cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 

Erro: Consulta, Envio NFE para Estado do RJ

Former Member
0 Kudos

Olá Pessoal,

+ uma vez...

Emissão de NFE para o estado de SP, ficou legal... está funcionando, agradeço a ajuda de todos.

Agora a "briga" está com o estado do RJ.

Rio de Janeiro utiliza o SEFAZ Virtual do RS, porem não estou conseguindo abrir o SSL pelo PI, dá o erro abaixo:

- <SAP:Error xmlns:SAP="http://sap.com/xi/XI/Message/30" xmlns:SOAP="http://schemas.xmlsoap.org/soap/envelope/" SOAP:mustUnderstand="1">

<SAP:Category>XIAdapterFramework</SAP:Category>

<SAP:Code area="MESSAGE">GENERAL</SAP:Code>

<SAP:P1 />

<SAP:P2 />

<SAP:P3 />

<SAP:P4 />

<SAP:AdditionalText>com.sap.aii.af.ra.ms.api.DeliveryException: invalid content type for SOAP: TEXT/HTML; HTTP 403 Forbidden</SAP:AdditionalText>

<SAP:ApplicationFaultMessage namespace="" />

<SAP:Stack />

<SAP:Retry>M</SAP:Retry>

</SAP:Error>

Fiz o teste pelo browser na URL de verificação de Status do Serviço(https://homologacao.nfe.sefaz.rs.gov.br/ws/nfestatusservico/NfeStatusServico.asmx)

e via browser abriu.

Estou errando no PI novamente ou para o RJ tem alguma particularidade?

Desde já agradeço!

Grato,

Bruno

Accepted Solutions (0)

Answers (5)

Answers (5)

Former Member
0 Kudos

Ola Bruno como vai.

Poderiamos trocar informações em private. Como façao para te contactar seu perfil não tem email.

Estou com este mesmo problema em um cliente. Apenas para o Rio não funciona.

Obrigado

Former Member
0 Kudos

Agora tem...

A disposição!

Abraço,

Bruno

Former Member
0 Kudos

Pessoal,

Consegui resolver o problema.

Instalei os 3 certificados recomendados para utilizar o Sefaz Virtual RS + o certificado do cliente. Exportei o certificado do cliente com todas as Keys e importei no Java novamente, deu uma diferença grande naquela tela que tem o código do certificado.

A grande diferença que vi para SP, foi que não precisava exportar os certificados para "atualizar" o código do mesmo, já vinha com todas Keys certas e por isso ficava legal no Java.

Ou talvez era o instalar desse cliente que estava com problemas mesmo.

Agradeço a ajuda de todos.

Obrigado,

Bruno

Former Member
0 Kudos

Pessoal ressucitando o topico

Eu estou com o mesmo problema para o Sefaz SP

Já instalei os certificados da cadeia do Sefaz no TrustedCAS no Visual Administrator e também instalei o certificado do cliente porem ainda recebo o erro HTTP 403 Forbidden alguem tem lguma ideia do que seja ?

Obrigado !

Former Member
0 Kudos

Problema resolvido, agora estou com esse erro

<?xml version="1.0" encoding="UTF-8" standalone="yes" ?>

- <!-- Inbound Message

-->

- <SAP:Error xmlns:SAP="http://sap.com/xi/XI/Message/30" xmlns:SOAP="http://schemas.xmlsoap.org/soap/envelope/" SOAP:mustUnderstand="1">

<SAP:Category>XIAdapterFramework</SAP:Category>

<SAP:Code area="MESSAGE">GENERAL</SAP:Code>

<SAP:P1 />

<SAP:P2 />

<SAP:P3 />

<SAP:P4 />

<SAP:AdditionalText>com.sap.aii.af.ra.ms.api.DeliveryException: invalid http response: null</SAP:AdditionalText>

<SAP:ApplicationFaultMessage namespace="" />

<SAP:Stack />

<SAP:Retry>M</SAP:Retry>

</SAP:Error>

Alguem ja teve esse erro ? Pelo que procurei na internet não achei nada parecido.

0 Kudos

Gabriel Filipi, estou com esse mesmo problema sobre o erro em questão, o que fez para resolver?

<?xml version="1.0" encoding="UTF-8" standalone="yes" ?>

- <!-- Inbound Message

-->

- <SAP:Error xmlns:SAP="http://sap.com/xi/XI/Message/30" xmlns:SOAP="http://schemas.xmlsoap.org/soap/envelope/" SOAP:mustUnderstand="1">

<SAP:Category>XIAdapterFramework</SAP:Category>

<SAP:Code area="MESSAGE">GENERAL</SAP:Code>

<SAP:P1 />

<SAP:P2 />

<SAP:P3 />

<SAP:P4 />

<SAP:AdditionalText>com.sap.aii.af.ra.ms.api.DeliveryException: invalid http response: null</SAP:AdditionalText>

<SAP:ApplicationFaultMessage namespace="" />

<SAP:Stack />

<SAP:Retry>M</SAP:Retry>

</SAP:Error>

henrique_pinto
Active Contributor
0 Kudos

Olá Nickerson,

recomendo abrir uma nova thread pra sua pergunta.

Ela vai ter maior visibilidade e, portanto, maior potencial de receber ajuda.

Abs,

Henrique.

0 Kudos

Olá Henrique, postei para uma nova discussão.

Muito Obrigado.

henrique_pinto
Active Contributor
0 Kudos

Bruno,

para o teste via browser, vc instalou no seu Windows exatamente no mesmo certificado que está sendo usado no communication channel da SEFAZ Virtual?

Porque caso o certificado esteja sendo aceito pela SEFAZ, tanto faz se vc usou o PI ou o browser, ele deveria ser aceito da mesma forma.

Pode ser que vc tenha testado o browser com um certificado e o PI com outro, daí entao pode ser que o certificado que está no PI nao está sendo aceito pela SEFAZ Virtual. Esse certificado é o mesmo que está sendo utilizado para a SEFAZ SP? Pode ser que vc precise checar com a SEFAZ Virtual se eles estao aceitando esse certificado, ou com o provedor do certificado se ele está 100% ok.

Abracos,

Henrique.

Former Member
0 Kudos

Henrique, Fernando e David,

Entrei no site https://homologacao.nfe.sefazvirtual.rs.gov.br e vi no manual do contribuinte tambem, que para os estados que usam o Sefaz Virtual precisa ser instalado 3 certifcados fora o certificado do cliente. (tem disponivel para download no link acima)

Via PI, não consigo de jeito nenhum abrir autenticação SSL e outra esses certifcados que são solicitados para instalação, não consigo importar no Java pois a extensão é *.p7b...

Tentei autenticar pelo PI usando o certificado do cliente e também não foi.

Mais alguma idéia?

Obrigado pela ajuda!

Abraço,

Bruno

Former Member
0 Kudos

Pessoal,

Alguem tem mais alguma idéia do que possa ser o erro?

Sefaz Virtual RS está falando que é problema no PI e que não é no certificado.

Tirei todos os certificados da máquina, instalei novamente e não muda o erro.

Criei novamente o Canal de Comunicação no PI e tambem não houve sucesso.

Continua com o mesmo erro HTTP 403 Forbidden.

Única coisa estranha que vi de diferença para os outros clientes que fiz a configuração, foi que abrindo o Web Service pelo Browser não dá a opção de escolher o certificado instalado da empresa, já carrega um automático, porem se eu deleto o certificado da empresa a página não abre e dá HTTP 403 Forbidden. Tem algo muito estranho...

Agradeço novamente.

Bruno

former_member182114
Active Contributor
0 Kudos

Bom dia Bruno,

Para tentar focar o erro no PI, faça o seguinte:

Coloque a URL da Sefaz Virtual RS no CC que está funcionando para Sefaz SP (que você já testou), e no rode a consulta de status. Se o problema está localizado no PI, então não dará o erro 403 (comunicação) e sim um outro erro qualquer tipo CUF inválido.

Se funcionar, então talvez tenha algum problema de cache. Você comentou que já refez a configuração para Sefaz RJ (usando Sefaz Virtual RS) e não está funcionando, certo? Então tente criar outro partner SefazRJ2 para confirmar isto.

Tente um full CPA refresh (detalhes SAP Note 741214)

Boa Sorte,

Fernando Da Ró

henrique_pinto
Active Contributor
0 Kudos

Bruno,

vc ainda nao respondeu: vc usa o mesmo cert para RS e SP?

Pode ser que a validação de cadeia da SEFAZ Virtual seja diferente da SEFAZ SP.

Confirme se os demais certificados da cadeia foram importados no TrustedCAs do PI, conforme descrito no guide de configuracao do e-learning de NFE.

Ainda, os certificados que da SEFAZ Virtual tb tem q ser importados no TrustedCAs, para que o PI confie no cert da SEFAZ; se vc nao consegue importar o formato P7B lá, importe no Windows e exporte em .cer, para daí então importar no PI.

Abs,

Henrique.

Former Member
0 Kudos

Henrique,

Não uso o mesmo certificado... são certificados diferentes eu esqueci de comentar, são máquinas diferentes(SP é um cliente, RJ outro cliente)

Eu instalei no Windows e exportei *.cer porem não suporta na importação do Java.

Suporta "apenas" *.crt, *.cert, *.key, *.p8, *.p12, *.pfx...

De qualquer forma, não custa tentar novamente!

Obrigado,

Abraço,

Bruno

Former Member
0 Kudos

Fernando,

Vou tentar verificar essas possibilidades, estou acreditando que tenha grandes chances de ser cache mesmo.

Obrigado,

Bruno

henrique_pinto
Active Contributor
0 Kudos

Bruno, ele importa .cer sim, basta vc colocar a opcao "All Files (.)" no popup de escolha do arquivo, que daí vc pode importar o .cer.

Att.

Henrique.

Former Member
0 Kudos

Henrique,

Fiz isso e gera uma mensagem falando que tipo não encontrado.

Já estou achando que é algum problema de permissão de usuário ou algo assim, sei lá... está muito estranho esse problema.

Obrigado,

Bruno

former_member182114
Active Contributor
0 Kudos

Bom dia Bruno,

O problema parece estar no certificado mesmo. Você disse que instalou em sua máquina e exportou .CER, certo ? O .cer é opção oferecida ao exportar sem a chave privada (private key).

Como seu objetivo é assinar notas você precisa da chave privada no servidor. Então faça o processo de exportação novamente e em Export Private Key selecione Yes, export the private key..... Irá oferecer a opção .PFX. Marque a opção Include all certificates in the certification path if possible.

Desculpe os textos em inglês, meu Windows é ingles e achei melhor não traduzir. Vai que eu crio uma opção "nova"..

Outra coisa, se porventura a opção de exportação de chave privada não aparecer, então você não marcou como exportável quando instalou o certificado na sua máquina.

Verifique se isto resolve a thread.

Abraços,

Fernando Da Ró

henrique_pinto
Active Contributor
0 Kudos

O .cer é dos outros certificados da cadeia, alem dos certificados da cadeia da SEFAZ, nao do end cert...

Henrique.

Former Member
0 Kudos

Você pode obter mais informações sobre como gerar a cadeia de certificação na seguinte thread .

At.

David

Former Member
0 Kudos

Olá Bruno,

O erro HTTP:403 ocorre quando você não ter permissão para acesso ao Web service, verifique se a empresa para a qual você está tentando emitir as notas está cadastrada como emissora junto a SEFAZ virtual de RS.

At.

David

Former Member
0 Kudos

Obrigado pela ajuda Pessoal.

- Um dos erros era que a URL estava errada, para RJ usando RS, tem uma diferença na URL

https://homologacao.nfe.sefazvirtual.rs.gov.br/ws/nfestatusservico/NfeStatusServico.asmx

- Mesmo alterando a URL no PI não teve sucesso, acredito que a resposta do David seja o que está acontecendo.

Vou solicitar ao cliente para verificar.

Grato,

Bruno

former_member182114
Active Contributor
0 Kudos

Bom dia Bruno,

Não há nada específico para o RJ (Sefaz Virtual RS), inclusive você testou a URL e está correta.

Como você já fez a "validação" do certificado que está no servidor, verifique outros pontos:

- Configuração do KeyStorage (view and entry) para o Sefaz_RS está identico à SP;

- Dados de proxy, servidor, usuário <-- Observação: Se você já teve preencher esta informação anteriormente e desativou, ative novamente o flag servidor e usuário, e esvazie (limpe os campos), depois desmarque o flag novamente (--> Bug do PI)

- Também pode ser algo relacionado ao cache

Espero que isto solucione

Abraços

Fernando Da Ró