cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 

Erro no Communication Channel - "HTTP 415 Unsupported Media Type"

Former Member
0 Kudos

Boa tarde Pessoal!

Gostaria de saber se algum de vocês já passaram por um problema parecido no Ambiente de Homologação da SEFAZ MS, observei que já faz uma semana que el está com o status vermelho no monitor "Status do Serviço".

Verifiquei no log do communication channel o erro abaixo:

SOAP: response message contains an error XIAdapter/HTTP/ADAPTER.HTTP_EXCEPTION - HTTP 415 Unsupported Media Type

- Já limpei CPA Cache

- Alterei a url do communication chanel de:

https://homologacao.nfe.ms.gov.br/homologacao/services/NfeStatusServico

para:

https://homologacao.nfe.ms.gov.br/homologacao/services/NfeStatusServico?wsdl

- Alterei algumas configurações do SLD conforme o link http://help.sap.com/saphelp_nw04/helpdata/en/8f/2f2c4142aef623e10000000a155106/frameset.htm

Alguem tem idéia do que posso fazer?

Desde já agradeço pelo help!

Forte Abraço!

Accepted Solutions (1)

Accepted Solutions (1)

former_member182114
Active Contributor
0 Kudos

Bom dia Alexandre,

Já deparei com este erro uma vez, porém ele morreu sozinho... ou após diversas idas e vindas, sem mapeamento exato do que o corrigiu.

Pelo que vi, você já fez uma boa busca e ações acertadas, tenho apenas algumas dicas, visto que não sei de fato a solução:

- Coloque a URL destino de MS em outro CC que esteja funcionando e observe o comportamento

- o ?wsdl não é necessário

- Tente um novo CC para o partner SEFAZ_MS

- Se ainda não solucionar tente um novo partner SEFAZ_MS2, com novo CC e redirecione para ele o atendimento.

- Conte com a possibilidade da Sefaz estar com problema

Infelizmente de vez em quando acontece algumas coisas no mundo java que são relacionadas a boa memória dele, então os restart de instancia e refreshs de cache e CPA ajudam.

Atenciosamente, Fernando Da Ró

Former Member
0 Kudos

Fernando,

Um fato que achei curioso, este problema foi apresentado nos dois GRC's (PRD e QAS) que tenho instalado aqui, irei seguir suas dicas e colocar a solução aqui.

Obrigado pela ajuda!

Abraços!

henrique_pinto
Active Contributor
0 Kudos

Alexandre,

aconteceu nos 2 GRCs com a mesma SEFAZ (MG)?

E é um erro persistente ou já parou de dar?

Se for sim para as 2 perguntas, parece mais uma comida de bola da SEFAZ-MG (nao seria a primeira nem a ultima...).

Abs,

Henrique.

Former Member
0 Kudos

Olá Henrique/Fernando

O problema é na SEFAZ MS de Homologação e ocorre nos dois GRC´s que tenho aqui (QAS e PRD), acredito que possa ser um problema especifico da SEFAZ-MS pois temos 10 SEFAZ´s configuradas, e todas estão com o status "107:Serviço em Operação" no monitor do GRC (exceto a SEFAZ-MS-Homologação).

Abri um chamado na SEFAZ-MS e fui orientado a adicionar um "?wsdl" no final da url do WS conforme citei no post mais acima, também sugeriram que fosse feita a atualização dos WSDLs (como faço isso no GRC? não fica tudo no oracle?).

Além disso já tentei fazer:

- Coloquei a url da SEFAZ-MS Homologação no communication channel da SEFAZ-SP, no monitor do GRC a SEFAZ-SP ficou com o status: "70: Erro do Processamento da Nota Fiscal Eletrônica";

- Coloquei a url da SEFAZ-SP Homologação no communication channel da SEFAZ-MS, no monitor do GRC a SEFAZ-MS ficou com o status: "252: Rejeição: Ambiente informado diverge do Ambiente de recebimento";

- Deletei o communication channel e criei um novo com as mesmas configurações do anterior;

- Limpei cache Java;

- Reiniciei a instância Java;

- Alterei algumas configurações do VA conforme o link http://help.sap.com/saphelp_nw04/helpdata/en/8f/2f2c4142aef623e10000000a155106/frameset.htm;

Muito obrigado pela ajuda Fernando e Henrique, qualquer informação adicional estou a disposição!

Abs!

former_member182114
Active Contributor
0 Kudos

Boa Alexandre,

Com o resultado da inversão de URL, pra mim, já fica provado que é externo, ou seja, problema da Sefaz.

Infelizmente, não é tão simples eles entenderem da mesma forma

Boa Sorte.

Fernando Da Ró

henrique_pinto
Active Contributor
0 Kudos

Alexandre,

o HTTP 415 é um erro que ocorre quando Content Type da mensagem HTTP não é o esperado pelo provedor do serviço.

No caso, o Content Type padrão para o SOAP é o "application/xml" ou "text/xml". As aplicacoes que são SOAP compliance devem suportar as 2, no minimo.

Se nao me engano, o SOAP Adapter do XI envia o 2o como default.

Se a SEFAZ exige que seja outro que não esse, então vc tem que usar o modulo MessageTransformBean no communication channel da SEFAZ MS. Mas eles tem que informar qual o content-type que eles estao esperando. Veja detalhes em: https://service.sap.com/sap/support/notes/793922

Mas note que ao fazer isso, eles estão saindo do padrão SOAP/XML de troca de informações.

Eu insistiria para que eles corrijam isso.

Abs,

Henrique.

Former Member
0 Kudos

Grande Henrique!

Entendi o motivo do erro e expliquei para a equipe técnica da SEFAZ-MS, de contra partida perguntaram qual a versão do SOAP que é utilizado, respondi que é a 1.1.

Depois disso me falaram que o chamado foi encaminhado para outra equipe, agora vou ter que esperar...

Quando tiver um novo status atualizo a thread....

Abraços!

Former Member
0 Kudos

Problema Resolvido, a SEFAZ-MS reconheceu o erro e fez a devidas alterações.

Abaixo a resposta da SEFAZ-MS.

Sr. Alexandre,

Foram feitos novos ajustes.

Já está disponivel a versão 1.1 do soap.

Por gentileza, atualize como especificado no site http://www1.nfe.ms.gov.br/ e faça novos testes

Atenciosamente,

Equipe NF-e

Muito Obrigado pela a Ajuda Henrique e Fernando!!!!

Abraços!

Former Member
0 Kudos

Agora estou tendo um problema parecido com este na SEFAZ MT, desde ontem às 23h tenho o erro "com.sap.aii.af.ra.ms.api.DeliveryException: invalid content type for SOAP: TEXT/HTML; HTTP 500 Internal Server Error"

Recebi uma informação não oficial que a SEFAZ-MT esta tendo problemas e irá voltar ao normal somente sexta-feira, gostaria de saber se alguem tem o contato da SEFAZ-MT para que eu possa entrar em contato com a mesma, não encontro no site deles um formulário de contato ou telefone.

Edited by: Alexandre Rezende on May 27, 2009 3:36 PM

henrique_pinto
Active Contributor
0 Kudos

Alexandre,

se vc setar o trace do Soap Adapter no J2EE p/ nivel DEBUG, vc conseguirá ver o retorno da SEFAZ.

Ainda, se vc entrar o endereco no browser (e tiver certificado instalado), ele abre a pagina de apresentacao do web service normalmente?

De qq maneira, como se trata de um erro diferente, aconselho a abrir uma nova mensagem.

Terá mais visibilidade.

Abs,

Henrique.

Former Member
0 Kudos

Henrique,

Quando tento acessar o WS pelo browser recebo um "Internal Server Error", então certamente o problema não é no PI e sim na SEFAZ-MT.

Consegui um contato da SEFAZ-MT e eles estão vendo o problema.

Mesmo assim obrigado!

Abraços

Answers (1)

Answers (1)

Former Member
0 Kudos

Pessoal, boa Tarde!

Estou passando pelo mesmo problema com a SEFAZ MS, só que no meu caso está acontecendo em apenas um ambiente (QAS), em DEV está funcionando normalmente.

O mais estranho é que já temos NFE aprovada para esse ambiente nessa SEFAZ e parou de funcionar no dia 22/06 as 22:00hs.

As demais SEFAZ`s está funcionado normalmente no mesmo ambiente (QAS).

-Entrei em contato com a SEFAZ MS e me orientaram coolocar (?wsdl )no final do webservice no canal de comunicação;

-Refiz o canal de comunicação;

-Limpei o Cache;

-Parei a instancia;

-Importei a cadeia de certificação da SEFAZ novamente.

O erro persiste, não tenho certeza se o problema é mesmo na SEFAZ porque no meu caso, em DEV está funcionando normalmente.

Alguém tem alguma dica do que pode ser?

Obrigada!

henrique_pinto
Active Contributor
0 Kudos

Cadeia de certificacao? Está sincronizada nos 2 ambientes? Tanto a sua cadeia qto a cadeia da SEFAZ.

Chegou a verificar versao de SP nos 2 ambientes?

Abs,

Henrique.

PS: prefira sempre criar outra thread nova, mesmo que referencie (link) uma antiga.

Former Member
0 Kudos

Oi Henrique,

Problema resolvido! Era problema de timeout, mudamos o parâmetro e funcionou!

Obrigada!

Vânia