cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 

Comportamento do Monitor GRC x J1BNFE! Onde atuar em cada erro?

Former Member
0 Kudos

Bom dia Forum,

Agora que entramos de fato de fase de testes integrados, surgem algumas dúvidas rem realção a comportamento do Monitor do GRC x J1BNFE e de onde deve ser feito o reenvio da NFe.

Questões:

Q1 - Quando ocorre erro de validação da NFe, a mensagem ex. Falta conteúdo campo E1_NRO, fica apenas no Monitor do GRC, no Monitor J1BNFE fica apenas com cód 8 e quadradinho amarelo com !, esse é o comportamento normal?, Necessário sempre nesses casos onde fica com cód. 8 e amarelo entrar no GRC para poder ver o detalhe do erro?

nesse caso a NFe precisa ser enviada novamente via ERP correto? (após correção dos dados)

Q2 - Sefaz fora do ar, fica com erro de envio do lote, nesse caso após reestabelecer Sefaz lote precisa ser enviado manualmente via GRC correto? Na J1BNFE tem apenas a informação genérica que a NFe esta com o GRC.

Q3 - Existe alguma regra (documento) a seguir que podemos utilizar para poder determinar onde vai estar a mensagem de erro no caso de insucesso e de onde a NFe vai precisar ser reenviada?

Obrigado,

Marco

Accepted Solutions (1)

Accepted Solutions (1)

former_member182114
Active Contributor
0 Kudos

Bom dia Marco,

Q1 - Sim, é no GRC que se encontra o resultado da validação. No monitor J1BNFE tem ainda na coluna MSS o valor V (validation failed).

É necessário realizar o RESET na J1BNFE, corrigir o problema (no ex.: mexer no dado mestre do cliente) e novamente na J1BNFE clicar em NF-e -> Send para enviar novamente ao GRC.

Q2 - Sim, o ERP só recebirá informações finais como autorizaçao ou rejeição, neste exemplo deve-se ir ao monitor grc web e reinicializar o lote.

Q3 - Não, porém entendendo os status você pode identificar o ponto onde deve olhar. Veja status aqui:

Atenciosamente, Fernando Da Ros

Former Member
0 Kudos

Olá Fernando,

Obrigado pelas informações, nesse momento o que estou tentando mapear é o que seria comportantamento natural dos monitores GRC x J1BNFE ou não.

Tenho mais 2 dúvidas:

1 - Na situação do Sefaz estar fora, ok, caso a NFe estar incluída no lote, preciso enviar o lote novamente a Sefaz. Porem nesse caso, antes de tentar enviar novamente o lote via GRC na J1BNFE minha NFe aparece com "engrenagem" essa é a situação normal para o caso, engrenagem na J1BNFE.

2 - Outra situação que esta ficando engrenagem na J1BNFe:

2.1 - Fiz uma NFe que ficou com erro validação status 8 e V na J1BNFE ok

2.2 - Coloquei em contigência

2.3 - Fiz a VF11 estornando faturamento e NF

Nesse momento

Passou na J1BNFE ter "engrenagem"

Bandeira vermelha

Status doc = " "

SCS = 5

Sts.sistema = V

Contingência = X

Estornado = X

Existe casos em que a "engrenagem" fica mesmo na J1BNFE?, seria todos os casos que necessita de uma ação manual no GRC?

Em ambos os casos não fico com nenhum registro na tabela /XNFE/BACKSTATUS.

Abs

Marco

former_member182114
Active Contributor
0 Kudos

Bom dia Marco,

1 - Sim. Para o R/3 está em processamento, para o GRC está parado aguardando intervenção manual. Isto acontece pois devido ao desenho o R/3 só receberá informações finais (autorização ou rejeição).

2 - Se entendi bem, o ícone deveria estar amarelo e não vermelho, o ícone correto é uma exclamação, veja se a SAP Note 1266344 está aplicada. Quando você diz ícone vermelho está falando da primeira coluna ou da bandeirinha que representa log ?

- Casos podem parar em qualquer processo, eu pontuaria nesta ordem:

-- problemas com Sefaz/PI vao deixar a engrenagem no R/3 e espera-se alguma ação do usuário no GRC

-- erros internos no PI vao deixar a engrenagem no R/3 e talvez o processo necessite empurrão no GRC (vários casos podem parar no PI, sem ação) <-- esteja atualizado com SP10 (atualmente) para evitar estes problemas

-- problemas no retorno do GRC para o R/3, o R/3 continua em engrenagem porém o GRC (terminou) <-- ver registros na backstatus, proceder reprocessamento com programa /XNFE/UPDATE_ERP_STATUS e /XNFE/UPDATE_ERP_STATUS_DIAG (SP10)

- /XNFE/BACKSTATUS <-- Nesta tabela só existem registros que o GRC iniciou a transmissao e por algum motivo o R/3 nao aceitou (erro de comunicacao também).

Atenciosamente, Fernando Da Ró

Answers (0)