cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 

Alteração de NF-e

Former Member
0 Kudos

Pessoal, estou com uma dúvida aqui, e gostaria de saber se poderiam me ajuda.

Eu fiz uma NF-e manual(J1B1N) e ela foi enviada para o GRC. Ao fazer a validação, constatou que não havia Direitos Fiscais de PIS e COFINS, os CST's da vida.

A pergunta é:

No ECC, existe algum meio para eu alterar essa NF-e, por exemplo J1B2N, e inserir os Direitos?

Pois tentamos pela J1B2N, e não conseguirmos, pois o erro diz que não pode alterar com Status de Aguardando Resposta.

Qual procedimento deve seguir? Fazer o cancelamento da NF-e?

Obrigado.

Accepted Solutions (1)

Accepted Solutions (1)

former_member182114
Active Contributor
0 Kudos

Bom dia Leonardo,

Esta é uma das situações onde não é possível corrigir para reenviar a nota. Você deverá cancelá-la no R/3, o GRC irá proceder uma inutilização na Sefaz.

Atenciosamente,

Fernando Da Ró

Former Member
0 Kudos

Ok fernando, vou te dizer um passo a passo do cenário que tenho aqui.

1º Criei uma NF-e sem Direitos Fiscais , como Ex: nº 470904

2º GRC não validou, e ficou parada no GRC.

3º Na j1bnfe, comutamos essa NF-e para Contingência

4º Na VF11, fizemos o estorno dessa NF-e

5º Fomos na VF01, e e criamos a fatura referenciando uma Remessa(com os direitos fiscais já alterados)

6º Uma nova NF-e foi criada de nº 470904

7º Fui na J1bnfe, e demos envio, foi autorizada, e tudo mais.

A pergunta é , como o GRC fará a inutilização dessa NF-e que está parada por erro de validação?

Obrigado novamente e desculpa se não entender esse processo.

former_member182114
Active Contributor
0 Kudos

Bom dia Léo,

Infelizmente a única opção sem desenvolvimento é desligar o validador no GRC, os passos seriam:

1. Resetar a NFe na J1BNFE

2. Desligar o validador no GRC para a filial em questão

3. Enviar a NFe na J1BNFE

4. Como o GRC não irá verificar a integridade dos dados a NFe chegará a Sefaz e será rejeitado por ela

5. Religar o validador no GRC

6. Com a rejeição 215 oficial da Sefaz você pode solicitar inutilização normalmente.

    • Observação: Se esta ação for feita junto ao faturamente normal da filial poderá ocorrer rejeição de outras notas. Estas notas erroneamente rejeitadas deverão ser resetadas e reenviadas após ligar o validador.

A equipe de Desenvolvimento está elaborando uma solução para este ponto.

Atenciosamente,

Fernando Da Rós

PS.: Seus passos estão bem feitos, você liberou o mesmo carregamento com outra NFe e reduziu o stress do cliente. A inutilização fica assim para segundo plano podendo ser feito em outro momento.

Answers (1)

Answers (1)

henrique_pinto
Active Contributor
0 Kudos

Só um comentário Leonardo,

se a NFe estiver com V (erro de validacao) no Monitor J1BNFE, se vc quiser editar uma nota para corrigir algum problema e reenviá-la, vc tem que resetar o status da NFe na J1BNFE (botao 'Reset NF-e Status'), daí então vc pode entrar em edicao via J1B2N sem problemas, e depois de salvar a nota, voltar à J1BNFE, selecionar a NFe em questao e ir no menu NF-e -> Send para envia-la novamente à SEFAZ.

Att.

Henrique.

Former Member
0 Kudos

Henrique, procurei aqui em toda a j1bnfe, e não encontrei esse botão 'Reset NF-e Status' . Também não consegui encontrar o status "V".

Poderia me dar uma luz?

Pois o cliente está batendo no martelo dizendo tem que existir alguma coisa para alterar a nota.

Obrigado mesmo pelas dicas...

henrique_pinto
Active Contributor
0 Kudos

Provavelmente faltaram notas a serem aplicadas no seu sistema.

Essas funcionalidades (retorno do V e botao "Reset NF-e Status") foram liberados já há algum tempo (desde o SP05 do NFE), junto com a funcionalidade de Reenvio de NFes.

Abs,

Henrique.

Former Member
0 Kudos

Henrique, aplicamos as Notas referentes a alteração. Mas mesmo com o Erro de Validação no GRC, não está retornando com STATUS 'V' no monitor J1BNFE.

Forçamos a inclusão do status "V' manualmente, e funcionou.

Existe alguma outra nota, ou alguma configuração específica para trazer o Status 'V' no monitor?

former_member182114
Active Contributor
0 Kudos

No R/3 aplique as notas 1254565 e 1276438.

Abraços,

Fernando Da Ró

Former Member
0 Kudos

Bom dia Fernando!

Estou com o mesmo problema do Leonardo.

Criei uma NF writer e ela ficou barrada no validador GRC por falta de PIS e COFINS.

Os passos que adotei foram os seguintes:

1º Criei uma NF-e sem Taxes (Pis e Cofins) (J1B1N)

2º GRC não validou, e ficou parada no GRC.

3º Na j1bnfe, comutamos essa NF-e para Contingência

4º Na J1B3N cancelei e gerou uma Nota de Cancelamento.

5º Fui na J1B1N e criei uma nova NFe

6º Fui na J1bnfe e foi autorizada

O problema é que a primeira NF está parada no GRC por erro de validação. Entendo que não posso deixar esta NF sem ser enviada para SEFAZ para então solicitar a inutilização.

Neste caso como devemos proceder para desligar o GRC? Já existe algum outro procedimento para cancelar esta NF sem ser o processo de contingência ou desligar o GRC?

Muito obrigada,

Cristina Vaz.

Edited by: Cristina Vaz on Jun 15, 2009 3:36 PM

Former Member
0 Kudos

Boa tarde Fernando,

Estou com o mesmo problema da Cristina, mas quando clico em resetar status NF, ele me manda a mensagem:

"Função "Reinicializar" não permitida para NF-e cancelada"

Como proceder?

Abraços,

Dalmo Costa

former_member182114
Active Contributor
0 Kudos

Dalmo,

Por favor crie uma thread nova. Temos por habito aqui manter uma issue por thread isto facilita a busca de informação por quem precisa e também valoriza os profissionais que se prestam a te ajudar.

Ao postar informa quais os status que você tem no ERP e no GRC, bem como que ações você fez para chegar aonde chegou. E o que está pegando.

Atenciosamente, Fernando Da Ró