cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 

Fila SMQ2 travando.

Former Member
0 Kudos

Bom dia a todos.

De vez em quando, filas de mensagens de NF-e no PI ficam processando a mensagem: CANCR_CancellationRequestProcess

infinitamente. (travando a fila).

Ou então a mensagem: BATSR_BatchStatusRequestProcess (esta fica com bandeira quadrada, mas nao sai da fila).

Consequencia: Todas notas que cairem nesta fila, estão acumulando.....só libera quando excluo a mensagem manualmente da fila.

Alguem tem alguma dica?

At.,

Bernardo Tavares Braga

Accepted Solutions (1)

Accepted Solutions (1)

former_member182114
Active Contributor
0 Kudos

Bom dia Bernardo,

Tente não deletar as filas, primeiro tente Lock and Unlock ou Ativar na SXMB_ADM (Administração de filas)...

Veja a SAP Note 813029 - Automatic processing of failed XI messages e o programa RSQIWKEX.

Verifique na SMICM e SMGW se as conexões java tem canais disponíveis, talvez você tenha que fazer algum tunning.

Verifique se os jobs de housekeepking estão em ordem nos seus clients http://help.sap.com/saphelp_nw70/helpdata/en/cd/20bc3ff6beeb0ce10000000a114084/content.htm

Verifique se no client do PI a transação SWF_XI_CUSTOMIZING está tudo verdinho...

Como as duas interfaces que você citou são externas, verifique se tem alguma pendência no proxy/internet em relação a esta conexão.

Atenciosamente, Fernando Da Ró

Answers (1)

Answers (1)

Former Member
0 Kudos

RSQIWKEX funcionou maravilhosamente.

(estava travando devido a bloqueio de usuario no SAP ECC)

Obrigado novamente.

At.,

Bernardo Tavares Braga

Former Member
0 Kudos

Bom dia. Problema voltou a ocorrer com uma certa frequencia (fila XBTR*). Testei o PROXY CANCR_nfeCancelamentoNFResponse_IB com o XML abaixo (a mensagem que deu o ultimo travamento) e deu a mensagem:

"Val.p/o tipo g esperado, Byte-Offset in XML: 854 , ST: /1SAI/TXS8795D8355A2A5CC0B503, Line: 69"

Pesquisando na internet, alguem do fórum do PI falou que o Byte-Offset apenas indica onde o problema esta. Para verificar no XML a linha e coluna da mensagem acima.

Pesquisando no XML abaixo, o Byte-offset fica onde coloquei (AQUI é o 854).

Porem não consegui encontrar nenhum problema no XML. Alguma dica?

Former Member
0 Kudos

Debuguei o PROXY acima:

1) METHOD: CL_PROXY_ADAPTER_TEST

Linha 70: lr_request_part->deserialize( reader = lr_reader ).

2) METHOD: CL_SXMLP_DATA_ST

Linha 40: call transformation (m_transformation)......etc.

(quando tento entrar na chamada acima (2), lança a exceção:

Linha 46: catch cx_xslt_system_error cx_st_error into l_exception.

Onde l_exception recebe o valor:

Outras observações:

1) Testei tambem outras mensagens de cancelamento e para TODAS aparecem a mensagem do Byte-Offset. Porem as outras não travaram a fila.

Outros testes:

a) PROXY BATSR_nfeRetRecepcaoResponse_IB e o mesmo erro ocorre - no mesmo lugar (lembrando que essa mensagem tambem trava a fila).

b) PROXY SIGNN_SignedNFe_IB o mesmo erro ocorre - no mesmo lugar

c) PROXY NFESC_nfeConsultaNFResponse_IB o mesmo erro ocorre - no mesmo lugar

d) PROXY NFB2B_enhProcNFe_IB o mesmo erro ocorre - no mesmo lugar

e) PROXY BATCH_nfeRecepcaoLoteResponse_IB e não deu nenhum erro.

former_member182114
Active Contributor
0 Kudos

Bom dia Bernardo,

O conteúdo da tag retCancNFeStr os caracteres devem estar escapados, ou irá dar este erro.

Pegue o mesmo XML que vc postou e tudo que estiver dentro da tag troque:

< por & lt; e
> por & gt;      ** o espaço entre o macro e o lt/gt nao existe, foi apenas para postar

Faça download do payload ao invês de ctrlc e ctrlv.

A propósito, a fila fica parada por este erro ? Será que a Sefaz está mandando assim ?

ou isto acontece apenas no teste SPROXY e o erro que para a fila é outro?

Atenciosamente, Fernando Da Ró

Former Member
0 Kudos

Ahn....realmente...fiz o download do payload (tanto da mensagem de Cancelamento quanto do BatchStatus) e mandei carregar o arquivo ao invés de copiar. Funcionou sem erro.

Então não e isso....rs.

Não sei qual o motivo da fila ficar travando em status RUNNING. Estou tentando achar um motivo....rs.

Só acontece com as mensagens: CANCR_CancellationRequestProcess e BATSR_BatchStatusRequestProcess.

Geralmente, basta eu desbloquear a fila que a mensagem sai, mas as vezes tenho que deletar a mensagem da fila e ativar novamente.

O problema é que isso ocorre esporadicamente e a qualquer hora.

Outra coisa que notei foi o conteudo do "Performance Header" da mensagem "Response":

......

<SAP:RunTimeItem>

<SAP:Name type="DBQUEUE">DB_ENTRY_QUEUING</SAP:Name>

<SAP:Timestamp type="begin" host="XP0DB0I">20100301213312.766131</SAP:Timestamp>

</SAP:RunTimeItem>

<SAP:RunTimeItem>

<SAP:Name type="DBQUEUE">DB_ENTRY_QUEUING</SAP:Name>

<SAP:Timestamp type="end" host="XP0DB0I">20100301230401.656427</SAP:Timestamp>

</SAP:RunTimeItem>

.....

Repare que o tempo entre o "begin" e o "end" esta muito alto e provavelmente só finalizou após eu desbloquear a fila.

At.,

Bernardo Braga

Edited by: Bernardo Braga on Mar 2, 2010 2:37 PM

former_member182114
Active Contributor
0 Kudos

Bom dia Bernardo,

Quando a fila travar novamente, pegue o ERRO que se apresenta na SMQ1/SMQ2. Tinha um caso em que o GRC se perdia nos retornos devido ao acesso à /xnfe/xml (veja se dá pra visualizar na SM50 longas execuções DIA acessando esta tabela), isto foi corrigido nas SAP Notes 1393118 (SP12).

Acho que pode ter algo com isso, ou então algo novo, pois esta fila XBTR é a que executa também as funções _IN no ABAP CORE, e qualquer lentidão nesta execução pode causar isto.

Dicas:

- veja o erro que aparece na SMQ1/SMQ2 (detalhe)

- veja se tem algum processo com tempo de execução elevado na SM50

- planeja o upgrade pro SP13... este problema acho que é velho.. rsss

Atenciosamente, Fernando Da Ró

Former Member
0 Kudos

Tenho um problema como esse que vc citou, de tempos em tempos entra um processo na sm50 geralmente acessando a SXMCLUR , ai eu mato ele  deleto a primeira linha da fila e reprocesso, fazendo isso depois a fila anda.

So que estou no SAPK-10017INSLLNFE

os jobs de limpeza dessas tabelas estao ativos.

teria alguma ideia?