cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 

java.io.IOException: unable to create a socket

Former Member
0 Kudos

Oi pessoal,

Configurei o XI e pedi para o pessoal de Basis installar o Certificado Digital. No nosso caso o GRC NFE esta installado junto com o ERP we o PI esta em outro servidor. Estou indo la no ERP e na transacao SPROXY estou executando a PROXY the verifica o status do servico da SEFAZ-SP. Na SXMB_MONI a minha menssagem XML (INBOUND) esta com o erro seguinte: java.io.IOException: unable to create a socket. Alguem sabe como resolver isso?

Obrigado a todos.

Phil

Accepted Solutions (0)

Answers (1)

Answers (1)

henrique_pinto
Active Contributor
0 Kudos

Essa msg é a de erro generico de comunicacao.

Verifique a conexao de internet (proxy e/ou firewall).

Abs,

Henrique.

Former Member
0 Kudos

Obrigado Henrique, passei essa informacao para Basis...vamos ver se eles resolvem. Por enquanto vou deixar essa menssagem aberta.

Former Member
0 Kudos

Bem Basis abriu as portas 443 e a 80, mas o erro continua. Pelo Browser eu consigo acessar os WSDL sem problemas. Help...

former_member182114
Active Contributor
0 Kudos

Bom dia Phil,

Neste arquivo é possível encontrar alguma informação adicional para o seu problema. Uma coisa que tem acontecido é a falta do DNS configurado na máquina PI, então causa o erro tipo UnknownHostException por não conseguir obter o IP para o host da Sefaz (a partir da URL).

Dica: Execute a consulta que gera o erro e logo após vá na AL11 e veja os dados do arquivo defaultTrace mais recente.

- Verificar os logs java:

Transação AL11 -> duplo clique em DIR_INSTANCE -> j2ee -> cluster -> server0 -> log (arquivos defaultTrace)

Atenciosamente, Fernando

henrique_pinto
Active Contributor
0 Kudos

Phil,

vc acessa pelo browser no servidor?

Pq é bem possível que seu PC e o servidor possam estar em subnets diferentes.

Ainda, vc usa proxy de internet no seu browser?

E no communication channel do XI? Está configurado proxy?

Att.

Henrique.

Former Member
0 Kudos

Ola Fernando,

Vou ver se o DNS esta configurado na maquina PI. Problema nosso e que aqui na empresa temos um firawall e a empresa de Hosting que cuida dos servidores deve ter outra. No meu micro eu fui la no command prompt dei um ping na digitei 201.55.62.86. Ele deu Time out. Creio que o IP 201.55.62.86 e da SEFAZ SP. Sera que esse pode ser o problema? Outra coisa, como e que configura o DNS no PI?

Sobre a transacao AL11 entrei l no arquivo indicado mas nao entendi nada. O que e que eu deveria estar procurando nesse arquivo?

Atenciosamente,

Phil

former_member182114
Active Contributor
0 Kudos

Bom dia Phil,

Se o servidor não é alcançavel (como o ping) então o problema não seria DNS, seria mais básico ainda. É como estar num ambiente sem acesso à internet. Procure com a equipe de rede/basis sobre a infraestrutura existente e informe que a máquina PI precisa de acessar a internet (diretamente ou por proxy).

A propósito, a função do servidor DNS é converter nomes como homolog.sefaz.sp.gov.br para IP, pois o acesso em TCP/IP se dá por IP.

Para testar o DNS faça ping homologacao.nfe.fazenda.sp.gov.br no seu servidor, se aparecer um IP então o DNS está resolvendo..... Quanto ao ping ter resposta é outra situação, pois pode ser um erro de rede ou o servidor está configurado para não responder ping. Para teste de rede tente um endereço que responde como ping www.uol.com.br

Não é necessário configurar DNS no PI, deve-se configurar no sistema operacional, após isto basta reiniciar a instância J2EE.

Este log mostra várias logs do java, inclusive com pilha de exceção. Deve-se procurar por exceptions dentro dele. Infelizmente, se não é "legível" para você talvez seja melhor você solicitar ao Basis Netweaver ou um desenvolvedor java para ajudar.

Outra coisa importante. Não quer dizer que esta falha de conexão TCP/IP seja com o endereço de destino Sefaz, pode ser entre os servidores PI e GRC pois conversam via HTTP e TCP/IP.

Atenciosamente, Fernando Da Rós

Edited by: Fernando Da Ros on Jun 17, 2009 5:42 PM

Edited by: Fernando Da Ros on Jun 17, 2009 5:45 PM

Former Member
0 Kudos

Henrique,

Eu acessei os sites da SEFAZ pelo browser para ver se o nosso certificado funcionava. Aparentemente ele funciona sim. Installamos esse certificado no servidor (do ERP e do PI). Nos nao usamos proxy no browser. No communication channel CC_SRVSC_SOAP_RCV tenho la o tipo que e SOAP, o transport protocol que e HTTP, message protocol que e SOAP 1.1, e o adapter engine que e o Central Adapter Engine. Depois tenho target URL: https://homologacao.nfe.fazenda.sp.gov.br/nfeweb/services/nfestatusservico.asmx

Em seguida esta o key entry e key view. O check box configure proxy nao esta marcado.

Por ultimo tenho o Soap Action que e http://www.portalfiscal.inf.br/nfe/wsdl/NfeStatusServico

Atenciosamente,

Phil

henrique_pinto
Active Contributor
0 Kudos

Phil,

o que eu tentei sugerir foi tentar acessar a SEFAZ pelo browser do servidor onde o PI está instalado, pra garantir q ele esteja acessando a internet/SEFAZ. Vc conseguir acessar do seu PC nao quer dizer muita coisa (como falei, devem estar em subnets diferentes, que podem possuir regras de roteamento/firewall diferentes etc).

Abs,

Henrique.

Former Member
0 Kudos

Fernando e Henrique,

Conversei com o pessoal que mantem o servidor do ERP e o PI (a empresa de hosting). Me falaram que os servidores como default nao estao configurados para acessar a internet. Espero que esse seja o problema. Entao vou aguardar eles resolverem esse "Detail" antes de prosseguir. Tomara que isso resolva esse problema. Obrigado vcs dois pela ajuda. Vou manter esse post como nao resolvido e darei up update depois que o pessoal habilitar os servidores para acessar a internet.

Atenciosamente,

Phil

Former Member
0 Kudos

So mais uma pergunta. O cara que cuida do servidor falou que o SAP Cryptographic Library nao esta installado no the SAP Web AS. Isso e realmente necessario? Ele falou que precisa disso para accessar as paginas https.

Atenciosamente,

Phil

henrique_pinto
Active Contributor
0 Kudos

Phil,

o que vc precisa é do SAP Java Cryptographic Toolkit (pois quem acessa o site https é o Adapter Engine do PI, que fica no stack Java). A SAP Cryptographic Library serve para acessar paginas do AS ABAP via https (que não é o caso aqui).

Mas por default, essa toolkit já vai instalada no PI 7.0 (e versoes posteriores) sem vc ter q fazer nada a mais.

Só no XI 3.0 que vc precisava explicitamente instalá-la, mas isso nao é mais necessário.

Abs,

Henrique.

Former Member
0 Kudos

Ok o problema era que o servidor nao estava habilitado para acessar a internet. Estou com outro erro agora mas vou verificar o forum antes de postar ele aqui.

Agradeco o Henrique e o Fernando pela ajuda.

Abs,

Phil