cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 

Cancelamento não permitido pelo ERP

Former Member
0 Kudos

Pessoal,

Estou com um ponto de atenção e gostaria de saber se já passaram por isso e se é um problema técnico ou uma regra funcional.

Enviamos uma nota, com a validação do GRC Ativada, a nota foi rejeitada. O GRC retornou o u201CV - MS Received: Internal Validation Erroru201D para o ERP.

Na tentativa do funcional de cancelar a nota o ERP diz não ser possível, a grosso modo, u201CNão obteve retorno de statusu201D.

Segue nos links abaixo os screenshots da

http://img134.imageshack.us/img134/4983/cancelation1rm2.jpg

http://img132.imageshack.us/img132/8660/cancelation2ma0.jpg

http://img149.imageshack.us/img149/1671/cancelation3rb1.jpg

Obrigado Pessoal

Arruda

Accepted Solutions (0)

Answers (1)

Answers (1)

Former Member
0 Kudos

Fala Arruda,

Se você verificar o status de comunicação (J_1BNFE_ACTIVE-SCSSTA) da nota, ele está como enviada e pelos prints o que pude observar é que o status do documento (J_1BNFE_ACTIVE-DOCSTA) não está com nenhum retorno (autorizada ou rejeitada).

Para que a nota seja cancelada ou inutilizada o status do documento deve estar como autorizada ou então rejeitada.

Ao realizar o cancelamento ou a inutilização de uma nota o standard verifica os campos status de comunicação e status do documento, ou seja, se o campo status do documento não constar como rejeitada, ele não permite o cancelamento/inutilização da nota.

De forma resumida:

J_1BNFE_ACTIVE-SCSSTA = '1' e J_1BNFE_ACTIVE-DOCSTA = '1' => NFE AUTORIZADA

J_1BNFE_ACTIVE-SCSSTA = '0' e J_1BNFE_ACTIVE-DOCSTA = '2' => NFE REJEITADA

At.

Former Member
0 Kudos

Grande David,

Obrigado meu caro.

J_1BNFE_ACTIVE-SCSSTA = '1' e J_1BNFE_ACTIVE-DOCSTA = '1' => NFE AUTORIZADA

J_1BNFE_ACTIVE-SCSSTA = '0' e J_1BNFE_ACTIVE-DOCSTA = '2' => NFE REJEITADA

Esses campos nos dá o status de autorizada ou rejeitada, mas o processo de validação do GRC, antes de enviar para SEFAZ, não preenche esses campos. E no ERP, não é possivel inutilizar, já que para cancelar é necessário que ela esteja autorizada.

Depois da validação pelo GRC, mesmo com o retorno do "V" não é possível inutilizar.

Só para constar no nosso caso a validação do GRC pegou uma falha no PIS/COFINS

http://img132.imageshack.us/img132/6987/logvq2.jpg

Nesse caso, o que pode ser feito?

Abraços meu caro

Arruda

henrique_pinto
Active Contributor
0 Kudos

Arruda,

a partir do SP5, quando foi introduzido o novo modelo de comunicação entre o ERP e o NFE, o tratamento de rejeição interna passou a ser diferenciado; foi liberada também a funcionalidade de reenvio de NF-es rejeitadas internamente. Assim, entendia-se que notas rejeitadas pelo validador deveriam ser corrigidas e reenviadas. Contudo, há casos (como o seu!) em que a nota nao pode ser corrigida. Se for Master Data, ótimo, é só ir lá, atualizar e dar Resend na NF-e; agora, se for algum campo relacionado a algum valor/imposto da Nota Fiscal (que vai na J_1BNFDOC ou LIN etc.), como no seu caso, que está faltando o Tax Situation, ou CST, do COFINS, daí não tem jeito, tem que cancelar e criar outra.

Infelizmente, na época, a solução standard (dos 2 lados, ERP e GRC) não incorporou a funcionalidade de inutilizar uma nota rejeitada pelo validador, pois eles nao consideraram essa necessidade de inutilizar rejeicoes internas. O comportamento, erroneamente, continuou a ser o que o David descreveu (o ERP só deixava cancelar/inutilizar notas com docstat = 1/2 e o GRC parou de passar esse valor).

Agora, já está em desenvolvimento na Alemanha essa funcionalidade de inutilizacao de notas com erro de validacao interno. Nao vai haver mais docstat = 2 para rejeicoes internas, o q vai acontecer é que o ERP vai deixar pedir inutilizacao para notas com V, e o GRC vai passar a aceitar esses pedidos. Aconselho abrir um chamado para acompanhar a liberação dessa funcionalidade.

Quanto à sua rejeicao, verifique na tela de criacao da Nota Fiscal no R/3, se o Tax Situation de COFINS está preenchido (na tela de impostos). Dependendo da configuracao, se o cliente nao implementou MP135, pode ser necessario desenvolver via BAdI. Mas acredito que nao, pois o PIS parece estar indo normalmente.

Att.

Henrique.