cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 

Processo de importação - NF-e de entrada

Former Member
0 Kudos

Olá pessoal,

Alguém poderia me ajudar com dicas de como proceder para implementar o processo de importação utilizando nota fiscal eletrônica para a entrada das mercadorias?

Atualmente, o nosso despachante emite a NF de entrada referente a importação (sistema externo ao SAP) e esta somente é escriturada no SAP ao receber a mercadoria na empresa.

Com a utilização da NF-e isso não será mais possível pois, ao emitirmos a NF-e via SAP, a nota será escriturada antes da entrada da mercadoria.

Alguém poderia me exemplificar uma solução adotada?

Obrigada,

Gláucia

Accepted Solutions (1)

Accepted Solutions (1)

Former Member
0 Kudos

Na empresa que eu trabalho mantemos a geração da NF-e pelo despachante e fazemos o registro no SAP somente no recebimento da mercadoria no destino. Ou seja, não alteramos o processo.

Se fizeres o processo de geração da NF-e no SAP o sistema irá registrar nos livros a nf-e no ato da emissão, sendo que você deve registrar a nf-e de entrada no recebimento da mercadoria no destino. Existem empresas que após o recebimento alteram a data de lançamento da nf-e. Só que isso pode ser um problema caso você não receba mercadoria no destino (roubo da carga, acidente...); você vai ter a NF-e registrada nos livros de entrada sem ter efetivamente dado entrada na mercadoria.

No nosso caso integramos a(s) solução(ões) do despachante ao GRC.

se precisar de maiores esclarecimentos avise.

Abraço

Eduardo

Former Member
0 Kudos

Oi Eduardo,

Obrigada pela dica.

Fico ainda com uma dúvida, como o seu despachante está emitindo a NF?

A certificação eletrônica está no seu servidor não é?

Como o seu despachanete consegue emitir esta nota?

Obrigada,

Abraços

Gláucia

Former Member
0 Kudos

Oi Glaucia.

Foi solicitado uma série de nf-e específica para importação. A NF de importação é emitida através do softway (sistema de importação licenciado pela nossa empresa).

Como falei toda nossa comunicação foi centralizada no GRC/XI e a certificação está instalada neste. Até onde eu sei você pode ter o seu certificado digital instalado em mais de um ambiente/servidor.

Não houve alteração no processo de emissão digamos assim.

espero ter ajudado.

qualquer outra dúvida é só avisar.

abraço

Eduardo

Former Member
0 Kudos

Oi Eduardo,

Obrigada pela dica!

Vou falar com a equipe de infra e verificar a possibilidade de utilizarmos a certificação digital no despachante de maneira a utilizarmos a mesma solução adotada por vocês.

Abraços,

Gláucia

Answers (0)