cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 

Escalonamento de JOB - Nota 1265172

Former Member
0 Kudos

Olá,

Depois de aplicada a Nota 1265172, na qual o número externo de NFe é gerado através de um job ou manualmente, gostaria de saber se a estratégia de escalonar por evento é uma saída ou então qual seria a melhor solução.

Muito obrigada,

Sandra Teixeira

Accepted Solutions (0)

Answers (1)

Answers (1)

former_member182114
Active Contributor
0 Kudos

Bom dia Sandra,

Deve-se escalonar por tempo, o evento pode acontecer mais de uma vez, e este é um job que deve ter apenas uma execução simultanea.

Atenciosamente, Fernando Da Ró

Former Member
0 Kudos

Fernando,

Vamos ver se eu entendi:

Quando eu escalono por tempo o job roda para várias faturas (como se fosse coletivamente), sendo que há um pequeno "gargalo" para a geração do número externo de NFe.

A minha pergunta é devido ao fato de que aqui no projeto não há a necessidade do numero externo ser gerado depois.

E aproveito para perguntar também o porque dessa necessidade existir.

Obrigada,

Sandra

former_member182114
Active Contributor
0 Kudos

Bom dia Sandra,

A resposta depende da configuração que você fez, para mandar imediatamente ao numerar na J1BNFE, você usa o RFC CALL = 1. Se você usar o RFC CALL 2 ou 3, então precisa deste programa para fazer a entrega ao GRC.

Quanto a "coletivamente", sim veja o objetivo dele:

- Enviar ao GRC todas as NF-e geradas através da configuração RFC CALL = 2, já numeradas manualmente na J1BNFE e ainda não transmitidas.

- Numerar e enviar ao GRC todas as NF-e geradas através da configuração RFC CALL = 3.

Atenciosamente, Fernando Da Ró

Former Member
0 Kudos

mensagem duplicda

Edited by: Sandra Teixeira on Jul 6, 2009 9:17 PM

Former Member
0 Kudos

Fernando,

Se deixar configurado como 1, teremos que manualmente apertar o botão correto? E não atende a necessidade do cliente devido ao alto volume de NF.

O que eu gostaria é que funcionasse como estava antes de ser aplicada esta nota, ou seja, o numero externo gerado automaticamente assim que salvar a fatura através da VF01.

Por isso pensamos em escalonar por evento e assim toda fez que uma fatura é salva, o número é gerado.

Entendeu o meu dilema? Será que há alguma outra solução ou então pedir para desaplicar a nota?

muito obrigada e no aguardo,

Sandra Teixeira

former_member182114
Active Contributor
0 Kudos

Bom dia Sandra,

Agora eu que preciso ver se entendi.

Vou irá usar a RFC CALL 3 (estou assumindo isto pois não há como voltar atrás, ok?)

Porém você acredita que o job provocará um gargalo ao rodar de 1 em 1 minuto. É isto ?

Esta nova implementação tende a acrescentar NO MÁXIMO 1 minuto de delay ao processamento de NF-e, porém pode ser que o job inicie logo após a gravação, então o tempo seria ZERO.

Qual o requerimento do cliente ? Quanto tempo ele demanda pela aprovação ?

Igual como era não tem jeito, você pode fazer um teste de escalonar por evento, porém gostaria de ouvir o resultado destes testes pois o programa a princípio deve rodar individualmente, e apesar de ter locks de objetos talvez não dê 100% do resultado esperado.

Atenciosamente, Fernando Da Rós

-

-


Sandra,

O que disse sobre nao ha como voltar ao modelo anterior, eh por existir possibilidade de erro sem esta nota ou mesmo com RFC CALL em branco (transmissao junto com gravação).

Não sei como seria este start por EVENTO, porém acredito que o impacto para o sistema por minuto seja menos pesado.

Imagine 100 notas geradas e disparadas por EVENTO, seriam 100 EVENTOS, então seriam 100 disparos ? Isso pode gerar um gargalo no canal de background....

Por outro lado, por tempo, pode gerar perda de tempo de até 1 minuto em que não foi entregue ao GRC, isto pode ser impactante a alguns negócios.

Gostaria que alguem que configurou por evento comentasse também.

Atenciosamente, Fernando Da Rós

Edited by: Fernando Ros on Jul 6, 2009 10:16 PM

Former Member
0 Kudos

Olá, Fernando.

A matriz do cliente somente permite jobs de no mínimo de 10 minutos (desculpe por ter esquecido de contar este detalhe).

Como aqui o sistema de mensageria não é GRC, e a atualização da resposta da SEFAZ será por escalonamento de job também estamos preocupados com a performance de todo o processo de venda.

Ainda não começamos o teste com o job por evento, mas assim que fizer postarei o resultado.

Muito obrigada,

Sandra

former_member182114
Active Contributor
0 Kudos

Bom dia Sandra,

Esta restrição do cliente diz tudo, pra você seriam 10 em 10 minutos.... Impraticável emitir NF-e assim.

O GRC contorna isto com um "endless job", que basicamente é um programa que está sempre executando, algo como:

DO.

SUBMIT MANDA_NFE_PRO_GRC

WAIT UP to x SECONDS.

ENDDO.

Também acho isso impraticável para um ERP, porém se você se ver sem opções talvez seja uma... daí vc controla em seconds.

Aguardo ancioso o resultado dos testes.

Atenciosamente, Fernando Da Ró

Former Member
0 Kudos

Olá, Fernando.

Com a sua explicação me veio uma dúvida, será que o programa que a nota pede para escalonar serve somente para quando se utiliza o GRC?

Obrigada,

Sandra

former_member182114
Active Contributor
0 Kudos

Bom dia Sandra,

O problema corrigido pela nota é independente da mensageria utilizada, eu que normalmente utilizo o GRC.

Neste caso em que trata-se de uma questão do R/3, "troque o nome" GRC por mensageria.

Atenciosamente, Fernando Da Ró

Former Member
0 Kudos

O que disse sobre nao ha como voltar ao modelo anterior, eh por existir possibilidade de erro sem esta nota ou mesmo com RFC CALL em branco (transmissao junto com gravação).

Fernando,

O que vc quis dizer com essa frase? Eu não entendi esta possibilidade de erro.

Obrigada e no aguardo,

Sandra

former_member182114
Active Contributor
0 Kudos

Bom dia Sandra,

A necessidade da nota é separar o momento da criação/gravação do momento de transmissão para a mensageria.

Dois problemas podem ser gerados:

1 - Utilizar a numeração de NF-e porém descartar devido à rollback na gravação

2 - Chegar a disparar ao GRC / Sefaz uma NF-e porém não confirmar sua gravação no R/3

A incidência deste problema varia de cliente para cliente, pois os motivos de acontecer erro na gravação variam conforme o ambiente, housekeeping, database, customer exits...

Por isso eu interpreto como não dá mais para conviver sem esta nota / configuração.

Atenciosamente, Fernando Da Ró

Former Member
0 Kudos

Olá, Fernando!

Venho com boas notícias!

Depois que a nota 1265172 é aplicada, a empresa pode continuar gerando a numerção externa da NFe no momento da criação da fatura, bastando configurar RFC CALL = BLANK.

O problema que encontramos aqui foi um erro na aplicação desta nota que fixava o valor como 3, então não adiantava trocar a configuração que o programa não entendia.

Gostaria muito de agradecer a atenção que teve comigo.

Obrigada,

Sandra Teixeira

former_member182114
Active Contributor
0 Kudos

Bom dia Sandra,

Desculpe, mas não tenho uma notícia boa....

Se usar RFC CALL = BLANK, então nem precisa aplicar toda a nota pois você CORRE O MESMO PERIGO que a nota veio corrigir.

Estas duas coisas continuam juntas no seu sistema:

- Gravação

- Numeração / transmissão

Atenciosamente, Fernando Da Ró

Former Member
0 Kudos

Olá, Fernando.

Ainda não tivemos esses tipos de problemas, por isso vamos deixar em branco.

Porém estamos alerta se algum desses problemas acontecerem.

Obrigada,

Sandra