cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 

Cancelamento / Estorno / Inutilização NFe - Dúvidas

adrianafernanda_simes
Participant
0 Kudos

Olá Pessoal, tudo bem? Podem me ajudar com as dúvidas abaixo?

Ao efetuar testes, um dos cenários seguiu sem a modalidade de frete, situação fiscal de PIS e COFINS. Ao cair no GRC, gerou log de erro.

Neste caso, como devo proceder?

Eu tentei efetuar o estorno selecionando a linha no monitor (J1BNFE) e indo na opção Solicitar Estorno, coloquei o motivo, fiz o procedimento e tentei enviar novamente, mas não consegui. Eu queria inutilizar a NFe.

Podem me ajudar com esses cenários de estorno/cancelamento/inutilização?

Obrigada.

Adriana Simões

Accepted Solutions (1)

Accepted Solutions (1)

former_member182114
Active Contributor
0 Kudos

Bom dia Adriana,

Atualmente não é possível solicitar estorno/cancelamento de documento rejeitado pelo validador, o procedimento a ser realizado é:

- resetar a nota no monitor J1BNFE

- corrigir o problema (pode ser dado mestre, na nota J1B2N ou na BADI)

- enviar novamente a nota

Se não for possível de nenhuma forma corrigir os dados no R/3, então como alternativa você deve desligar o validador no GRC e fazer o envio para a Sefaz, como o validador rejeitou a nota, a Sefaz irá rejeitá-la com falha de esquema.

Com esta rejeição "oficial" da Sefaz o R/3 permitirá que você solicite o estorno à Sefaz.

Isso foi discutido em algumas threads, segue uma que provavelmente será elucidativa:

Atenciosamente,

Fernando Da Ró

adrianafernanda_simes
Participant
0 Kudos

Bom dia Fernando.

Eu tentei cancelar uma NFe autorizada, recebi a resposta da SEFAZ da solicitação de cancelamento rejeitada, fui verificar o motivo 215 - rejeição falha no schema xml. Neste caso eu devo proceder como?

Tentei cancelar uma NFe autorizada, foi rejeitada, o próximo passo seria inutiliza-la?

Eu tentei inutilizar, fui no validador do GRC e tirei o flag, enviei novamente, e continuou sendo rejeitada. Como devo proceder?

No status de NFe de mensagens está com a letra B - MS recebido: solicitação de cancelamento.

Não consigo prosseguir.

Aguardo comentários.

Abraços

Adriana

former_member182114
Active Contributor
0 Kudos

Bom dia Adriana,

É necessário esclarecer os cenários e não misturá-los, o que entendi do seu post inicial foi "não conseguir enviar para Sefaz, devido a problemas de PIS/COFINS que não podem ser corrigidos" então neste caso não há aprovação da Sefaz pois mesmo que desligando o validador a NF-e será rejeitada.

O flag B indica que foi solicitado ao GRC um cancelamento, o que não condiz com a descrição anterior.

É o mesmo problema anterior ? Estamos falando de um cenário apenas ?

Obs.: Do ponto de vista do ERP é sempre uma solicitação de estorno... Porém do ponto de vista da Sefaz poderá ser uma Inutilização ou um Cancelamento.

Aguardo comentários.

Fernando Da Ró

henrique_pinto
Active Contributor
0 Kudos

Adriana,

vc tem q identificar o motivo da rejeicao (provavelmente, o codigo de rejeicao tinha menos do q 15 digitos)*. Lembrando q nao há validacao no cancelamento.

Corrija os motivos de cancelamento e peca o cancelamento novamente.

Att.

Henrique.

  • Se o estado for MG, a SEFAZ lá tb pode invalidar pq os motivos de cancelamento estao com caracteres especiais (cedilha, acentos etc). Configure os motivos de cancelamento sem caracteres especiais, se esse for seu caso.

adrianafernanda_simes
Participant
0 Kudos

Fernando,

Sim, estamos falando do mesmo cenário.

Eu pedi o cancelamento de uma NFe autorizada e ele foi rejeitado com motivo 215. Depois dessa rejeição e não consegui prosseguir com o cancelamento. Pode me ajudar?

Eu sei que você faz a solicitação do estorno para duas situações:

1 - A NFe foi rejeitada (motivo Pis/Cofins, por exemplo,), ou seja, não autorizada. Nesta situação solicito a inutilização.

2 - A NFe foi autorizada, mas por algum motivo interno da empresa há necessidade de cancelar. Nesta situação solicito o estorno e o cancelamento.

Abs.

Adriana

adrianafernanda_simes
Participant
0 Kudos

Henrique,

Os motivos de cancelamentos ultrapassam 15 dígitos. E a comunicação é com a SEFAZ do RJ.

Acho melhor eu tirar os acentos, pontos e cedilha para evitar erros futuros.

Obrigada pela informação.

Adriana

former_member182114
Active Contributor
0 Kudos

Bom dia Adriana,

Uma boa questão está relacionada ao tamanho do motivo, conforme o Henrique comentou.

Outra pode ser a falta do valor de autorização. Você pode postar aqui o XML enviado à Sefaz para análise, deve obtê-lo na SXMB_MONI ?

Além de um erro temporário de Sefaz (não comum para Sefaz Virtual RS - Sefaz RJ).

Atenciosamente,

Fernando Da Ró

adrianafernanda_simes
Participant
0 Kudos

Olá Fernando, tudo bem?

Segue o linksabaixo referente ao arquivo Window1.xml da NFe (autorizada) que estou tentando cancelar.

http://www.megaupload.com/?d=QJ35NOHF (Window1.xml)

Segue status tela monitor J1BNFE:

Status: vermelho (raio)

Etapa: 4 - Solicitação de cancelamento rejeitada

Log NFe: bandeira vermelha

Status comunicação: 6 - solicitação de cancelamento rejeitada

Status mensagem: B - MS recebido: solicitação de cancelamento

Cód. Status: 215 Rejeição: Falha no schema XML

Aguardo comentários.

Grata,

Adriana Simões

former_member182114
Active Contributor
0 Kudos

Bom dia Adriana,

O megaupload não permite que eu baixe, pois segundo ele alguem com meu IP (SAP inteira) está baixando outro arquivo.

Cole aqui mesmo o XML, pelo menos a tag infCanc completa.

Na Sefaz RS, há o exemplo da tag completa

adrianafernanda_simes
Participant
0 Kudos

Oi Fernando,

Segue abaixo XML conforme solicitado.

Aguardo comentários.

Abs.,

Adriana Simões

jUVUr/Ni93LvjpwiWVybdc8xHA=</DigestValue></Reference></SignedInfo><SignatureValue>PRvzT0geCYmpim7Dt7A6LNcEovW5JNDSRo7fjcbcMw8XzOueZZzLEwqq1bi7SECGIeXZwAjzP EBdHwwarFI0LjG8wyTfkds3IBg62MsGybQ8acb7e3DTql2P1T6JCs5T4kI9eDzRbXV/xMrK7KAT g7DWbHcX9CD8EKKULEQ=</SignatureValue><KeyInfo><X509Data><X509Certificate>MIIGtzCCBZgAwIBAgIQA429wSlpWv5BtMWqSbIbFjANBgkqhkiG9w0BAQUFADB0MQswCQYDVQQG EwJCUjETMBEGA1UEChMKSUNQLUJyYXNpbDEtMCsGA1UECxMkQ2VydGlzaWduIENlcnRpZmljYWRv cmEgRGlnaXRhbCBTLkEuMSEwHwYDVQQDExhBQyBDZXJ0aXNpZ24gTXVsdGlwbGEgRzMwHhcNMDkw MTIwMDAwMDAwWhcNMTAwMTE5MjM1OTU5WjCBjELMAkGA1UEBhMCQlIxEzARBgNVBAoUCklDUC1C cmFzaWwxFDASBgNVBAsUC0lEIC0gMzM2Njg4MSEwHwYDVQQLFBhBdXRlbnRpY2FkbyBwb3IgQVIg VEFMVUExGzAZBgNVBAsUEkFzc2luYXR1cmEgVGlwbyBBMTEUMBIGA1UECxQLKGVtIGJyYW5jbykx FDASBgNVBAsUCyhlbSBicmFuY28pMSIwIAYDVQQDExlNQSBBdXRvbW90aXZlIEJyYXNpbCBMVERB MTAwLgYJKoZIhvcNAQkBFiFjYXJsYS5hemV2ZWRvQGJyLm1hLmdydXBwb2Nsbi5jb20wgZ8wDQYJ KoZIhvcNAQEBBQADgY0AMIGJAoGBAJ3AdefIkm9IrEWCdP8AiboQgkkn7m38e2mT1BRiHGvlKM6 3vzutb9QGWujK/wGd5Ta6yVj9D8TxpOqSQujs2pbWKSkRqbu0ymLkZdEL/HjiT7Xw6HsyaZSYaSF 81CUjRug/y0U6Gmt1u0Ynlxc8xXkaTjorNtQEhFpAUJXC45TAgMBAAGjggNAMIIDPDCBuwYDVR0R BIGzMIGwoD0GBWBMAQMEoDQEMjIwMTIxOTcwMDI2MTYyNDA3NTAwMDAwMDAwMDAwMDAwMDAwMDM2 NjMwNTIzMlNTUFNQoBgGBWBMAQMCoA8EDVRBTUEgVEFOWklMTEmgGQYFYEwBAwOgEAQOMDM1NzEw NDQwMDAxNjCgFwYFYEwBAwegDgQMMDAwMDAwMDAwMDAwgSFjYXJsYS5hemV2ZWRvQGJyLm1hLmdy dXBwb2Nsbi5jb20wCQYDVR0TBAIwADAfBgNVHSMEGDAWgBSEsEIzNKNCJaUolz6D63fw6E/CVDAO BgNVHQ8BAf8EBAMCBeAwVQYDVR0gBE4wTDBKBgZgTAECAQswQDABggrBgEFBQcCARYyaHR0cDov L2ljcC1icmFzaWwuY2VydGlzaWduLmNvbS5ici9yZXBvc2l0b3Jpby9kcGMwggElBgNVHR8EggEc MIIBGDBcoFqgWIZWaHR0cDovL2ljcC1icmFzaWwuY2VydGlzaWduLmNvbS5ici9yZXBvc2l0b3Jp by9sY3IvQUNDZXJ0aXNpZ25NdWx0aXBsYUczL0xhdGVzdENSTC5jcmwwW6BZoFeGVWh0dHA6Ly9p Y3AtYnJhc2lsLm91dHJhbGNyLmNvbS5ici9yZXBvc2l0b3Jpby9sY3IvQUNDZXJ0aXNpZ25NdWx0 aXBsYUczL0xhdGVzdENSTC5jcmwwW6BZoFeGVWh0dHA6Ly9yZXBvc2l0b3Jpby5pY3BicmFzaWwu Z292LmJyL2xjci9DZXJ0aXNpZ24vQUNDZXJ0aXNpZ25NdWx0aXBsYUczL0xhdGVzdENSTC5jcmww HQYDVR0lBBYwFAYIKwYBBQUHAwQGCCsGAQUFBwMCMIGgBggrBgEFBQcBAQSBkzCBkDAoBggrBgEF BQcwAYYcaHR0cDovL29jc3AuY2VydGlzaWduLmNvbS5icjBkBggrBgEFBQcwAoZYaHR0cDovL2lj cC1icmFzaWwuY2VydGlzaWduLmNvbS5ici9yZXBvc2l0b3Jpby9jZXJ0aWZpY2Fkb3MvQUNfQ2Vy dGlzaWduX011bHRpcGxhX0czLnA3YzANBgkqhkiG9w0BAQUFAAOCAQEAMtc2YqWZwBAilMqoJzS4 YndNE1/wz5vRd8/gxd1LLQeB2WJusYTC4pyN98tYT3/kTbPtXLMkQJ9qZg0C//qh/8r0K36cZ2k zkLpeJHOkOD642X4VIZHWek3LOVOSrQJlj66+1xrMpnUCiX/cpwyuj8HRNcED5QrpO4h1qLAy4bz gVaKFuc60BOxvSpMKWX6bddRu2nCJfT/TMSXNXWgCQc58BwdJGfvnCSPowfSm4q1fJ5U/XfGpy4r 6pS9aw1fQ8djK5dGGaItcP0vD8XlDYmZJjSI5lMZIckTI0Re9iYOxaYj7OYddVtI7ZqEKkwFDIDL FDcTe/O8nBSYqlgBrQ==</X509Certificate></X509Data></KeyInfo></Signature></cancNFe></n0:cancNFeStr>

</n0:nfeDadosMsg>

</n0:nfeCancelamentoNF>

former_member182114
Active Contributor
0 Kudos

Bom dia Adriana,

Está faltando a tag xJust (justificativa de cancelamento).

--> Como verificar o motivo de falha de esquema (215/225):

Pegue o conteúdo do XML e coloque ele utilize o serviço validador da Sefaz RS para checar:

- Para este cancelamento utilizei a tag cancNFE:

<cancNFe xmlns="http://www.portalfiscal.inf.br/nfe" versao="1.07"><infCanc Id="NFe33....
até
</KeyInfo></Signature></cancNFe>

- A resposta do site foi

The 'http://www.portalfiscal.inf.br/nfe:xJust' element has an invalid value according to its data type.

Verifique se a justificativa está preenchida no campo /xnfe/nfehd-xjust, se não existir o campo verifique as notas abaixo:

Implemente estas notas foram no GRC:

1297534 - SP08 - NFe cancellation problems in GRC

1279751 - SP07 - Problem when restarting Signature of Skip & Cancel msgs

1287747 - SP07 - Error cancellation NFE

Recomendo você implementar o SP08, que cobre todas as notas citadas.

Verifique se a nota abaixo está implantada no R/3, ela é a responsável por enviar a justificativa ao GRC.

1243964 - NF-e: Adaption of xNFe interface of function /XNFE/NFE_SKIP

Atenciosamente,

Fernando Da Ró

Answers (1)

Answers (1)

Former Member
0 Kudos

Boa tarde, estou com um problema pois houve o pulo de numeração e agora não conseguimos inutilizar a numeração pelo sistema, e tambem  quando storno uma nota as vezes o sistema traz com o cadigo 101 ou 102 ( inutilizada ou cancelada ),mas normalmente as notas são canceladas, alguem sabe como posso inutilizar essa numeração.

former_member182114
Active Contributor
0 Kudos

Bom dia Roosevelt Ohogusiku Junior,

Por favor crie uma nova thread, esta está fechada desde 2012. já tem 3 anos esta questão (foi importada do SDN).

Atenciosamente, Fernando Da Rós