cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 

ERP Microsoft - GRC

Former Member
0 Kudos

Boa tarde a todos.

Estamos implantando o GRC e temos o seguinte cenario: ERP Microsoft - GRC.

Gostaria de saber se alguem ja fez ou tem algum material de implantacao deste tipo de cenario.

Temos algumas duvidas, tais como:

-como sera realizada a conexao entre os dois sitemas;

-existe algum WSDL proprio para este tipo de conexao

Abracos.

Claudio H. N.Uehara

Accepted Solutions (1)

Accepted Solutions (1)

henrique_pinto
Active Contributor
0 Kudos

Olá Claudio,

suponho que o ERP Microsoft (Dynamics?) tenha tecnologia .NET, correto?

Nesse caso, nao seria uma arquitetura mais robusta consumir/disponibizar RFCs através do SAP .NET Connector?

Em geral, fica melhor do que consumir/disponibilizar flat files.

Links que podem ser uteis:

https://www.sdn.sap.com/irj/scn/go/portal/prtroot/docs/library/uuid/c0123164-9b30-2b10-a086-b8a7f973...

http://help.sap.com/saphelp_nw04s/helpdata/en/b4/79cb9463b89a41a73e1e2805eb4bf7/frameset.htm

Abraços,

Henrique.

Answers (2)

Answers (2)

Former Member
0 Kudos

Henrique tudo bem?

Não estamos conseguindo aplicar essa nota de número 1326691, recebemos a mensagem "Configuração do Sistema não permite modificações".

Por favor, existe alguma restrição para utilizá-la?

No aguardo, obrigado.

Danilo

Former Member
0 Kudos

Olá

Existem várias formas para realizar a configuração que você deseja, a maneira mais simples é utilizando-se RFC.

No SAP GRC NFE existem as seguintes RFCs:

  • /XNFE/NFE_CREATE que deve ser chamada ao enviar uma NF-e ao governo;

  • /XNFE/NFE_CANCEL que deve ser chamada ao enviar uma solicitação de cancelamento;

  • /XNFE/NFE_SKIP que deve ser chamada ao enviar uma solicitação de inutilização.

Para saber as estruturas e tabelas que as RFCs necessitam receber, acesse as mesmas através da SE37.

Visto que a função de retorno contendo os status do processamento da NF-e (J_1B_NFE_XML_IN_TAB) é chamada de forma síncrona, torna-se necessário criar uma ponte síncrona-assincrona no XI para que ao chamar esta função no retorno dos dados ela receba uma informação de que a mesma foi processada com sucesso.

Uma outra forma seria criar web services para as RFCs acima (/XNFE/*) no XI e consumir estes no seu sistema legado.

At.

Former Member
0 Kudos

Bom dia David,

Você sabe me dizer se tem como fazer o seguinte cenário: File - XI - RFC (SAP GRC)?

O ERP Microsoft vai disponibilizar um flat file (.txt) com os dados da NFe e temos que pegar esse arquivo e importar para o SAP GRC.

Obrigado pela ajuda.

Claudio

Former Member
0 Kudos

Olá Claudio,

Sim é possível fazer isto, no XI ao receber o flat file você precisa de um mapeamento para passar os dados recebidos nos respectivos campos esperados pelas RFCs e então chamá-las.

O cenário não é muito complexo, porém a criação do mapeamento neste caso será a parte mais trabalhosa.

At

Former Member
0 Kudos

David, td bem?

Eu tenho que devolver (Sefaz - GRC - Legado) ao legado um arquivo .txt.

Você sabe me dizer se na volta eu posso utlizar o response das RFCs ou tenho que tratar o retorno de alguma outra forma?

Agradeco pela sua ajuda.

Claudio

Former Member
0 Kudos

Olá Claudio,

Você pode utilizar o próprio SAP GRC NFE para retornar os dados da SEFAZ para um file, porém o SAP GRC NFE utiliza-se de uma chamada de RFC síncrona (J_1B_NFE_XML_IN_TAB) que retorna somente alguns campos indicando o status do processamento da NFE (como código de autorização e protocolo, por exemplo) e o processo de salvar um file no XI é um processo assíncrono.

O que você precisa fazer é criar um BPM de ponte síncrona-assíncrona que salve o file e envie um retorno "dummy" para a chamada de função (J_1B_NFE_XML_IN_TAB), pois se a RFC não receber um retorno, o SAP GRC NFE interpretará como se tivesse ocorrido um erro ao retornar os dados para o sistema emissor de NFE (no seu caso o Microsoft ERP), fazendo com que a nota fique com o status incorreto nos monitores do SAP GRC NFE.

Para fazer isto, você precisará criar uma conexão do tipo TCP/IP no SAP NetWeaver e fazer com que a chamada da RFC J_1B_NFE_XML_IN_TAB seja direcionada para esta conexão (os manuais do SAP GRC NFE ensinam a fazer esta conexão, porém lá a conexão é do tipo 3 - ABAP, basta alterar o tipo de conexão e não se esquecer de que ao enviar os dados para o SAP GRC NFE - via função /XNFE/NFE_CREATE e outras o destino para retorno seja o da conexão TCP/IP que você criou). Desta forma, sempre que a função J_1B_NFE_XML_IN_TAB for chamada a ponte síncrona-assíncrona será executada, enviado os dados para o Microsoft ERP

At.

David

Edited by: David Pietroniro on Feb 26, 2009 1:18 PM

Former Member
0 Kudos

Boa tarde David / Henrique

Estou participando de um projeto Legado -> GRC.

Com a ajuda de vcs, consegui configurar tudo utilizando as RFCs informadas, porem, a unica RFC que nao consegui encontrar a RFC que realiza o retorno do SEFAZ (J_1B_NFE_XML_IN_TAB).

Voces poderiam me ajudar?

obrigado

henrique_pinto
Active Contributor
0 Kudos

Olá Thiago,

vc tem algum ERP SAP no landscape com o qual está ligando on GRC?

Pode importar essa estrutura p/ o PI a partir de lá.

Abs,

Henrique.

Former Member
0 Kudos

O senario aki e': legado nao sap -> GRC

Encotrei as funcoes: /XNFE/NFE_CREATE, /XNFE/NFE_CANCEL, /XNFE/NFE_SKIP.

porem nao encontrei a J_1B_NFE_XML_IN_TAB.

Abs

henrique_pinto
Active Contributor
0 Kudos

O unico ERP é nao SAP?

Henrique.

Former Member
0 Kudos

Sim, apenas o Navision

henrique_pinto
Active Contributor
0 Kudos

Thiago,

vc poderia me mandar um email explicando o caso?

Vc consegue pegar o email em meu business card.

Vou analisar o caso com o time de Desenvolvimento.

Att.

Henrique.

Former Member
0 Kudos

tudo bem vou encaminhar um email.

obrigado

henrique_pinto
Active Contributor
0 Kudos

Caros,

depois de um certo tempo, temos uma solucao standard.

De fato, o retorno dos status p/ ERPs nao-SAP necessitava a definicao da funcao J_1B_NFE_XML_IN_TAB, que nao existia no NFE, o que criava uma dependencia com o ERP SAP (vc tinha q exportar a definicao de lá de alguma maneira).

Agora, a nota 1326691 traz algumas modificacoes que permitem q vc chame funcoes no namespace /XNFE/ para esse retorno. No total, 4 funcoes foram criadas:

- /XNFE/XML_IN_TAB

- /XNFE/NUMGAP_STATUS_RFC

- /XNFE/MS_REQUESTS_DATA

- /XNFE/SET_STATUS_IN_BACKEND

Ainda, foi criada uma nova BAdI (/XNFE/ES_RFC_EXTERN) que vc pode utilizar para escolher qual grupo de funcoes vai ser executado (J_1B, para ERP SAP, ou /XNFE/, para ERP nao-SAP).

Dessa maneira, vc pode importar as funcoes /XNFE/ de retorno no XI e implementar a BAdI para decidir quando chamar essas funcoes em vez das J_1B. No caso de se ter apenas ERP nao-SAP, vai ser sempre; a implementacao da badi fica bem simples, soh setar a variavel CV_RFC_EXT = 'X' em todos os casos. Quando tiver ERPs SAP e nao-SAP, vc pode utilizar o parametro IV_LOGSYS para decidir se seta a variavel ou nao (ou seja, para cada sistema, ou Log Sys, vc diz se eh SAP ou nao-SAP, atraves da BAdI).

Att.

Henrique.

Former Member
0 Kudos

Henrique, boa tarde.

Então, como não existia nenhuma solução Standard para o nosso problema, acabamos criando uma solução paleativa pois tinhamos um prazo legal para implantação da NFe e abrimos o chamando junto a SAP. Recebemos a resposta através da nota e agora iremos aplica-la. Quero agradecer a ajuda prestada.

Abcs.

Claudio H.N.Uehara

Former Member
0 Kudos

Boa Tarde,

Apliquei diversas notas para a correção do problema do saldo de intervalo de numeração, mas a função: /XNFE/NFE_SKIP não foi criada, teria alguma nota especifica para a criação da mesma?

Grata

Karina

former_member182114
Active Contributor
0 Kudos

Thiago / Karina,

Por favor cria uma thread sua contendo a explicação do que você está tentando fazer, seu ERP, sua mensageria.

Evite postar um problema seu como continuidade de outro problema, é comum ter origem diferente e soluções também.

A propósito, conforme você já olhou nas threads que tipo de problema você está enfrentando.

Atenciosamente, Fernando Da Ró

Former Member
0 Kudos

Fernando

O problema que estou enfrentando é referente ao saldo de numeração da NFe.

Rodei o porgrama : J_1BNFECHECKNUMBERRANGES e verifiquei as notas que saltaram através da tabela: J_1BNFENUMGAP.

Agora tenho que enviar essas NF's para a SEFAZ, inutilizando-as. Mas no meu caso, tenho um programa Z que envia as NFe, portanto terei que ajustar esse programa, para ler a tabela J_1BNFENUMGAP, e enviar as notas que constam nela.

Essas NF's não precisam estar criadas no SAP, né. O Envio das mesmas é somente eletrônico?

Estou com dúvida também em relação de como será o procedimento de escrituração dessas NF's, pois as mesmas não estão criadas no SAP. Como vou registra-las no livro fiscal?

Grata

Karina