cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 

B2B Inbound Error -- adapter sender - Mail ( IMAP4 )

Former Member
0 Kudos

Boa tarde

Estou tendo um erro quando tento ler uma caixa de e-mail via scenario B2B inbound utilizando sender adapter mail (IMAP4)

estou passando as seguintes informações no adapter sender :

URL IMAP://SP3EXCEVSK303/inbox

Authentication Method : Plain

USER : nfe

SENHA : XXXXX

Poll interval(Min) : 1

Keep Attachments : X

namespace : http://sap.com/xi/NFE/005a

interface name : NFB2B_procNFe_OB

na Tab Module :

module Configuration :

inseri parametros da mesma forma que é sujeriro neste link:

http://wiki.sdn.sap.com/wiki/display/XI/StepbyStepMailToFileScenario

e mesmo assim o erro continua...

veja o log extraido do comuncation Channel Monitoring :

exception caught during processing mail message; java.io.IOException: invalid IMAP status response; not finding * STATUS, but 001I NO The requested item could not be found.

estou acreditando que possa ser algum problema para identificar o tipo de arquivo anexo por isso ele não consegue selecionar os itens nessa caixa de correiro...

o estranho

que na aba Module -> Processing Sequence inclui um module key a mais -" localejbs/AF_Modules/PayloadSwapBean"

e estou usando dois contents:

Content-Disposition = attachment; filename="MailAttachment-1.xml"

Content-Description = MailAttachment-1.xml

o estranho que vem um item default no processing Sequencia

sap.com/com.sap.aii.adapter.mail.app/XIMailAdapterBean

não deveria ser

localejbs/sap.com/com.sap.aii.adapter.mail.app/XIMailAdapterBean

Alguém teria uma dica ...?

Agradeço desde já

Edited by: Ronaldo de Moraes on Oct 15, 2009 4:58 PM

Accepted Solutions (1)

Accepted Solutions (1)

former_member182114
Active Contributor
0 Kudos

Bom dia Ronaldo,

O IMAP é diferente de POP, se a mensagem no IMAP estiver marcada como lida, então o PI não irá "ler". Então sempre deixe um email novo por lá.

O endereço do imap está sendo atingido ? Marca o flag "Fetch Report" que irá gerar uma mensagem visível na SXI_MONITOR.

O usuário está autenticando ? talvez seria algo como nfe(arroba)empresa.com.br (o SDN não deixou postar com arroba) ou nfe/domínio

Quanto a Processing Sequence, acho que você está correto. Não consegue trocar ? Tenta remover e colocar na ordem certa.

Atenciosamente, Fernando Da Ró

Former Member
0 Kudos

Boa Tarde

sim hj o PI se loga só não consegue listar esses itens na caixa, foi solicitado um log para o pessoal de exchange e verificaram que o PI se Loga e não apresenta erro algum. No PI este erro é visualizado no Comunication Channel Monitoring...!

Será que por algum motivo o adapter não esta indentificando o tipo de anexo no momento que ele vai listar essas Mensagens ?

Outro detalhe é que qnd abro essa conta de e-mail pelo webmail da empresa um erro é apresentado quando tento baixar os arquivos... "o arquivo foi bloqueado ..."entrei em contato com o ADM do servidor de e-mail ele disse que esse erro é causado pelo internet explorer ...então testei pelo Outloock e consegui baixar o arquivo...

se for problema de identificação do tipo de arquivo anexado isso é informado na aba module

correto?

usando estes dois contents

Content-Disposition = attachment; filename="MailAttachment-1.xml"

Content-Description = MailAttachment-1.xml

e detalhe o flag "Fetch Report" não esta gerando mensagem visível na SXI_MONITOR.

Atenciosamente

Ronaldo

Edited by: Ronaldo de Moraes on Oct 15, 2009 10:35 PM

former_member182114
Active Contributor
0 Kudos

Bom dia Ronaldo,

Se não gerou mensagem do Fetch Report então não baixou nada no email, tenta mandar um email novo (sem e com attachment).

Divida seu teste para identificar onde de fato está o problema:

1) "Converse" com o servidor de email - Teste a conectividade a partir do servidor PI até o servidor de email:

- execute "telnet SP3EXCEVSK303 imap" (Veja detalhes aqui: Comandos Telnet)

2) Sua questão sobre segurança pode impactar também, às vezes o servidor PI não tem visibilidade para o servidor de email na porta imap (firewalls).... mas ach oque não é o seu caso

3) Configure uma conta pop (use de outro servidor) para terminar a configuração do B2B e matar as dúvidas referentes aos contents....

Você executando o 1 e 3 irá ser fatal para o seu problema.

Atenciosamente, Fernando Da Ró

Former Member
0 Kudos

Bom Dia

Fernando,

o teste 1 foi executado com Mozila firefox no próprio ambiente,...consegui me conectar com telnet porem não consegui usar o openssl na porta 993

o teste 3 não será possível pois o cliente não liberou a porta e acesso a outro servidores e aqui não tem POP3

former_member182114
Active Contributor
0 Kudos

Bom dia Ronaldo,

Veja esta nota 856599 - FAQ: XI 3.0 / PI 7.0 / PI 7.1 Mail Adapter, atenção à questão 9.

Atenciosamente, Fernando Da Ró

Former Member
0 Kudos

Boa Tarde

Fernando

Segui as recomendações da nota fiz uma audio com o adm do servidor exchange ele confirmou o log de conexão no servidor exchange mais o erro permaneceu ...acessei o webmail as mesg estão lá com status de não lidas o que me chamou a atenção foi que quando entro pelo webmail eu não consigo baixar o anexo e quando é via outloock eu consigo..!

grato

Ronaldo

former_member182114
Active Contributor
0 Kudos

Bom dia Ronaldo,

Sobre o anexo não estar disponível via webmail é uma questão do administrador, não é o seu problema.

Observe que acessar o webmail não é acessar o mail server, na visão do usuário quando você acessa o webmail você está rodando um aplicativo via HTTP que irá se conectar ao mail server, diferentemente de IMAP em que você irá conectar-se diretamente ao mail server. Não estou certo se você está acessando o IMAP server corretamente.

Para esclarecer esta dúvida, siga os passos descritos aqui Como verificar a conectividade básica de IMAP usando o Telnet, você tinha dito Firefox certo ? então vc não fez o teste de acesso ao IMAP e sim ao webmail (bem diferente):

O melhor seria você matar a questão de acesso ao IMAP server contectando-se diretamente à ele (use o telnet, não o mozilla):

telnet sp3excevsk 143

Resposta esperada:

+OK Microsoft Exchange IMAP4rev1 server version x.x.x (F.Q.D.N.) ready

Faça o login:

login nfeARROBAseudominio.com.br suasenha

Resposta esperada:

+OK LOGIN completed

Entre na "Caixa de Entrada", por default nomeada inbox:

select INBOX

Resposta esperada (no seu caso espera-se algumas em UNSEEN):

  • <#> EXISTS

  • <#> RECENT

  • FLAGS (Seen Answered Flagged Deleted Draft)

  • OK

  • OK [UNSEEN <#>] Is the first unseen message

  • OK UIDVALIDITY value.

? OK SELECT completed.

Faça o logout:

logout

Resposta esperada:

  • BYE Microsoft Exchange IMAP4rev1 server version 5.5.2654.50 signing off

? OK LOGOUT completed.

Sua configuração no PI deveria ser:

URL: imap://sp3excevsk303/inbox

usuário: nfeARROBAseudominio.com.br

Atenciosamente, Fernando Da Ró

henrique_pinto
Active Contributor
0 Kudos

Ronaldo,

veja essa thread:

O usuario respondeu que resolveu trocando a URL.

O inbox é case sensitive? Tentou com INBOX, Inbox...?

Outra coisa, em geral, quando utilizei IMAP, o usuario era da forma XXX/YYY, nao tenho ctz se era user/folder ou domain/user.

Pode ser que esteja faltando info no usuario que vc está utilizando.

Abs,

Henrique.

Former Member
0 Kudos

Bom Dia

Fernando e Henrique,

realmente estava com problemas

pois o qnd questionei o adm de exchange me informou que a pasta se chamava nfe(arroba)dominio

e nesse caso o nome da pasta de entrada é inbox (Coisa que teria pego com o comando list após se logar via telnet)

a URL : imap://sp3excevsk303/inbox

e não

imap://sp3excevsk303/nfe(arroba)dominio.

vlw mestres ... obrigado pela força..!

Answers (1)

Answers (1)

Former Member
0 Kudos

o Problema estava na URL de conexão

IMAP://servidor de e-mail/pasta

IMAP://sp3excevsk303/inbox e não

IMAP://sp3excevsk303/nfe(arroba)dominio

obs estou corrigindo uma informação errada que passei, na configuração do modulo

o correto seria

1 | swap.keyValue | MailAttachment-1

e não

1 | swap.keyValue | MailAttachment-1.xml

veja como toda configuração do modulo ficará caso o anexo da NFE seja ".xml"

na aba module

Processing Sequence

1 localejbs/AF_Modules/PayloadSwapBean | Local Enterprise Bean | 1

2 localejbs/sap.com/com.sap.aii.adapter.mail.app/XIMailAdapterBean | Local Enterprise Bean | mail

Module Configuration

1 | swap.keyName | Content-Disposition

1 | swap.keyName | Content-Description

1 | swap.keyValue | attachment; filename="MailAttachment-1.xml"

1 | swap.keyValue | MailAttachment-1

obrigado

Edited by: Ronaldo de Moraes on Oct 18, 2009 3:28 PM