cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 

NF-e Criar "credit memo" através da transação MIRO

former_member406953
Participant
0 Kudos

Olá a todos!

Estamos com um problema de criação de credit memo através da transação MIRO, documento tipo RE para nota fiscal eletrônica. O campo Referência é obrigatório e utilizado pela empresa toda. Acontece que colocando a NF de referência nesse campo não permite a criação da NF-e, após a criação do documento MIRO. O documento salvo considera a NF original como número da NF e não permite a criação do novo número.

Fizemos um teste alterando a configuração, tirando a obrigatoriedade da referência e funcionou, porém não podemos deixar essa configuração tendo em vista que a obrigatoriedade de preenchimento do campo referência é utilizado globalmente.

Gostaria de saber se há alguma sugestão / idéia para solucionarmos esse problema. Alguém tem esse mesmo problema?

Muito obrigada!

Fabiana

Accepted Solutions (0)

Answers (3)

Answers (3)

Former Member
0 Kudos

Fabiana,

Se eu criar um novo tipo de documento para a MIRO, consequentemente todos os países terão que utilizá-lo, o que não é viável.

Você teve alguma outra idéia? Comentário a respeito. Estou procurando alguma outra solução para esse problema.

Obrigado pela ajuda.

former_member406953
Participant
0 Kudos

Tivemos que criar novo documento que não exigisse o número da NF de referência para geração do crédito memo. Caso contrário, o sistema interpretava o número da NF do fornecedor como número da nota de crédito.

Former Member
0 Kudos

Oi Fabiana, qual é o nome técnico do campo referência que você está falando?

former_member406953
Participant
0 Kudos

Campo INVFO-XBLNR

Grata,

Fabiana

former_member406953
Participant
0 Kudos

Eduardo, decidimos por criar um novo tipo de documento para "credit memo" com base no modelo RG a ser utilizado exclusivamente para a "company code" do Brasil e desabilitar a obrigatoriedade do campo Referência, tendo em vista que a empresa toda utiliza o modelo RE para "invoice" e "credit memo" e não podemos simplesmente alterar um campo de uso global. O que você acha?

Grata,

Fabiana

Former Member
0 Kudos

Desculpe não tinha visto a sua resposta.

Tinha pedido para você informar o nome técnico do campo pois não tinha certeza se tinha entendido o seu problema. Olha... o que está ocorrendo é estranho porque quando você informa a nota original no campo referência o sistema leva essa informação para J1B2N mas quando você salva o sistema altera a informação do número da NF original para o número da NF-e conforme a sequencia de numeração.

Você chegou a verificar se tem alguma nota a respeito?

  • acho que não é necessário criar um novo tipo de documento.

abraço

Eduardo

Former Member
0 Kudos

Verifiquei agora... e existem duas notas sobre o assunto... não cheguei a olhar os detalhes...

1174791

Symptom

Posting credit memos with refence to original NF-es where the reference

number is inserted in the header text field in the "Detail" Tab of

transaction MIRO the system determines a wrong original NF-e

document number as reference.

1321517

Symptom

Posting credit memos for NF-es with transation MIRO the error message 8B 020 (Required field Random Number not filled) even though the field is filled in the NF-e data tab.

abraço

Edited by: Eduardo Chagas on Apr 23, 2009 4:07 PM

former_member406953
Participant
0 Kudos

Oi Eduardo, você leu o meu último comentário? O que você acha?

Obrigada,

Fabiana

Former Member
0 Kudos

O erro ocorre quando você tenta salvar a miro? Ou ocorre no monitor?

Former Member
0 Kudos

Acho que o Daniel está com o mesmo problema que vc. Qual é a versão e sp que está usando?

Former Member
0 Kudos

Você tem como colocar uma imagem da configuração da categoria de NF que está usando?

abraço.

former_member406953
Participant
0 Kudos

Oi Eduardo, não consigo salvar a imagem, mas aqui vai a configuração:

Nota Fiscal Category ZH - NF-e Return of Incoming

Indicators:

click no campo Electronic NF

NF Cancel Type ZG NF-e Cancel of Outgoing Direction (A)

Nota Fiscal Document Type:

Document Type - 6 Return

Direction of Movement - Outgoing

Invoice Verification:

NF Partner Function - LF Vendor

NF Partner Type - Vendor

Text Key - RETU Return Text for IPI

Other:

Nota Fiscal Form - NF06 - form 06 (saídas SP/RJ)

Nota Fiscal Model - 55 Nota Fiscal - Model 55

Um abraço,

Fabiana

former_member406953
Participant
0 Kudos

Oi Eduardo, a ZH é cópia do tipo de nota E4.

Grata,

Fabiana

former_member406953
Participant
0 Kudos

Oi Eduardo,

Desculpe a insistência, mas acreditamos que a solução seja criar um tipo de documento novo para o crédito ao fornecedor. Antes de criarmos, gostaria da sua opinião, porque concordo que talvez não seja necessário. Você teve tempo de ver meu último comentário com a configuração do tipo da nota fiscal.

Muito obrigada,

Fabiana

daniel_nahas2
Participant
0 Kudos

Oi Fabiana,

eu utilizei o tipo de documento standard KG para devolução de fornecedor. Não precisou criar com cópia. Apenas lembre que precisa alterar o tipo de doc. manualmente na MIRO.

Aqui não era utilizado e deu certo.

Boa sorte.

Edited by: Daniel Nahas on May 25, 2009 11:43 PM

Edited by: Daniel Nahas on May 25, 2009 11:44 PM

former_member406953
Participant
0 Kudos

Oi Eduardo, você chegou a ver a msg sobre a configuração?

Muito obrigada,

Fabiana

former_member406953
Participant
0 Kudos

Oi Eduardo, você chegou a ver a msg sobre a configuração?

Muito obrigada, Fabiana

former_member406953
Participant
0 Kudos

Daniel, obrigada pela dica. Estamos mesmo pensando um criar um novo doc. Acho que o KG é utilizado aqui na empresa. Porém, pensei que tivesse outra alternativa + std, conforme mencionou o Eduardo Chagas.

Muito obrigada,

Fabiana

Former Member
0 Kudos

Agora estou com o mesmo erro. Acho que foi alguma nota aplicada que está gerando este problema.

Alterei o tipo de documento para KG porém o resultado é o mesmo. Você desabilitou a obrigação do campo referência? onde faço isso?

abraço

Eduardo

former_member406953
Participant
0 Kudos

Eduardo,

Na transação OBA7, criamos novo documento com o campo ref não obrigatório. Porém, quando vc seleciona MIRO, o tipo de documento RE é default e te obriga a inserir o número da NF de entrada. Antes de inserir o tipo de NF na aba "Details", você deve alterar o tipo de documento e voltar para o campo de ref e deletar o número inserido.

Espero ter ajudado.

Obrigada,

Fabiana