cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 

NF-e Validada no GRC mas "sumiu" no ECC

Former Member
0 Kudos

Pessoal, Boa tarde.

Aconteceu uma coisa muito estranha....

O usuário gerou um documento no SAP que gerou as informações para o GRC e validou a NFe na SEFAZ. No GRC está 100% normal, porém o documento não existe mais no ECC e não tem nem DOCNUM em branco , ou seja, outro documento foi incluído com o número de documento que ja havia sido utilizado anteriormente.

Se alguém ja viu esse problema ou tem alguma dica me ajude....No mínimo eu preciso estornar esse documento na SEFAZ, mas como eu farei isso se não tenho o documento na J1BNFE.

Desde ja agradeço à todos.

Marcel Godinho

Accepted Solutions (0)

Answers (1)

Answers (1)

former_member182114
Active Contributor
0 Kudos

Bom dia Marcel,

Pelo que entendi você tem uma NF-e no GRC com um docnum "errado". Confirma ?

Você já verificou se ocorreu alguma confusão entre DOCNUM e NNF ?

Busque no GRC pela chave de acesso, e também todos os documentos gerados no GRC no mesmo dia/hora ?

Por acaso você tem mais de um sistema ligado neste GRC ?

Como você envia ao GRC as NF-es, digo RFCCALL ? Já implementou a nota de decouple ?

É necessário uma boa dose de investigação pra isto.

Atenciosamente, Fernando Da Ró

Former Member
0 Kudos

Fernando,

No GRC está tudo certo, o problema é que o documento que gerou essas informações não existe mais no SAP.

Eu só tenho SAP -> GRC -> SAP, nenhum outro sistema no meio.

Os dados são enviados via RFC Call, desculpe mas preciso verificar se a nota do decouple está implementada (Oque ela faz exatamente?).

Obs: Eu tinha dado uma informação errada...O Documento no SAP não foi utilizado por outra NF, ele simplesmente não existe na J1B3N, nem nas tabelas principais de NF.

Obrigado por enquanto.

Marcel Godinho

henrique_pinto
Active Contributor
0 Kudos

Por desencargo de consciencia, verifique na ST22, SM14 algum dump/erro de gravacao de DB na hora de envio dessa NFe p/ o GRC.

A nota do decouple separa o momento do commit para o DB do ERP do momento do envio da

RFC (e numeracao da NFe), o q evita problemas como esse.

Abs,

Henrique.

former_member182114
Active Contributor
0 Kudos

Bom dia Marcell,

Esta situação não é nada comum, porém não chega a ser rara, acho que acontece pelo menos 1 vez para cada cliente. A causa raiz varia de cliente para cliente pois os códigos de BADI/EXITs também influenciam. Porém o que aconteceu de fato é que a NF-e foi transmitida ao GRC NF-e antes de ser 100% gravada no ERP, por este motivo que parece que ela sumiu. De fato ela não foi nem gravada.

Todos os clientes devem implementar a SAP Note 1265172 que faz a separação da gravação e da transmissão ao GRC. Detalhes de como implementar estão disponíveis no arquivo Implement_Decouple_RFC.rar anexo à nota. Existe um passo de configuração, além de que deverá realizar testes para verificar se suas EXITs continuam trabalhando corretamente.

Além desta aplique também as notas 1288994, 1297042, 1297823, 1300000, 1301503, 1309040, 1314856, 133232, 1338694, 1340272 e 1340451. Verifique se existe alguma nova em XX-CSC-BR-NFE com referencia a 1265172.

Atenciosamente, Fernando Da Ró

Former Member
0 Kudos

Henrique / Fernando,

Realmente na SM14 apresentou o erro com o usuário em questão no dia e hora também, na transação VF01, com certeza foi esse o problema....

Vou atrás para aplicar as notas necessárias, porém, ainda preciso de ajuda.

Como eu faço pra cancelar essa NFe junto a SEFAZ senão ficarei com pendências fiscais??

Att.

Marcel Godinho

former_member182114
Active Contributor
0 Kudos

Bom dia Marcell,

A melhor saída para você é tentar concluir a operação cancelada na SM14.

Se não conseguir, desta forma, terá que fazê-los existir na mão.

Atenciosamente, Fernando Da Ró

Former Member
0 Kudos

Ok Fernando,

Obrigado..Apesar do problema ser grande, pelo menos eu estou encaminhado e sei oque fazer.

Mais uma vez muito Obrigado Fenando / Henrique.

Att.

Marcel Godinho

henrique_pinto
Active Contributor
0 Kudos

Marcell,

uma maneira simples (mas incorreta; se bem q é dificil ter alguma maneira correta) poderia ser:

1. chamar a funcao /XNFE/NFE_CANCEL a partir da SE37 do GRC, com os dados necessarios. Isso vai cancelar a NFe na SEFAZ

2. depois, criar a Nota Fiscal no ERP (e.g. via BAPI) e dar um /h para modificar seu status na J_1BNFDOC para cancelada. Isso é necessário para que a NFe cancelada apareça nos livros.

Abs,

Henrique.

Former Member
0 Kudos

Boa noite Henrique e Fernando

Entramos em produção hoje e aconteceu exatamente isso com varias notas.

Foi um problema em um output e o erro provocava um roll back

As notas nao foram gravadas no Sap mas foram enviadas para a Sefaz a autorizadas.

Como ja tinhamos visto esta mensagem ,voltamos para ler a solucao indicada.

Aqui no cliente nos aplicamos as notas do Decouple mas nao estamos usando esta funcionalidade.

Pelo que entendemos ela gera a nota sem numero (como antigamente) e eu tenho que enviar uma a uma para gerar a numeracao e enviar para o GRC.

É isto mesmo?

Alguns colegas estao usando esta opçao para poder entrar na nota na J1B2N para alterar campos antes de gerar o XML.

Mas nao para o faturamento geral. Nao precisamos deste recurso aqui. Conseguimos colocar todas as necessidades do cliente na Badi . Entao nao usamos esta funcao.

Pela sua resposta esta seria uma opçao para garantir que o problema que ocorreu hoje nao aconteça mais.

Pois com esta opçao garanto que a nota ja esta realmente gravada no sap quando envio o GRC.

Mas isto gera um trabalho operacional de enviar a nota usando o monitor certo?

Todo nosso processo de geracao do faturamento é aotuomatizado no shipment.]

Para a nota eletronica só retiramos o output ( que vem automatico pela Bapi)

Se para cada nota tiver que ir ao monitor enviar vai ser um transtorno operacional.

Vamos adotar sua sugestao de correcao das notas desaparecidas.

Pretendemos criar as notas pela Bapi, mas consigo criar uma nota de saida e ja marcar como autorizada pela bapi?

Depois marcamos como cancelada.

Mas gostariamosde saber se tem alguma forma de nos prevenirmos de acontecer de novo.

Seráque nao tem uma nota , ou alguma coisa que so faça o XML ser enviado ao GRC depois da gravacao das tabelas, sem precisar ir no monitor nota a nota enviar?

Grata pela atencao

Renata Hopp

former_member182114
Active Contributor
0 Kudos

> É isto mesmo?

> Alguns colegas estao usando esta opçao para poder entrar na nota na J1B2N para alterar campos antes de gerar o XML.

> Mas nao para o faturamento geral. Nao precisamos deste recurso aqui. Conseguimos colocar todas as necessidades do cliente na Badi . Entao nao usamos esta funcao.

Renata é isso mesmo, aplicar as notas não resolve o problema É MANDATÓRIO CONFIGURAR, em outras threads fiz questão de enfatizar que o para quem não configurou e não teve o problema é apenas uma questão de tempo. COM CERTEZA IRÁ ACONTECER. Configurem o CALLRFC com 1, 2 ou 3 de acordo com sua necessidade (manual/automatico).

>Mas isto gera um trabalho operacional de enviar a nota usando o monitor certo?

Incorreto. Com CALLRFC = 3 o envio eh automático.

> Pretendemos criar as notas pela Bapi, mas consigo criar uma nota de saida e ja marcar como autorizada pela bapi? > Depois marcamos como cancelada.

Não é simples recriar estas notas, pegue uma marreta de número G ou GG na caixa de ferramenta.

> Mas gostariamosde saber se tem alguma forma de nos prevenirmos de acontecer de novo.

> Seráque nao tem uma nota , ou alguma coisa que so faça o XML ser enviado ao GRC depois da gravacao das tabelas, sem precisar ir no monitor nota a nota enviar?

Em termos de programa seu sistema já está atualizado, porém só vai separar gravação de transmissão após configurar RFCCALL 1, 2 ou 3. A SAP Note é liberada assim, porque para alguns clientes é necessário revisar/testar as BADI's em algumas filiais/cenários então o cliente pode implementar parcialmente.

OBS.: SE NÃO ACONTECEU COM VOCÊ VAI ACONTECER. Implemente todas as notas e CONFIGURE RFCCALL DIFERENTE DE 1,2 ou 3 !!!! Os detalhes estão no .doc da primeira nota.

Atenciosamente,

Fernando Da Rós

Edited by: Fernando Ros on Aug 18, 2009 11:39 AM

Former Member
0 Kudos

Boa Tarde Fernando

Obrigada pelas respostas

Fui testar a funcionalidade do Decouple

Mas estou com um problema

Nao consigo gravar nenhum conteudo no campo RFC Call da visao J_1BB2V

Eu coloco o 3, salvo e gero a request. Mas quando saio e entro de novo o campo continua em branco

Fomos olhar a nota 1265172 e o abap verificou que no programa LJ1BVF00form DB_UPD_J_1BB2V não tem o move para o campo da tabela

Procuramos notas com este campo e nao achamos.

Temos que gerar novamente a visao?

Obrigada

Renata

former_member182114
Active Contributor
0 Kudos

Bom dia Renata,

Leia o anexo da nota 1265172 "Implement_Decouple_RFC.rar", este passo (pag.4) e outros estão descritos lá.

Comentarios e configuracao inclusive.

Atenciosamente,

Fernando Da Ró

Former Member
0 Kudos

Ola Fernando

O Jose Nunes já olhou a nota e o documento, e ate procurou outras notas sobre o programa citado ,

mas mesmo assim nao grava

Renata

former_member182114
Active Contributor
0 Kudos

Bom dia Renata,

O texto desta nota não é exclusivo do consultor que vai aplicar (BASIS / ABAP), recomendo também o funcional ler pois ao final descreve a configuração.

No caso do seu problema é para mexer na tela de manutenção, me parece só um missing step na aplicação, se o problem persistir é melhor abrir um chamado, veja abaixo:

SAP Note 1265172 --> Attachments --> Implement_Decouple_RFC.rar --> Implement_Decouple_RFC.doc --> Page 4:

View J_1BB2V

In the TAB View Fields push the button Table fields, double-click on J_1BB2, and mark the field:

CALLRFC

Change the maintenance screen for the view with transaction SE54. Insert view name J_1BB2V. Mark Generated Objects and push CHANGE. Double click on screen 281. Select LAYOUT.

Choose Dictionary/program fields window (F6). Insert J_1BB2V as table name.

For field J_1BB2V-CALLRFC mark short text (length 10).

Select field J_1BB2V-CALLRFC and insert it into frame NF-e behind Numbering Conting..

Set Do not convert in the shown popup

Insert in the flow logic in the PAI the yellow marked line:

FIELD J_1BB2V-BUKRS .

FIELD J_1BB2V-BRANCH .

FIELD J_1BB2V-FORM .

FIELD J_1BB2V-SUBOBJ .

FIELD J_1BB2V-TOTLIH .

FIELD J_1BB2V-TOTLIL .

FIELD J_1BB2V-FATURA .

FIELD J_1BB2V-SERIES .

FIELD J_1BB2V-SUBSER .

FIELD J_1BB2V-NUMBERRANGE .

FIELD J_1BB2V-FIELDNAME .

FIELD J_1BB2V-PRNTER .

FIELD J_1BB2V-PRNTERCONT .

FIELD J_1BB2V-LASSERPRINTER.

FIELD J_1BB2V-NFENRNR.

FIELD J_1BB2V-CALLRFC.

Leave the screen maintenance. In the maintenance dialog, push F7.

In the shown popup, mark New Field/sec.table in Structure.

In the next popup, mark Normal field.

Former Member
0 Kudos

Fernando,

No final deste mesmo documento, está escrito:

"For sending NF-es with RFC call status 2 and 3 to SEFAZ, a batch job for Report J_1BNFECALLRFC must be scheduled periodically"

Eu entendi deste documento que:

- se voce deixar o campo RFC Call em branco na view J_1BB2V, o risco de gaps em numeração continua existindo

- se colocar 1, o usuário tem que entrar no monitor e enviar a nota

- se colocar 2 ou 3, tem que schedular um job para enviar periodicamente as notas. A unica diferença entre o 2 e o 3 é que no 2 a nota é numerada depois que o botão é apertado. No 3, a nota é numerada ao ser lançada no monitor. Quando o programa J_1BNFECALLRFC é executado, ela somente é enviada ao SEFAZ

É isso mesmo ou realmente existe uma forma de tudo continuar como estava sem schedular nenhum job?

Obrigado

Luciano

Former Member
0 Kudos

Oi Luciano

É isto mesmo. So pensei em usar esta funcionalidade agora porque aconteceu o problema da nota ser autorizada na sefaz e nao ter gravado no Sap. Nao é um salto de numeracao, porque a nota esta na sefaz.

Para corrigir teremos que criar a nota no sap e cancelar ( usando a Marreta ) e no GRC temos que solicitar o cancelamento a Sefaz.

Estou fazendo os testes agora.

Se o campo esta em Branco o XML é enviado a Sefaz antes da efetiva gravacao da nota no Sap

Se coloco 1 , a nota é criada sem numero e tenho que clicar no botao Set. Neste momento o Sap gera o numero e envia o XML.

Se coloco 3 , a nota é gerada sem numero e so vai gerar numero e enviar o XML quando o programa J_1BNFECALLRFC é executado.

Se coloco 2 , a nota é gerada sem numero. Preciso clicar no SET para gerar o numero mas ela so gera o XML quando o programa J_1BNFECALLRFC é executado.

So estou tendo dois problemas

Nao consigo gravar o conteudo do campo CALL RFC na configuracao , so pela Bapi ou direto na tabela (abri chamado na SAP )

Quando o programa J_1BNFECALLRFC é executado ele le uma tabela com os docnun que devem ser processados e depois deleta o docnum da tabela. Parece que ele roda duas vezes, porque esta dando documento expresso quando ele tenta deletar de novo o mesmo registro da tabela. MAs ele ja enviou o XML e ja deletou o reg da tabela.

Alguém ja passou por algum destes problemas?

Renata Hopp

Former Member
0 Kudos

Ola

O problema da configuracao ainda nao resolvi

Mas para o dump que dava na execucao do job J_BNFECALLRFC foi criada uma Nota hoje

 Note 1377879 - NF-e: Report J_BNFECALLRFC aborts with message A098

Obrigada

Renata

Former Member
0 Kudos

Renata:

É estranho voce não conseguir fazer a manutenção neste campo RFC Call. Eu configurei com um basis daqui e é bem fácil. Seguindo o documento da nota, é bem tranquilo de fazer. Voce pode mandar um print da tela J_1BB2V? De um duplo click em qualquer uma das entradas e me mande um print.

Mande para o meu email, melhor encerrarmos este thread

Obrigado,

Luciano