cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 

Salto de Numeração - Programa j_1bnfechecknumberranges

Former Member
0 Kudos

Boa tarde Pessoal

Alguém pode me ajudar como utilizar o programa j_1bnfechecknumberranges?

Eu rodei o programa e ele encontrou algumas notas fiscais com salto de numeração e gravou na tabela j_1bnfenumgap.

Verifiquei que essas notas não constam no sistema de mensageria (não é grc).

Copiei a chave de acesso da tabela e tentei verificar no site da nota fiscal eletrônica para ver se o número foi inutilizado, porém reparei que a chave de acesso gravada na tabela está com 39 caracteres ao invés de 44. Reparei que na chave de acesso faltou o mês e ano e também o digito verificador.

Para a inutilização dessas notas serem transmitidas ao SEFAZ precisa ser feito algum desenvolvimeno ou a mesma configuração de nfe já existente no sistema funciona?

Obrigado,

Emerson

Accepted Solutions (0)

Answers (3)

Answers (3)

Former Member
0 Kudos

Boa Tarde,

Estou com esse mesmo problema de saldo de intervalo de numeração, e esto com dúvidas de como resolver o problema.

Apliquei as notas da SAP, rodei o programa: j_1bnfechecknumberranges.

Mas a minha dúvida é a seguinte, como eu faço para inutilizar essas NF's ?

Como eu envio isso para o SEFAZ?

Grata

Karina

Former Member
0 Kudos

Boa tarde Karina

Ainda não conseguimos resolver o problema, até onde verifiquei esse programa está funcionando corretamente, ele gera as notas a serem inutilizadas por salto de numeração da mesma forma que a inutilização de uma nota normal, a diferença é que alguns campos não são preenchidos na estrutura que é acessada pela função J_1B_NFE_XML_OUT do sistema de mensageria, ou seja constatei que o sistema de mensageria não está reconhecendo que essa nota deve ser utilizada.

Eu entrei em contato com a empresa que desenvolveu o sistema de mensageria e eles ainda estão analisando o problema, caso eu descubra alguma coisa referente a SAP eu lhe informo.

De uma lida nos posts dos nossos amigos acima que está explicando bem o funcionamento desse programa.

Atenciosamente,

Emerson

henrique_pinto
Active Contributor
0 Kudos

Caros,

esses numeros saltados nao sao notas propriamente ditas. Nao existe dado de negocio, nao existe planta, cliente, material, nada. Entao nao eh possivel preencher a interface com dados de uma NFe completa; apenas sao passados os dados relativos ao pedido de inutilizacao.

A solucao de mensageria tem que estar pronta pra entender essas msgs e interpreta-las corretamente como um pedido de inutilizacao.

A chave de 39 posicoes para a inutilizacao estah em acordancia com o explicitado no Manual de Integracao (nao existe chave de acesso de 44 digitos para um documento que nunca chegou a ser uma Nota Fiscal).

Att,

Henrique.

Former Member
0 Kudos

Pessoal boa tarde.

Uma das principais razões pela qual seu sistema de mensageria não está reconhecendo essa XML_OUT como uma XML para inutilização é pelo formato como é gerado essa XML_OUT . Essa XML é gerada com todas as faixas puladas encontradas, em um mesmo arquivo.

Então o seu sistema tem que estar preparado primeiramente para diferenciar a XML de inutilização normal, de uma XML de inutilização em lote. O processo tem que ser executado varias vezes pelo seu sistema, de acordo com a quantidade de faixas que foi gerada dentro da XML. Vale constar que o programa só gera essa XML uma única vez, portanto uma vez executado essas faixas não irão aparecer novamente, mesmo que o processo de inutilização não tenha sido completo.

Abraços.

Acácio Barrado.

henrique_pinto
Active Contributor
0 Kudos

Na verdade tem como forcar o programa a executar de novo a interface, eh soh ir na view de customizacao dele e setar o campo do ultimo numero varrido para um numero inferior.

Abs,

Henrique.

Former Member
0 Kudos

Emerson,

Basta aplicar a notas abaixo para corrigir a consequencia dos gaps:

1294917

1297042

1300000

1314856

1331432

1332167

1333232

1338694

1340451

Para solucionar a causa verifica a nota:

1265172

Atenciosamente

Jair Soares

Former Member
0 Kudos

Olá Jair

Tenho todas essas notas aplicadas, inclusive outras notas de atualização para o programa j_1bnfechecknumberranges.

Acredito que o problema deve estar entre o sap e o sistema de mensageria que não estão se comunicando direito quando inutilizo as notas por esse programa.

Obrigado pela ajuda

Emerson.

former_member182114
Active Contributor
0 Kudos

Bom dia Emerson,

Vamos por partes:

> Verifiquei que essas notas não constam no sistema de mensageria (não é grc).

Então obviamente sua mensageria não está preparada para processar cancelamentos de gap.

Note que a chamada à ela também é pela função J_1B_NFE_XML_OUT.

O retorno deve ser feito pela função J_1BNFENUMGAP_STATUS_RFC (veja no R/3)

> Copiei a chave de acesso da tabela e tentei verificar no site da nota fiscal eletrônica para ver se o número foi inutilizado, porém reparei que a chave de acesso gravada na tabela está com 39 caracteres ao invés de 44. Reparei que na chave de acesso faltou o mês e ano e também o digito verificador.

- O ERP envia chave de 39 posições, que é a mesma que é exigida na interface de inutilização na Sefaz.

- Não existe NF-e inutilizada e sim números de NF-e inutilizados. No site da Sefaz vá no link Consulta de Inutilização de Numeração de NF-e a pesquisa é por CNPJ do emitente + ano.

> Para a inutilização dessas notas serem transmitidas ao SEFAZ precisa ser feito algum desenvolvimeno ou a mesma configuração de nfe já existente no sistema funciona?

Do ponto de vista de fazer a inutilização na Sefaz, pode usar as mesmas interfaces de saída.

Porém com certeza você deve construir as ligações DE e PARA o R/3.

Boa sorte nos desenvolvimentos.

Atenciosamente, Fernando Da Ró

Former Member
0 Kudos

Bom dia Fernando

Obrigado pela ajuda, veja meus comentários a seguir, representado por >>

Copiei a chave de acesso da tabela e tentei verificar no site da nota fiscal eletrônica para ver se o número foi inutilizado, porém reparei que a chave de acesso gravada na tabela está com 39 caracteres ao invés de 44. Reparei que na chave de acesso faltou o mês e ano e também o digito verificador.

- O ERP envia chave de 39 posições, que é a mesma que é exigida na interface de inutilização na Sefaz.

- Não existe NF-e inutilizada e sim números de NF-e inutilizados. No site da Sefaz vá no link Consulta de Inutilização de Numeração de NF-e a pesquisa é por CNPJ do emitente + ano.

>> Eu estava consultando a nota fiscal inutilizada no link errado, não sabia que existia um link só para consulta de notas inutilizadas, porém as notas com salto de numeração não estão disponíveis nessa consulta, somente as que o usuário inutilizou manualmente.

Vamos por partes:

Verifiquei que essas notas não constam no sistema de mensageria (não é grc).

Então obviamente sua mensageria não está preparada para processar cancelamentos de gap.

Note que a chamada à ela também é pela função J_1B_NFE_XML_OUT.

O retorno deve ser feito pela função J_1BNFENUMGAP_STATUS_RFC (veja no R/3)

>>Verifiquei que a função J_1BNFENUMGAP_STATUS_RFC existe no sitema, e a J_1B_NFE_XML_OUT existe, porém não tem código nenhum, tenho código apenas no programa J_1BNFEXMLOUT e na badi. Existe alguma maneira de eu verificar que o SAP está correto e o problema está no sistema de mensageria?

Para a inutilização dessas notas serem transmitidas ao SEFAZ precisa ser feito algum desenvolvimento ou a mesma configuração de nfe já existente no sistema funciona?

Do ponto de vista de fazer a inutilização na Sefaz, pode usar as mesmas interfaces de saída.

Porém com certeza você deve construir as ligações DE e PARA o R/3.

>>Quando vc fala em construir as ligações DE e PARA o R/3 você está falando da RFC enf_br_2006 ou é outra coisa?

É algum tratamento que o meu sistema de mensageria deveria ter para entender a solicitação de inutilização de faixa de numeração do SAP?

Obrigado pela ajuda.

Emerson

former_member182114
Active Contributor
0 Kudos

Bom dia Emerson,

Conforme você verificou ainda não chegou na Sefaz, então vamos por partes né:

- O R/3 envia para mensageria não estranha através da função J_1B_NFE_XML_OUT (mensageria) (que deve estar no sistema mensageiro ou importada PI para integração, por isto é vazia - interface apenas), esta parte já deve ter estar ok, pois é a mesma função para os três tipos de transmissão (envio NF-e, inutilização, cancelamento).

- Porém os dados que saem do R/3 com destino ao mensageria pela função J_1B_NFE_XML_OUT (mensageria) não são completos, tem apenas o suficiente para pedir a inutilização, a mensageria tem que considerar isto e também considerar que é um registro novo pra mensageria.

- Respondendo sua pergunta: não sei, cheque onde é executada a J_1B_NFE_XML_OUT. Verificar se o SAP está correto vc pode via debug no ponto de chamada até chegar nesta CALL FUNCTION destination.....

- O de-para é justamente nesta chegada com menos informação e a mensageria, até pegar o fluxo normal de inutilização...

- O caminho da mensageria pro R/3 é diferente um retorno normal segue a função J_1B_NFE_XML_IN_TAB (R/3), porém a inutilização de gap no R/3 deve ser retornada pela J_1BNFENUMGAP_STATUS_RFC (R/3)

- O DE/PARA é na sua mensageria.... os códigos no R/3 estão prontos.

- Sim. Provavelmente a mensageria precisa de adaptações. Se foi uma consultoria, solicite a investigação e estas modificações.

Atenciosamente, Fernando Da Ró