cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 

Gap de numeração de lotes

former_member182503
Active Contributor
0 Kudos

Olá a todos,

Estamos em produção desde segunda, 17/08 sem grandes problemas, graças a fase em paralelo.

Porém, esta madrugada tivemos dois casos de notas que ficaram paradas com o status 03 Signed no monitor do GRC.

Na tabela /XNFE/NFEBAT, as notas constavam com número de lote. Porém, o lote não existia nas tabelas /XNFE/BAT_HIST, /XNFE/BATSTA e /XNFE/NFEBATCH_V.

Verifiquei ST22 e SM14 atrás de problemas de update, mas não encontrei nada. Por algum motivo, a nota foi incluida em um lote que não "vingou", provavelmente por problema no Job do programa /XNFE/PROCESS_REPORTS e seus subsequentes.

Na sequencia, verifiquei um lock na SM12 p/ o usuário que RODAVA(trocamos o usuário do job ontem, 20/08) o job /XNFE/PROCESS_REPORTS ref. ao dia 19/08. Apaguei o lock, pois ele me parecia estar "perdido".

Por mais que o Report estivesse lockado para o usuário "X", o mesmo estava rodando sem problemas pelo usuário "Y". Não deveria ter dado problema na hora que o usuário "Y" tentasse rodar o report já locado por outro usuário?

Para poder liberar os 2 lotes parados em Status "03 Signed", entrei na tabela /XNFE/NFEBAT, editei o campo BATCHID, apagando o número dos lotes com problema e salvando. Ao fazer isso, um novo lote já foi atribuido as notas e elas foram processadas com sucesso.

A minha questão é: O fato de não ter gerado o lote nas tabelas /XNFE/BAT_HIST, /XNFE/BATSTA e /XNFE/NFEBATCH_V não deveria gerar algum tipo de log de erro, dump, etc?

Henrique/Fernando, Com base no KB de chamados e no conhecimento do sistema, o LOCK pode ter sido o responsável por estes problemas? Algum outro motivo aparente?

ps: Usei esta [thread|; como fonte de informação.

[]'s

Accepted Solutions (1)

Accepted Solutions (1)

henrique_pinto
Active Contributor
0 Kudos

José,

vi esse caso em apenas 2 clientes até hoje, e em ambos o caso era relacionado a erros de commit no DB que nao eram logados como erro na plataforma de aplicacao, ou seja, era erro do próprio DB ou no driver DBxPlataforma ABAP. Se nao me engano, ambos usavam DB2. Vc usa esse banco?

Em 1 dos clientes o problema foi resolvido com update do DB2.

No outro, eles reduziram bastante com tunning.

Em paralelo, se nao me engano o da Ros propos uma solucao de mitigacao para resolver os casos que ocorrerem enqto o time de DB nao conseguir resolver o problema de fato. Abra um chamado com a descricao do problema.

Abracos,

Henrique.

former_member182503
Active Contributor
0 Kudos

Henrique,

obrigado pela resposta rápida.

Sim, aqui o banco é DB2 v9.5.0.4 with FixPack 4 na plataforma AIX.

Pedi pro DBA dar uma analisada no sistema pra ver se encontra algo e também vou abrir uma OSS.

[]'s

José Nunes

Former Member
0 Kudos

Boa tarde,

Um dos projetos no qual este problema aconteceu foi o que estou alocado agora. Estávamos com o SP6 (agora estamos no SP9) do SAP GRC NFE e com a aplicação das SAP notes 1278864 e 1301810 (incluindo as notas de pré-requisito) estes problemas foram minimizados.

Foi aberto um chamado junto a SAP e a equipe de BD deles analisou e auditou o banco de dados por alguns dias, e após conversas junto à equipe de BASIS do projeto este problema foi minimizado, porém ainda ocorre algumas poucas vezes (em relação ao volume de notas emitidas - 30.000/dia - as ocorrências não chegam a 0,05%).

No período em que a equipe de BD da SAP estava realizando suas analises, foi disponibilizado pelo da Rós um relatório que executava os procedimentos de analizar o log da SLG1 e caso o problema tivesse ocorrido em um período pré-determinado pelos critérios de seleção, limpava o conteúdo do campo /XNFE/NFEBAT-BATCHID, fazendo com que as notas fossem incluídas em um novo lote e enviadas as autoridades.

At.

David

former_member182503
Active Contributor
0 Kudos

Obrigado pela resposta David,

Após ter aberto chamado, o Da Rós passou o programa que você citou, estamos testando para coloca-lo em PRD.

Quanto ao GRC, já estamos no SP09.

[]'s

José Nunes

former_member182114
Active Contributor
0 Kudos

Bom dia José Nunes,

Este report servirá apenas para o incidente, não para a causa raiz. Não esqueça de devolver o chamado para SAP para análise da causa raiz.

Os outros dois chamados foram enviados à equipe de banco de dados pois o "sintoma" do problema parece ser uma falha no isolamento de transação ou no enfileiramento de commits/locks.

Para se criar um lote o programa /xnfe/collect_batch seleciona do banco registros na tabela /xnfe/nfebat (ligação entre NF-e e Lote) com batchid zerado, ou seja, prontas para entrar em lote. Só quem faz este papel é o endless job /xnfe/process_reports (collect_batch é um subprocesso)... Então não há problemas de concorrência na criação de lote.

O problema acontece ao fazer update nesta tabela colocando o novo número de lote na associação com a NF-e. Neste ponto que digo que o "sintoma" aponta para alguma característica do banco de dados.

Qualquer ajuda da equipe de banco de dados é bem vinda.

Atenção: Não sei se o problema é banco de dados, hoje o sintoma aponta para ele porém pode ter trocentas variantes

Atenciosamente,

Fernando Da Ró

former_member182114
Active Contributor
0 Kudos

Problema com DB2 resolvido... Ufaaaa

SAP Note 1393493

Answers (0)