cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 

Dependencia do EFD para implementar ECD

Former Member
0 Kudos

Bom dia a todos!

Estamos tentando aplicar as notas do ECD (1234055, 1315087 e 1325556) em um cliente.

A nota 1234055, que contém a request com os objetos do ECD foi importada pela equioe BASIS, mas quabndo chegamos na 87, que altera alguns programas, ela nos barra com um erro de sintaxe no programa J_1BECD_MAIN. Diz que a tabela J_1BEFD_COUNTRY não existe e, de fato não existe mesmo no sistema deste cliente.

A particularidade é que, como o cliente usa um produto de terceiros para a área fiscal, o SPED Fiscal não é Standard, mas implementado nessa ferramenta de terceiros. Por este motivo, nenhum objeto do EFD existe neste cliente.

Minha dúvida é se, por essa e talvez outras razões, exista uma dependência entre o ECD e o EFD standard e o segundo só possa ser implementado se o primeiro for antes.

A nota 87 foi atualizada semana passada, colocando como prérequisito a nota 13000044, que tem os objetos do EFD. Daí o cliente está questionando se não é possível somente criar essa tabela, e demais objetos relacionados, para o ECD funcionar e podermos começar as customizações e as BADI's, etc..

O receio deles é que se importarem a nota 44 eles ficariam de alguma forma amarrados a solução EFD standard, impactando a implementação de terceiros que já está funcionando.

Alguém já passou por problema semelhante envolvendo o SPED Contábil?

Espero que tenha sido claro.

Obrigado.

Flavio Rasseli

Ps.: A versão lá e a 603.

Accepted Solutions (1)

Accepted Solutions (1)

former_member182114
Active Contributor
0 Kudos

Bom dia Flávio,

A recomendação oficial é de implementar a nota 1300044 como pré-requisito à nota 1315087, conforme você mesmo mencionou. Isto torna a dependência do EFD para o ECD como explícita, entretanto esta exigência é quanto à nota pois nela constam objetos e programas comuns. Não é necessário você "usar" o EFD standard da SAP.

Como sua implementação de extração EFD é própria, existe pouca possibilidade dos objetos EFD da nota 1300044 estraguem alguma coisa.

Independente disto, recomendo que você faça uma análise dos objetos constantes dos pacotes PreRequ_P9CK494036.zip e EFD_AT09_2008_603.zip (no seu caso) para decidir com exatidão. Antes de importar você pode conferir o conteúdo das requests via STMS.

Espero ter ajudado.

Atenciosamente,

Fernando Da Ró

Answers (0)