cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 

Contabilização de Remessa em doação

Former Member
0 Kudos

Pessoal,

Temos um item cadastrado em nosso sistema em que as contas contábeis são definidas pelo Grupo de Itens em que a conta de receita está criada como (Venda de Mercadorias - Matriz).

Numa determinada operação teremos que enviar um destes produtos para Doação, e neste caso ao verificar a contabilização da nota a conta contábil de receita será (Venda de Mercadorias - Matriz), porque foi definida no Grupo de Itens, mas neste caso, por se tratar de um Doação, precisaríamos que a conta de receita fosse direcionada para uma outra conta contábil (Doação de Mercadorias - Matriz).

pergunta, é possível modificar isso numa única operação de saída sem alterar o Grupo de itens, ou para casos como este, é melhor fazer um ajuste através de Lançamento Contábil Manual?

Agradeço as ajudas.

Accepted Solutions (0)

Answers (5)

Answers (5)

Former Member
0 Kudos

Paulo Calado

Preciso fazer uma Nf de bonificação e tem que ter esta contabilização como faço no sap, quando utilizo só imposto na NF de saida , só contabiliza o Icms, preciso que tem a contabilização abaixo, o que devo fazer?

Saida de Bonificacao

D- Bonificacao (conta de resultado)

C-Estoque de mercadoria(estoque proprio)

D-ICMS (despesa de icms)

C-ICMS a Recolher

Jaqueline Martins

Former Member
0 Kudos

Francisco.

Para este caso você deverá estar fazendo um processo manual.

Na tela de entrega de mercadoria, você deverá estar habilitando a coluna Conta CPV, onde deverá ser informado a conta contábil de doação.

Como é tela de entrega, e não agrega receita, a coluna conta contábil não tem efeito.

Ao gravar a nota o processo irá ficar na contabilidade assim --> Credita Estoque - Debita Doações.

At. Luis Neves

Former Member
0 Kudos

Francisco,

O procedimento mais adequado ao lançamento de NF de doação é a utilização da ferramenta Só imposto. Para utilizar essa ferramenta basta ao efetuar o lançamento da NF normal (qtdade, preço, cód de imposto, cfop, etc...) após preencher todos os campos acione o ícone "configurações do formulário">"formato da tabela"> procure a opção "só imposto" e marque as opções "visível" e "ativo", ao executar esse procedimento você poderá observar que nas linhas do documento irá aparcer uma coluna "só imposto", basta você marcar o box que consta nessa coluna. Ao marcar o box "só imposto" o SAP irá zerar o valor da NF contabilizando apenas as movimentações referentes a estoque, CMV e impostos.

Respondendo a sua 2a pergunta, você pode sim alterar a conta de receita somente no lançamento dessa NF, para fazer isso ao lançar a NF de saída acesse "configurações do formulário">"formato da tabela"> procure a opção "conta contábil" e marque as opções "visível" e "ativo", ao executar esse procedimento você poderá observar que nas linhas do documento irá aparcer a coluna "conta contábil", essa coluna se refere a conta de receita na qual a NF em questão será apropriada, basta você alterar essa conta para a conta onde desejada. OBS: Este segundo procedimento não é adequado do ponto de vista contábil.

Espero ter te ajudado neste caso.

André Maia

0 Kudos

André, continuando o assunto citado (Doação), mesmo marcando a opção só imposto na linha de cada item, estou tendo dificuladade no que se refere a IPI, o mesmo não soma ao valor total do produto. O que posso estar fazendo de errado?

Grato,

Adilson Nascimento

Erico_Mattos
Participant
0 Kudos

Olá André!!

Boa tarde!


Sou consultor FICO e meu cliente está precisando dar entrada em um material como doação.


Fazendo uma busca encontrei esses posts.


Vc deu a dica de usar uma ferramenta "Só impostos".

Por favor,

Essa solução é apenas para o business one?



Muito Obrigado!

wesleyhonorato
Product and Topic Expert
Product and Topic Expert
0 Kudos

Prezado Francisco,

verifique se o link abaixo funciona pra você:

http://service.sap.com/smb/sbo/2007A -> Localization in 2007 B (lado direito da tela) -> Webex session: 2007 B PL09: An important milestone achieved (parte inferior da tela)

Atenciosamente,

Wesley Honorato

Former Member
0 Kudos

Olá Wesley,

Infelizmene quando clico no link, aparece a mensagem abaixo.

The alias SMB/SBO/2007A that you have entered does either not exist, or you are not authorized to access it

Seria um problema com o meu usuário?

Former Member
0 Kudos

Olá

Essa situação ocorre devido a falta de privilégios.

Está conetando como cliente ou parceiro?

Paulo Calado

SAP Business One Forums Team

wesleyhonorato
Product and Topic Expert
Product and Topic Expert
0 Kudos

Prezado Francisco,

este tipo de cenário esta diretamente relacionado com a funcionalidade "Tax Only" (Só Imposto). Para maiores informações acerca deste assunto, peço a gentileza de analisar a apresentação no Portal da SAP. Siga os passos abaixo:

Portal da SAP -> Product Availability -> SAP Business One 2007 Info Center -> Localization in 2007 B -> Webex session: 2007 B PL09: An important milestone achieved

Espero que tal documentação resolva o seu caso.

Atenciosamente,

Wesley Honorato

Former Member
0 Kudos

Caro Wesley,

Em primeiro lugar obrigado pela resposta, mas infelizmente não encontrei as informações que você me indicou, em relação ao portal, qual deles especificamente você está se referindo? Você tem a URL?

Obrigado,