cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 

Boletos from Brazil

Former Member
0 Kudos

Hello

We are customized a Brasil company from portugal

Know we are in FI-AP module.

I have a problem,when i fill an invoice in fb01 ou fb50 and need to fill a field called" numeric bar code".This filed is for "BOLETOS".

In my invoice i need to fill the code of BOLETOS in field "numeric bar code"

Is anyone know where i can find this field?

Thanks,

João Simões

Accepted Solutions (1)

Accepted Solutions (1)

I012918
Advisor
Advisor
0 Kudos

Dear João,

You can use the field "BANK REFER." to fill the numeric barcode with 47 positions. This field is only available by transactions FB02/FB03.

You can´t to see this field in transactions FB01 and FB50/FB60.

Regards,

Paulo

Former Member
0 Kudos

Olá Paulo

A tua ajuda foi preciosa,pois não estava a ver como podia reflectir o boleto na introdução de dados na factura.

Vou testar.

Obrigado

João Simões

Former Member
0 Kudos

Olá Paulo

Relativamente à introdução do código do boleto na introdução da factura no sistema,gostaria de saber se existe mesmo o campo BOLETO,pelo que vejo não me parece,mas como não sei muito da configuração para o Brasil,gostava de saber essa informação se fosse possível.

Gostava também de saber se utilizam a transacção FB01 para esse processo,quando tem de introduzir o boleto na factura?

Segundo a dica que me deste quando tento activar o campo "Refer.Banco" este não me aparece quando tento aceder à transacção FB02 para modificar o documento.

No entanto fui analisar melhor e encontrei outro campo "Código de Barras" que tem 47 caracteres que penso tem as dimensões suficientes para o boleto.O problema é que este campo activando-o mesmo na transacção O7V1,indicando a transacção FB02 ou FB09 não me aparece.

Obrigado pela ajuda

João Simões

I012918
Advisor
Advisor
0 Kudos

João,

Não existe o campo "BOLETO". O campo que utilizamos para informar o código de barra "BANK REFER."

Você pode utilizar a transação FB01 para criar a fatura, porém o campo "BANK REFER" "RF05L-BRCDE", somente é visivel nas transações FB02/03. Ele não fica disponível na criação da fatura. Se este campo não está disponível, verifique no "field status group" transação OBC4 e modifique o status do campo.

Este campo "código de barras" não é utilizado para Brasil.

Qualquer dúvida, nos comunique..

Paulo Evaristo

I012918
Advisor
Advisor
0 Kudos

João,

Não existe o campo "BOLETO". O campo que utilizamos para informar o código de barra "BANK REFER."

Você pode utilizar a transação FB01 para criar a fatura, porém o campo "BANK REFER" "RF05L-BRCDE", somente é visivel nas transações FB02/03. Ele não fica disponível na criação da fatura. Se este campo não está disponível, verifique no "field status group" transação OBC4 e modifique o status do campo.

Este campo "código de barras" não é utilizado para Brasil.

Qualquer dúvida, nos comunique..

Paulo Evaristo

Former Member
0 Kudos

Olá Paulo

Que fantástica ajuda!!!

Muito obrigado pelos teus esclarecimentos.

Andamos aqui à volta com as configurações do Brasil

Vou analisar esse campo "Banco Refer".

Mais uma vez muito agradecido.

João Simões

I012918
Advisor
Advisor
0 Kudos

João,

Somente mais uma informação referente ao código de barra. Se você for utilizar uma caneta para leitura do código de barra, note que essa informação tem 44 posições e o campo "bank.refer" são 47 posições. Os 03 digitos que estão faltando são os digitos verificadores.

Se você verificar na representação numérica, são 47 posições.

No caso do leitor optico você precisa desenvolver um programa Z* para converter esses numeros em 47 posições para depois "alimentar" o campo "bank.refer.". Se vc for "alimentar" o campo manualmente, então não é necessario fazer nenhuma interface para este campo.

Obrigado,

Paulo Evaristo.

Former Member
0 Kudos

Olá Paulo

A opção que vamos mesmo usar vai ser a manual.

Já tinhamos visto a situação da caneta para leitura do código de barras,mas vai-se optar pela leitura manual.

Sem querer estar a ser incómodo e sem querer abusar da sua boa vontade,só tenho aqui mais 2 dúvidas que penso são de fácil resposta para vocês,mas que para nós aqui em Portugal nos causam algumas dúvidas.

1 - Nos lançamentos que têm de ser classificados com o código do banco do Brasil, qual é o campo que estão a utilizar para colocar esta informação?

2 - Nós vamos utilizar o layout de transferência para o Banco Safra, podemos utilizar o programa de meio de pagamento RFFOM100 ou existe algum mais adequado?

Obrigado e espero não voltar a incomodar nos próximos tempos.

João Simões

I012918
Advisor
Advisor
0 Kudos

João,

Respondendo as questões:

1 - Se eu entendi direito, para a classificação do banco, de onde sairá o pagamento, é utilizado o campo BSEG-HBKID + a informação que está na variante de impressão do programa RFFOBR_U.

2 - O programa RFFOM100 não é suportado para localização do Brasil. Para gerar os leiautes para Bradesco, Itau e Febraban deve-se utilizar o programa RFFOBR_U para contas pagar/fornecedores e configurar para o Banco Safra, q utiliza o padrão Febraban, ou para outro(s) banco(s).

Para o contas a receber/clientes RFFOBR_A e RFFOBR_D.

Att,

Paulo

Former Member
0 Kudos

Olá Paulo

Bem,mais uma vez,uau que ajuda nos estás a dar!!!

Relativamente ao ponto 2 da minha questão,ficámos esclarecidos com os programas que temos de usar para os pagamentos e recebimentos de clientes e fornecedores.

Quanto ao ponto 1,provavelmente nós não fomos muitos esclarecedores,aqui fica muito mais en concreto aquilo que queremos.Penso que assim a resposta será imediata.

No ponto 1, a questão tinha a ver com os códigos que o Banco do Brasil utiliza para classificar os movimentos de despesa e receita. Quando se contabiliza uma partida de despesa pode-se, por exemplo, utilizar o código 508 (outras despesas) ou no caso de receita o código 200 (Reapresentação de Cheque sem fundos). Estes dados são depois reportados periodicamente ao Banco Central do Brasil. Nós para Portugal utilizamos o campo BSEG-LZBKZ, mas só se preenche este campo quando são movimentos com o estrangeiro, no caso do Brasil, classificam-se os movimentos nacionais. A dúvida é saber qual o campo onde podemos colocar esta classificação, existe algum campo especifico ou temos de adaptar algum

Mais uma vez,um agradecimento especial

joao simoes

I012918
Advisor
Advisor
0 Kudos

João,

Obrigado pelo retorno. Para o ponto 1 eu ainda estou em dúvida, porque na localização brasileira nós não reportamos periodicamente nenhum código para o Banco Central do Brasil. Os códigos de despesas são utilizados apenas no extrato eletrônico, segmento "E" do Banco Do Brasil. Este extrato eletrônico é um arquivo eletrônico no formato TXT com histórico das informações financeira do dia "débito/credito e saldo parcial/final.

Por favor, você poderia confirmar que tipo de processo é este que você precisa informar ao BACEN "Banco Central do Brasil".

Obrigado,

Paulo Evaristo

Former Member
0 Kudos

Olá Paulo

Peço desculpa por só agora estar a tentar responder à tua questão,relativa a este assunto,pois ainda estou à espera de uma resposta dos nossos colegas no Brasil.

"Obrigado pelo retorno. Para o ponto 1 eu ainda estou em dúvida, porque na localização brasileira nós não reportamos periodicamente nenhum código para o Banco Central do Brasil..."

O que se passa é que somos uma empresa portuguesa a operar no Brasil.E aí no Brasil indicaram-nos que tem esse processo,o de preencher esses códigos de movimentos de Banco de despesa e receita para relatar a informação para o BACEN.

Será que essa informação é de preenchimentos apenas para empresas estrangeiras ou para algum tipo de sector de actividade?

Exemplo do layou que enviam para o BACEN:

Delegação Brasil Contabilidade

CGC(MF) 33.136.896/0001-90 Banco Central Brasil-501

Insc.Municipal:00156752 (onde está 501 - campo

BC)

Conta Centro Lucr GL Seq Doc Dt Lanç Valor DC

xxxxxx xxxxxxxx xxxx xxxx xxxx xxxxxxx xxxxx

CD Desc1 BC

xxxx xxxxx é este campo que tem os códigos que nós

precisamos introduzir em SAP e não

sabemos qual:

eX: 501,502,503,506,508,etc

Caso não tenha mesmo sido esclarecedor vou ter mesmo de esperar mais uns dias para eles nos informarem concretamente do que é.

Sem querer abusar da sua bondade pode-nos só confirmar 2 situações mais:

1 - Se o programa de impressão de cheques que usam aí no Brasil é o RFFOUS_C?

2 - Se existe no Brasil algum ficheiro com a indicação de todas as agências e bancos criados no Brasil?

Por exemplo,em Portugal se falarmos com o Banco Portugal ( equivalente ao BACEN) eles enviam-nos um ficheiro com todos os bancos e agências existentes em Portugal.

Muito obrigado desde já por tudo,mesmo.

João Simões

I012918
Advisor
Advisor
0 Kudos

Ola João,

Sem problemas quanto a demora....

Com referência ao problema com o BACEN, sinceramente não conheço este tipo de processo, pois via programas standard nós não temos disponível essa informação para enviar ao BACEN. Por favor, assim que receber informação do seu pessoal aqui do Brasil me informe ou mande contato deles que converso com eles.

Com relação as questões:

1 - Sim, o program utilizado para cheques aqui no Brasil é RFFOUS_C.

2 - Sim existe. O BACEN disponibiliza ou vende, não sei ao certo, este tipo de arquivo com as informações de todos os bancos. Nós não temos contato de como conseguir este tipo de arquivo.

Qualquer dúvida nos comunique,

Att,

Paulo

Former Member
0 Kudos

Olá Paulo

Obrigado pela resposta.

Relativamente ao processo para o BACEN,pode-me indicar se eu lhe posso enviar o layout do que nós temos para algum mail para que possa ver o que estou a falar?

Como são dados reais da empresa gostaria de ter algum cuidado.

A empresa de que lhe falo pertence ao ramo do transporte aéreo português,penso que não é dificil descobrir qual é :-).

O que se passa é que a empresa não paga imposto no Brasil é solidária com o Estado e tem de controlar os impostos que são registados pelos fornecedores.

Obrigado,

João Simões

I012918
Advisor
Advisor
0 Kudos

Ola João,

Sim claro, por favor, você pode enviar via email que estarei analisando o leiaute. Eu vou mandar meu endereço para o seu email cadastrado.

Obrigado,

Paulo

Former Member
0 Kudos

I didnt understand the portugese. Can someone describe a PO based process on how payments are made for Vendor issued Boletos

1. Here we have a PO created in FI, GR and IR is done which now creates a FI payable.

2. Go to Tcode FB02 and enter the Bankref field with the Boleto number

3. Pay invoice

I have a problem. Is it possible to automatically block payment when invoice is created in SAP?

Former Member
0 Kudos

Olá Paulo,

Você postou essa mensagem em 2007, não disponibilizaram uma nota,path ou qualquer outro campo para ler o boleto ?

Estou sofrendo com vários retornos de arquivos dos bancos rejeitando meus boletos.

Você pode me ajudar ?

Sei que não abri um novo topico é que queria mandar a mensagem direto para você.

Obrigado.

Former Member
0 Kudos

Paulo por favor me de um help ,

No meu caso estou usando a leitora de código de barras, mas o SAP esta consistindo "Grupo(s) dos nºs código de barras 1 e 3 errado(s) - Nº mensagem 8B799".

No boleto há 47 posições, quando informo FB02 (leitora) são lidas somente 44 posições e o SAP da erro.

Você comentou sobre desenvolver um programa para converter para 47, você sabe me dizer se esse Z é desenvolvido através da badi: BOLETO_BARCODE_BR?

Obrigada

Soraia

Answers (4)

Answers (4)

pandu_bad
Participant
0 Kudos

This message was moderated.

João_FI_FIN-CS
Active Contributor
0 Kudos

Below it is the Best Pratices for the SCN.

Good Community Etiquette and Behavior

  1. Log in to fully participate, giving feedback to those who help you through likes, ratings and comments. Use your real identity to build your own personal brand.
  2. Be yourself. Provide as much information as you can in your profile. Please use a clear picture of yourself, to put your face with your name. Don't use logos or other graphical content that you copied from somewhere else.  Avoid the use of pseudo names.
  3. Search before you post. There are many answered questions and helpful postings already in SCN. Before posting a new question, please search SCN to see if it’s already been asked / answered. That’s the fastest way to get your information.
  4. Avoid slang. There are many languages and cultures represented in the community. The primary language of most spaces is English. Non-English content should be posted in the appropriate language-specific space (see theSite Index) or posted in the original language with translation to English included. Please avoid slang and SMS Text Speak.
João_FI_FIN-CS
Active Contributor
0 Kudos

Hi People,

Let's discuss in english because other people will be able to understand this issue.

Thank you.

JPA

Former Member
0 Kudos

Boa noite,

Muito interessante a discussão de vocês porém, tenho uma dúvida, gostaria que esse programa RFFOBR_D para enviar email com o boleto, é possivel?

Obrigado!