cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 

Erro 225/215

Former Member
0 Kudos

Boa noite,

Estou com o GRC no SP09 e após alguns testes com o validador desligado acontece situações de não ter detalhes do erro na tab <exibição do log do sistema> apenas o cód. 225.

S1 - Erro de número da rua = não fica detalhe do erro no GRC apenas 225 no ERP, Sefaz não envia mesmo esse detalhe?

S2 - Erro de fone/emissor = idem S1

S3 - Erro em campo situação tributária = erro 215 tem exatamente qual o campo que está com problema ex. XPED.

Todos testes feitos com validador desligado.

Ainda não conseguimos pontuar diferença entre 215 e 225 e porque aconteçe em alguns casos de não ter o detalhe do erro no monitor do GRC, não vem mesmo esses detalhes da Sefaz?

Notas 1286226 e 1312777 não se aplica ao nosso SP.

Abs

Marco

Accepted Solutions (1)

Accepted Solutions (1)

former_member182114
Active Contributor
0 Kudos

Bom dia Marco,

O papel do validador é justamente evitar que você receba erros 215/225, sendo que 215 é falha de schema XML e 225 é falha de schema apenas da NF-e, mas não se fixe nesta regra pois o mesmo problema numa Sefaz é respondido com 215 e em outra 225.

De qualquer forma, vamos ao que interessa, se você desliga o validador, então vai deixar passar uma NF-e com falha de schema no lote e isto PODE provocar uma rejeição do lote todo, mesmo que as outras estejam corretas, se testadas individualmente.

Além disto, o validador faz outras operações como remover caracteres especiais, acentuação, tornar alguns valores upper case, outros lower case, remover espaços em duplicidade. Itens que são requeridos pela Sefaz, se vc desliga o validador então o dado irá para Sefaz conforme saiu do R/3, deixando sua instalação altamente vulnerável. Não é questão de nova SAP Note. Simplesmente desligar o validador serve apenas para caso de exceção quando você quer uma rejeição oficial, ou então, testar se a NF-e está "chegando" na Sefaz.

Quanto à resposta da Sefaz(S1/S2), também varia de Sefaz para Sefaz, em alguns casos você pode encontrar informação no campo xMotivo do XML (não capturado pelo GRC), buscar pela transação SXI_MONITOR. Porém sem o auxílio do validador você deverá pegar este XML de NF-e e validá-lo contra o esquema para saber o que tem de errado (na Sefaz RS tem uma ferramente para este fim, porém só mostra erro a erro, então você posta, corrige e verá os outros).

Quanto a situação S3, é provável que o erro não esteja no campo XPED, talvez em InfCpl. Verifique a SAP Note 1354192 (SP10) que corrige esta falha. Após aplicá-la faça novo teste e o campo não mostrará mais o XPED.

Atenciosamente, Fernando Da Rós

Edited by: Fernando Ros on Jul 1, 2009 4:47 AM

Former Member
0 Kudos

Obrigado Fernando,

Realmente no campo xMotivo não veio nada além do 225 em alguns casos da Sefaz/SP, vou procurar como utilizar esse serviço da Sefaz/RS (vi algo sobre isso em outro post por aqui) e vou aplicar a nota oss para o xped.

Abs

Marco

henrique_pinto
Active Contributor
0 Kudos

comentário nada a ver: XPED é o SPED de carioca?

XPED FIXCAL hehehehe

Abs,

Henrique.

Answers (0)