cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 

Paralelismo de Filas e Melhoria de Performance.

Former Member
0 Kudos

Bom dia pessoal,

A empresa aonde trabalho já possui o SAP GRC / PI rodando há quase um ano e atualmente estamos tendo problemas de performance no tratamento de mensagens. Determinadas mensagens ficam por um bom tempo paradas na fila de BPM.

Ouvi dizer que posso otimizar o processamento das mensagens através da configuração de "Paralelismo de Filas".

Alguém sabe dizer como faço isso no PI?

Outras dúvidas:

. Como saber a qual fila pertence determinada mensagem? Olho na MONI?

. Sei que posso configurar prioridade de mensagens na fila através da transação SXMB_ADM, mas caso não esteja configurado, como o PI gerencia se determinada mensagem vai pra uma fila de alta ou baixa prioridade

Agradeço muito qualquer ajuda.

[]'s.

Hyalen.

Accepted Solutions (1)

Accepted Solutions (1)

former_member182503
Active Contributor
0 Kudos

Bom dia Hyalen,

Dê uma olhada na nota 1243471.

Na transação SWF_INB_CONF, você abrirá o SWCV SAP SLL-NFE e cada Integration Process (BATCH..., BATSR...) terá sua opção de filas aberta para configuração (Isso responde a sua primeira pergunta).

Quanto a segunda, eu imagino que seja por ordem de chegada.

[]'s

Edited by: Jose Nunes on Aug 31, 2009 9:22 AM

Answers (3)

Answers (3)

Former Member
0 Kudos

Pessoal, muito obrigado a todos vcs

Ajudou pra caramba com as dúvidas que eu tinha.

Former Member
0 Kudos

Pessoal, MUITO obrigado.

Já mandei bala no ambiente e está tudo 100%.

Valeu.

Hyalen.

former_member182114
Active Contributor
0 Kudos

Bom dia Hyalen,

Este tópico de performance, começa em aumentar fila, porém o ajuste fino é um tuning que deve ser feito com cautela pois cada ponto modificado deve considerar RAM, CPU's, processamento, dialogs disponíveis, RFC disponíveis, HTTP's.... Dê uma olhada neste artigo:

Process Integration Performance Check - Analysis of performance problems and possible solution strat...

> . Como saber a qual fila pertence determinada mensagem? Olho na MONI?<

Quando na SMQ2, dê duplo clique na fila para ver detalhes, duplo clique novamente para ver os processos, Dê duplo clique no TID para ver a ligação desta qRFC com a mensagem XI (processo do negócio).

Atenciosamente,

Fernando Da Ró

henrique_pinto
Active Contributor
0 Kudos

Hyalen,

no PI existem basicamente 2 "tipos" de filas (alem dos demais tipos "ABAP standard", como as Update tasks, Background Tasks (q vc ve na SM58) etc).

1. filas de processamento de mensagem (ou Integration Engine, IE, queues): sao as filas que correspondem a cada "braço" numa integracao, e.g. Inbound Processing, Outbound Processing, Acknowledgements etc. Apenas disponiveis para mensagens assíncronas, já que msgs síncronas sao executadas imediatamente. Cada mensagem na fila é na verdade uma qRFC schedulada para ser executada quando o sistema tiver work processes disponíveis. Vc consegue priorizá-las na SXMB_ADM;

2. filas de BPM (ou Business Process Engine, BPE, queues): sao as filas que correspondem a BPMs sendo executados no BPE. Na verdade, cada BPM tb é uma qRFC, e vc pode ve-los na SMQ2 ou SMQR, por exemplo. O tratamento diferenciado se dá na hora de priorizar, que vc faz pela SWF_INB_CONF, como falado pelo Jose Nunes.

Pra vc ver a fila de uma msg na MONI, vc pode seleciona-la e ir no menu Goto -> qRFC/bgRFC Monitor (vai chamar a SMQ1/SMQ2, dependendo da direcao da mensagem).

Caso vc nao tenha priorizado nada na ADM, todas as msgs sao tratadas igualmente (a menos da priorizacao por tamanho de mensagem XML, que já vem por default, mas que nao seria relevante no caso de NFes).

Abs,

Henrique.