cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 

Retorno com Nota do Cliente

Former Member
0 Kudos

Pessoal, ja naveguei pelas mensagens mais nao consegui ainda esclarecer uma duvida.

Quando eu faco um retorno com a nota fiscal do cliente, e caso a nota do cliente seja uma NFe, eu preciso completar na via J1B2N os campos Numero Aleatorio e Dig de Ctrl para conseguir enviar a nota completa para a Sefaz.

E se meu cliente retornar com uma nota fiscal convencional ? eu nao terei o numero aleatorio nem o dig. ctrl para completar a NFe pra enviar pra sefaz, ai minha nota fica presa na J1BNFE dizendo que preciso completar os dados.

Como resolvo esse problema ?

Abracos.

Kleyson Rios

SD Jr.

Accepted Solutions (1)

Accepted Solutions (1)

0 Kudos

Kleyson,

Melhor separar em duas partes a questão.... Processo e NFE....

Processo.

A- Se um cliente emite uma NF de devolução para a empresa esta será a nota que vai para a contabilidade e a nota que a empresa dará entrada na mercadoria. A empresa não emitira nenhuma nota adicional, não precisará pedir autorização a sefaz, etc...

B- Caso o cliente devola a mercadoria com a própria NF que a empresa remeteu a venda, entao a empresa emite uma nota de entrada. Esta NF que será escriturada em livro fiscal.

Para cada um dos processos acima, no SAP, temos categorias de notas fiscais diferentes (NFTYPE), normalmente, N4 e N5. Estas categorias não são eletronicas.

NFe.

Vc deve ter novas categorias de notas para atender as operações de nota fiscal eletronica. Somente as categorias de notas que forem eletronicas (J_1BAA-NFE) estarão no monitor e passarão pelas rotinas de NFe. Se vc esta recebendo uma NF tradicional de cliente, para este processo devera ser atribuido uma NF nao eletronica. E Vice Versa.

Importante ficar claro que uma NFe deve ser autorizada pela Sefaz e a responsabilidade de obter essa autorização é do emissor! Ao receber uma NFe de terceiro vc nao precisa solicitar nenhum tipo de autorização. Apenas entrar com os dados enviados pelo emissor que ela irá para o monitor aprovada.

Espero ter ajudado.

Espero ter ajudado.

former_member406953
Participant
0 Kudos

Boa tarde!

Em nossa empresa temos os dois tipos de devolução com o cliente:

NF do cliente - utilizaremos o doc. de venda REB quando o cliente devolver com NF-e. Criamos um novo documento para devolução com NF convencional ou model 1/A.

NF própria - utilizamos o doc de venda ROB, ou seja, o cliente rejeita a nossa NF-e.

Como a partir de 1o. de setembro não utilizaremos o modelo 1/A, somente o 55 de NF (saída e/ou entrada), a nossa área fiscal solicitou a configuração da NF-e eletrônica para entrada também. Fizemos testes com a SEFAZ e a nota foi autorizada.

Talvez seja interessante verificar com a sua área fiscal. Pense também no formulário, número de série, etc e todos os outros impactos, SPED fiscal.

Fabiana

Former Member
0 Kudos

Obrigado a todos pelas postagens.

Consegui esclarecer um pouco mais a questao.

Abracos.

Former Member
0 Kudos

O que pode ser feito também é parametrizar o POP-UP para o usuário decidir quando será uma NF-e ou uma NF Normal.

Abaixo segue nota para realizar essa funcionalidade.

Ou seja, quando vc estiver recebendo uma NF-e/NF, pois existem clientes que não são obrigados a emitir NF-e, o seu sistema deve estar preparado, para receber NF-e(DANFE) ou NF(1/1A).

Caso essa nota já esteja aplicada, só realizar a configuração.

Note 1168798 - NF-e: User decision for used NF-Type for Material Movements

Former Member
0 Kudos

Boa noite

Desculpe minha intromissao mas esta nota serve para transação MB1B onde voce coloca o movimento de MM que gera nota

Se a nota do fornecedor for eletronica ou nao , voce escolhe a categoria de eletronica ou nao.

Para devolucao de clientes temos um documento de vendas que tem uma categoria de nota atribuida a ele.

Voce pode criar dois documentos de devolucao diferentes,

OIu pode usar uma funcionalidade do SAp e na Badi de redeterminacao de nftype mudar a categoria de nota para a eletronica ou nao .

Se voce esta criando uma devolucao de vendas e colocar um E123-1 no campo referencia o SAP vai entender que esta nota é eletronica e colocar no campo referencia com a mascara de 9 digitos.

Fizemos um enhancement point no momento que o SAP reconhece este E e gravamos o E em um campo da VBAK que nao usamos.

Ai na badi de redeterminacao de nftype eu pergunto por este campo. se ele estiver com E coloco a cat nota eletronica

Se ele estiver em branco coloco a categoria de nota nao eletronica.

Espero ter ajudado

Renata Hopp

Former Member
0 Kudos

Obrigado a todos pelas respostas.

Com base nas informacoes aqui postadas vamos analisar a melhor solucao.

Abracos.

Kleyson Rios.

Answers (1)

Answers (1)

Former Member
0 Kudos

Boa noite

Uma devolucao com nota do cliente é uma nota de entrada que nao é impressa na sua empresa (nao tem FORM).

Portanto ela nao vai gerar XML e ser enviada para a Sefaz.

Se a nota de devolucao é eletronica ela aoarece no monitor com a ezclamacao e voce entra na J1B2N para completar os dados

Mas se a nota de devolucao nao e eletronica , nao vai aparecer no monitor , nem vai ter os campos para serem preenchidos.

Renata Hopp

Former Member
0 Kudos

Ola Renata

Mas de qualquer forma eu nao preciso gerar uma NF-e de entrada e pedir autorizacao pra SEFAZ ? Indenpende se a nota do cliente que recebi eh eletronica ou nao ?

Entao se de qualquer forma eu preciso gerar uma NF-e de entrada ela sempre vai cair na minha J1BNFE, so que com a nf-e do cliente eu consigo completar os dados, mas se eh uma nota normal eh nao tenho os dados pra completar.

Abracos.

Kleyson Rios.

SD Jr.