Skip to Content

Archived discussions are read-only. Learn more about SAP Q&A

Atualização GRC / Monitor J1BNFE

Boa tarde!

Pessoal,

Podem me ajudar com a questão abaixo?

A usuária solicitou o cancelamento de uma NFe e neste momento estava acontecendo atualização do mensageria. A NFe foi autorizada (código SEFAZ 100) e cancelada (código SEFAZ 101), porém no monitor não houve atualização, somente no GRC vejo que está tudo ok. Estou com dúvida agora, porque eu poderia fazer a atualização pela SE37 na função J_1B_NFE_XML_IN. Mas como ela foi cancelada, não tenho o docnum de estorno. Como devo proceder?

A mesma coisa ocorreu com uma nota que estava rejeitada, mas o erro apontado foi corrigido, neste caso está mais fácil, pois é só eu informar o protocolo, o código 100, status 1 e docnum que permanece o mesmo.

Aguardo comentários.

Obrigada.

Adriana Simões

Former Member
replied

Bom dia Adriana,

Esta questão do retorno ao ERP merece inclusive uma thread nova. E não tem uma resposta exata para cada problema, porém algumas coisas que podem ser.

Antes da Nota Fiscal Eletrônica, cada usuário era responsável pelo cancelamento de seus processos, então ele deveria ter todos os direitos possíveis e este cancelamento era executa ON-LINE e qualquer tipo de erro era exibido no mesmo instante para o usuário.

Com a Nota Fiscal Eletrônica, deve-se antes de cancelar solicitar autorização da Fazenda, então quem irá de fato executar as transações de cancelamento passou do usuário solicitante ao usuário da RFC de retorno sentido GRC --> ERP, daí reside diversos problemas que podem ser:

1) RFC GRC --> ERP não está logando no mesmo idioma dos usuários do R/3. Problema: Existem algumas configurações que são dependente de idioma e nem todos os clientes mantém estes textos para todos os idiomas. Como é comum usuários de comunicação serem configurados em inglês, isto tem sido um erro comum. Verificar / adequar na SM59 do GRC o idioma de logon.

2) Direitos do usuário - O usuário desta mesma RFC está sem os devidos direitos para proceder com o cancelamento no R/3. Para teste coloque um usuário SAP_ALL na RFC e faça um teste, se for isso vc deve adequar os direitos do usuário.

3) As vezes funciona... --> A mensageria e a Sefaz tabalham com "nota fiscal" independente de que processo gerou, porém o ERP ao proceder o cancelamento irá gerar a transação correta conforme o processo que o gerou (SD, MM, Writer...), além de incluir dados em FI/CO, conforme processo.

Se já realizou os passos anteriores e ainda assim está com problemas, sugiro executar diretamente no R/3 a RFC que o GRC executa J_1B_NFE_XML_IN_TAB, os parâmetros podem ser obtidos da tabela /XNFE/BACKSTATUS do GRC. Esta tabela contém todos os registros enviados e recusados pelo ERP.

OBSERVAÇÃO PERTINENTE: Só utilizem esta função para testes desta natureza. NUNCA para "autorizar" o ERP, deixando de lado algum status preso no GRC. Isto poderá gerar maiores problemas pois o GRC é o guardião do status autorizado, bem como do XML.

Atenciosamente,

Fernando Da Ros

-

-


Esta questão está resolvida ? Dê feedback. Se estiver marque como resolvida.

0 View this answer in context
Not what you were looking for? View more on this topic or Ask a question