cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 

Impressão do DANFE quando em processo de contingencia

Former Member
0 Kudos

Boa tarde!

Estamos implementando a NFe em conjunto com o GRC NFe na versão do ERP 6.0 e SP 15.

Pesquisei todas as notas de correção do componente XX-CSC-BR-NFE que estão acima do SP e apliquei no ambiente de desenvolvimento. O objetivo é ter a instalação o mais atualizada possivel.

Ao gerar uma nota fiscal tanto por J1B1N quanto por uma transação de MM (no cenario desse cliente, os processos que geram as notas modelo 1/1A não estão no SD), o documento já é visualizado na J1BNFE aguardando a determinação do nro e envio a SEFAZ (configurei o flag callrfc com o valor 1).

O sistema esta enviando o documento para o GRC e fica aguardando o retorno. Ainda não estamos com o certificado digital definitivo e com isso não recebo o status de autorizado.

Até esse ponto conclui que o fluxo esta correto.

Agora começa o meu problema, uma vez que não tenho retorno, então decidi testar o fluxo da contingencia: se não recebo autorização então quero imprimir em fomulario de segurança.

Ja tentei todas as alternativas... mudei o status para contingencia, cancelei o documento e criei outro, tentei utilizar o docto que esta aguardando autorização.

Mas ate agora não encontrei uma forma de imprimir a nota ou o DANFE.

Alguem ja passou por essa situação? Como faço para imprimir o DANFE enquanto não autorização da SEFAZ? Tentei a J1B1N e recebo uma mensagem: "Problema com intervalo de numeração 01 e com objeto J_1BNFNUMB".

Ja procurei na documentação alguma informação que desse um fluxo de como executar a impressao ou como imprimir em contingencia ou como devo cancelar os documentos...

toda ajuda será benvinda

se alguem possuir algum procedimento pratico de como utilizar a NFe com o GRC NFe e puder passar seria de grande valia.

obrigada a todos

Márcia Verro

Accepted Solutions (1)

Accepted Solutions (1)

Former Member
0 Kudos

Olá Marcia,

Após criar a NF-e, verifique no monitor de NF-es (J1BNFE) se esta possui o status de Enviadas ao XI.

Uma forma alternativa para "autorizar" as NF-es é a seguinte:

Execute o módulo de função J_1B_NFE_XML_IN manualmente (via SE37) no ERP e passe os seguintes parâmetros:

I_DOCNUM - Não preencher;

I_ACCKEY - Chave de 44 dígitos, para obtê-la acesse a aba NF-e Data da nota a ser aprovada (J1B3N);

I_AUTHCODE - Qualquer valor numérico, este campo é o número do protocolo enviado pela SEFAZ;

I_CODE - 100, equivale ao status de NF-e autorizada pela SEFAZ;

I_MSGTYP - 1, significa que a nota possui o status de autorizada.

Ao "autorizar" a NF-e desta maneira, será possível testar a impressão da DANFE entrando na transação J1B3N, menu Nota Fiscal -> Saida/Imprimir novamente (nesta situação estaria sendo simulada a nota enviada e autorizada pela SEFAZ).

Em relação ao intervalo de numeração verifique através do caminho SPRO->Componentes válidos para várias aplicações->Funções gerais da aplicação->Notas fiscais eletrônicas (NF-e)->Atualizar intervalos de numeração NF-e se o intervalo de numeração está parametrizado corretamente para o grupo de NFs eletrônicas.

At.

David

Answers (4)

Answers (4)

Former Member
0 Kudos

Henrique

obrigada pelas orientações e dicas fornecidas.

irei revisar os procedimentos que estamos executando aqui e enquanto não libera o certificado darei andamento nos testes efetuando as funções da contigencia.

Gostaria de deixar aqui meus parabens pelo conteudo desse forum. Olhei todas as questoes colocadas nesse assunto - NFe - e o nivel de respostas e informações trocadas com certeza são de grande valia para quem esta trabalhando com a NFe.

att.

Márcia Verro

henrique_pinto
Active Contributor
0 Kudos

Marcia,

de maneira a otimizar e estimular os participantes do forum a ajudarem cada vez mais, favor atentar para essas regras de comportamento:

Att.

Henrique.

Former Member
0 Kudos

Bom dia a Todos.

Estou com dúvida em um ponto sobre o processo de contingência.

Ficou claro que uma vez detectada a situação de contingência deve-se alterar todo o SAP ou apenas a unidade de negócio que esta nesta situação para o processo de contingência. Neste momento todos as NF-e criadas serão direcionadas para a impressão em papel de segurança. As que haviam sido emitidas antes disto devem ser comutadas para Contingência e em seguida canceladas pela transação VF11 por exemplo.

Quando o sistema voltar tanto as NF-e impressas em papel de segurança quanto as que foram canceladas serão envidas ao SEFAZ normalmente.

Minha dúvida é se por ventura a comunicação com o SEFAZ voltar antes da realização do cancelamento das NF-e geradas antes do sistema ser colocado em contingência, o GRC não irá tentar reenviar estas para o SEFAZ como se elas tivessem sido impressas pelo processo normal e não em contingência?

Desde já agradeço.

Att.

Sérgio Herculano

henrique_pinto
Active Contributor
0 Kudos

Sergio,

evite criar perguntas novas dentro de threads antigas ok?

É sempre melhor criar novas discussoes p/ novas perguntas.

Em relacao à sua duvida, se a SEFAZ voltar antes de vc comutar as NFes paradas p/ contingencia, entao vc nao precisa mais comuta-las; pode alternativamente simplesmente ir no GRC e reiniciar as comunicacoes paradas. Se vc contudo quiser continuar com o processo de contingencia para as NFes paradas, pode fazê-lo (apesar de nao fazer muito sentido).

Abs,

Henrique.

Former Member
0 Kudos

Henrique,

aqui ja temos as configurações do ERP efetuadas, exceto as BADIs e o GRC NFe tambem instalado e configurado.

Acontece que o cliente ainda não oficializou a compra do certificado digital e com isso as notas geradas chegam no GRC NFe, os lotes são criados e enviados, mas ai ficam com o status 38. Estamos em ambiente de teste/homologação.

Voce ja viu essa situação? Podemos concluir que se a empresa não possui o certificado oficial mesmo em ambiente de homologação o site da SEFAZ não reconhece o lote?

Bem quanto ao processo de contigencia, posso concluir que:

1. envio a nota para a mensageria

2. ocorreu algum problema que justifica a contigencia

3. mudo o status pra contigencia

4. cancelo o documento - aqui nesse ponto, não ficou claro, pois em conversas com alguns consultores no SAP Forum, o que eu tinha entendico é que todos os cancelamentos de NFe deveriam ser efetuados na J1BNFE e não mais pela transação do ERP. Ex se gerei uma nota de transferencia atraves da MB1B e se tenho que emita-la em contigencia, o cancelamento teria que ser na J1BNFE e não mais pela MBST que é a respectiva de estorno para a MB1B.

De acordo com sua explicação, para imprimir uma nota em contigencia, seria o mesmo que dizer imprimir sem autorização do SEFAZ e pra isso temos que fazer o item 3 depois cancelar e ai usa-se as transações de estorno relacionadas com o movimento de origem.

5. Depois de estornar o documento, cria-se outro documento com uma nova nota. Essa nova nota deve estar relacionada com a anterior que foi estornada... pra ter uma situação de gerada em contigencia?

6. E para imprimir, usamos sempre a J1B3N da mesma forma que para nota convencional.

Tem alguma configuração especial para a contigencia? Tenho que implementar a BADI com o metodo RESET_SUBRC?

Att,

Márcia Verro

henrique_pinto
Active Contributor
0 Kudos

Sim, sem certificado vc nao consegue comunicar com a SEFAZ msm em homologacao.

E sim, vc precisa estornar o documento manualmente qdo quiser estornar um documento q foi comutado para contingencia. O Cancelamento via J1BNFE vai fazer o pedido de cancelamento para a SEFAZ, o q nao se aplica nesse caso. E a nova nota nao tem q ter referencia explicita para a anterior; como explicado, o proprio processo de negocio (atraves do fluxo de documentos, q referencia a mesma delivery) vai fazer essa relacao, sem vc precisar incluir referencia manual.

Att.

Henrique.

Former Member
0 Kudos

Bom dia!

Henrique,

posso resumir o fluxo a ser adotada para a geração da NFe assim:

1. A partir de uma transação no ERP é gerada uma nota fiscal e nesse caso só e criado o registro nas tabelas somente com o DOCNUM.

2. Atraves da J1BNFE visualizamos o documento criado e a partir dai geramos o nro da nota fiscal e enviamos ao SEFAZ correspondente. Nesse ponto se toda a configuração entre o ERP e o GRC NFe esta correta, o documento fica aguardando autorização.

3. Uma vez autorizada, o ERP ira receber automaticamente o retorno do GRC NFe e ai o DANFE pode ser impresso.

Podemos dizer que essa é uma perna do fluxo onde tudo esta normal e dentro dos tempos aceitaveis pelo negocio?

Se sim, ai vem uma das questões que ainda não consegui resolver: A impressão do DANFE é automatica? Se não for, qual é o procedimento? Utilizo a J1B3N e executo a impressão da mesma forma que executamos quando a nota é gerada pelo metodo convencional?

4. Agora se o sistema tem algum problema de retorno, e o negocio da empresa não permite esperar, devemos usar a alternativa de contingencia e imprimir em formulario de segurança, certo?

Nesse ponto, tenho mais essa questão que não consigo resolver:

Para imprimir em contingencia, é necessario mudar o status do documento?

Apos mudar o status, devo cancelar esse documento?

Para cancelar esse documento, tenho que usar sempre a opção que esta na J1BNFE - solicitar estorno? Esse processo funcionaria para documentos gerados com J1B1N (writer), por MM como MB1B ou por SD (fluxo de venda)

Ou existem procedimentos para cancelar NFe

5.Uma vez cancelada a NFe eu tenho que criar um outro documento similar. Esse documento deve estar atrelado a nota cancelada? Ou ficam independentes? Pelo que entendi, para usar a contingencia o segundo documento deve estar associado ao que foi cancelado para que o sistema entenda que é uma contingencia?

6. Ai faço a impressão via J1B3N

7. E qdo o sistema estiver disponivel novamente tenho que solicitar o cancelamento no SEFAZ da mesma

Esse é o fluxo da impressão normal caso a resposta seja dentro dos padroes e se for contigencia uso os passos do 4 a 7?

Para fechar o meu entendimento dos procedimentos: existe a obrigatoriedade de implementar os metodos da BADI CL-NFE_PRINT ou é opcional em cada projeto de NFE.

agradeço a atenção

Grata

Márcia Verro

henrique_pinto
Active Contributor
0 Kudos

Marcia,

o procedimento é bem por aí mesmo.

A impressao automatica do DANFe quando do retorno da aprovacao da SEFAZ vc consegue ao implementar a BAdI de impressao CL_NFE_PRINT, metodo CALL_RSNAST00. Alem desse, no minimo vc tem q implementar os metodos FILL_ITEM e FILL_HEADER para preencher os campos obrigatorios que o ERP standard nao entrega (siga a dica de implementacao desses metodos incluida na nota 1180402).

Para estornar os documentos relativos a NFes que foram "switched to contingency", vc utiliza a transacao normal para cancelamento relativa àquele processo (J1B3N, VF11, VL09 etc.). Depois q a SEFAZ voltar, daí vc envia o pedido de cancelamento para a SEFAZ através do botao Request Cancelation da J1BNFE.

Att.

Henrique.

Former Member
0 Kudos

Bom dia!

David,

efetuei o procedimento indicado na sua resposta.

Ao imprimir a nota atraves da J1B3N o sistema enviou a mensagem Nº mensagem 8B114

"Problema com intervalo de numeração 01 e com objeto J_1BNFNUMB"

Preparei um documento com as telas referentes a configuração da numeração e detalhes da CTG.NF utilizadas, mas não encontrei como incluir um anexo nessa tela.

Agora o objetivo da minha questão, não é como testar a nota fiscal quando não tem retorno do SEFAZ, mas o ponto é: uma vez que não temos o retorno do SEFAZ, o processo possibilita a contingencia em formulario de segurança. Depois de ler o material disponibilizado nas notas da SAP e configurar o sistema eu gostaria de executar o fluxo da contingencia até a impressão da nota.

Pode ser que eu esteja usando o procedimento errado ou esteja faltando alguma configuração.

O que eu fiz: criei uma nota e enviei para o GRC NFe, o status é aguardando resposta

depois alterei o documento para status de contingencia, e tentei imprimir a nota. Na J1BNFE não tem nenhum botão de impressão (achei que o start das impressões das NFe's seriam efetuados a partir do monitor), depois tentei imprimir/reimprimir pela J1B3N e aparece a msg de erro informada acima.

Depois verifiquei que tinha que cancelar o documento que teve o status alterado para contingencia e criar um outro documento. Mesmo assim não consigo encontrar a forma de imprimir esse documento.

O que eu estou fazendo de errado? Agradeço sua orientação

no aguardo

Márcia Verro

Edited by: MARCIA VERRO on Mar 30, 2009 2:52 PM

henrique_pinto
Active Contributor
0 Kudos

Marcia,

o "switch to contingency" nao altera o status de uma NFe para emitida em contingencia (mesmo pq isso nao é permitido; se a NFe foi enviada como Normal, vc nao pode simplesmente trocar o tipo de emissão sem ter certeza do status de processamento da NFe na SEFAZ).

O "switch to contingency" simplesmente permite que vc estorne aquele documento manualmente e possa criar outro com o status de "Posted Under Contingency". Essa nota sim vc pode imprimir em Formulario de Seguranca (dado q vc fez a configuracao equivalente de Output Determination p/ esse Company Code / Business Place / Form).

Att.

Henrique.