o assunto?

Essas coisas....

Preciso deixar tudo isso pronto, para aí sim, tentar criar um case interno com SOA...

Só para ficar mais claro... estou trabalhando na correção da questão da transação SOAMANAGER, que não está funcionando adequadamente.... mas já trabalhava com as antigas wsadmin e wsconfig (era na stack ABAP do PI, mas é a mesma coisa).

Enfim, espero ter sido mais claro...

Abraço.

henrique_pinto
Active Contributor
0 Kudos

Entendi seus pontos.

Os servicos standard da SAP estao disponiveis a partir do ERP 6.0 EhP 4.

Mas caso o objetivo seja vc desenvolver seus proprios servicos, vc nao depende disso, apenas da plataforma tecnologica.

Se nao me engano, a tx SOAMANAGER está incluida a partir do SP14 do componente SAP_BASIS 7.00 (que faz parte do NW 7.0; a unica versao do SAP ERP que roda sobre o NW 7.0 é o ERP 6.0 e os seus EhPs). Alem disso, para vc poder desenvolver um servico no ESR, vc precisa ter ou o CE 7.1 ou o PI.

Abs,

Henrique.

Former Member
0 Kudos

Legal Henrique...

Estamos trabalhando na migração do nosso ERP para o Ehp4...

Mas tenho outra dúvida...

Para utilizarmos esses serviços que estarão disponíveis no Ehp4, precisamos subir o PI para o Ehp1, ou não é necessário...

Temos o PI 7.0, SP13...

Nossa idéia é utilizar os "webservices" do EhP4 pra desenvolver algumas aplicações utilizando esses "standards", os encadeando da forma adequada em nosso PI/XI, sem a necessidade de fazer "Z"s... e em caso de mudanças de processo, alterar somente a ordem desses serviços no PI...

O nosso pensamento está correto?!?

Não sei se consegui ser claro...

Obrigado....

henrique_pinto
Active Contributor
0 Kudos

Glauber,

o Enterprise Services Repository só existe oficialmente no PI 7.1.

Mas os ESR content nada mais sao do que o velho XI content do XI 3.0/PI 7.0, entao vc tb consegue importa-los no Integration Repository do PI 7.0.

A diferenca vai ser que com o PI 7.0, vc nao consegue fazer a configuracao de direct communication no proprio PI.

Vc vai ter q fazer o end point na mao (via SOAMANAGER ou WSADMIN) ou configurar um cenairo SOAP to SOAP (ou Proxy to Proxy) no PI.

No PI 7.1 isso tudo eh mais transparente.

Acho que o PI 7.0 EhP 1 nao muda muito em relacao a isso para o 7.0.

Abs,

Henrique.

Former Member
0 Kudos

Opa... Legal Henrique...

Isso acabou nos remetendo ao começo da pergunta...

Tu sabes onde eu consigo um "passo-a-passo" de tudo que eu preciso para que o ESR fique disponível de forma adequada?

Por exemplo, como eu configuro o meu PI para que ele se ligue "nativamente" ERP? Hoje, por exemplo, utilizamos destinations e proxies...

Ou como um GRC/NFe da vida se comportaria em uma migração do PI 7 para o 7.1... é compatível?

Dentro do marketplace, onde eu acho esses tutoriais?!

Queremos nos adequar e começar 2010 usando o SAP da forma mais correta possível... e SOA está nesse contexto...

Adaptar os processos da melhor maneira... com o menor nível de esforço possível, para facilitar o processo de mudança que isso envolve...

Enfim... Acho que você captou a idéia...

😃

Abraço...

henrique_pinto
Active Contributor
0 Kudos

Cara,

com relacao a configuracao do ESR, tem bastante material no SDN.

É até dificil apontar um.

Dá uma olhada nesse artigo por exemplo: http://www.sdn.sap.com/irj/scn/index?rid=/library/uuid/00985388-6748-2c10-0d83-f17c3e768a8b

Como ele, tem mais outros 1000. Dá uma buscada q vc acha.

Eu particularmente uso umas apostilas que peguei no TechEd 2008, onde falaram da 1a vez com mais intensidade de ESR, CE 7.1 etc.

Com relacao ao GRC, o NFE XI content é compativel com o PI 7.1 sim.

Jah os componentes SLL-NFE e SLL-NFE-JWS só estao oficialmente liberados para o WebAS 7.0 (ABAP e Java, respectivamente). Assim, vc precisaria de uma instancia pro PI 7.1 e outra pro WAS 7.0 pra instalar o GRC NFE (isso se vc jah nao tiver o GRC em instancia separada do PI).

Abs,

Henrique.

PS: na verdade, até o Java Digital Signature component roda no PI 7.1 tb (apesar de nao estar formalmente liberado, ele funciona normalmente no WAS Java 7.1). Entao vc precisaria apenas de uma instancia WAS ABAP 7.0 pro GRC.

Answers (1)

Answers (1)

henrique_pinto
Active Contributor
0 Kudos

Movendo para o fórum de tecnologia.